O que é
Este conhecimento, é um dicionário dos termos e nomenclaturas utilizadas no sistema Pacto.
Termos e nomenclaturas
Adquirente: são empresas como a Stone, a Cielo e a Rede, e seu papel é liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito e débito.
Anamnese: é um questionário que possibilita o avaliador conhecer um pouco do histórico de saúde do aluno, possíveis lesões que este possa ter sofrido e objetivos a serem atingidos.
Arquivo PFX: arquivos com funcionalidades de segurança encriptados embutidos nele. É solicitado este tipo de formato em documentos como: certificado de emissão de notas.
Autorização de Cobrança: termo utilizado para determinar cadastro de cartão de crédito, débito em conta ou boleto no perfil do cliente.
Banco Normal: é quando a empresa possuí somente uma unidade e essa unidade possuí somente uma chave/banco de acesso.
Banco Multiempresas: é quando a empresa possuí mais de uma unidade, e essas unidades possuem a mesma chave/banco de acesso.
Bônus: termo utilizado para determinar adesão de dias (sem custo) ao contrato de um cliente.
Business Intelligence: conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na transformação de dados brutos em informações úteis, coletando, organizando, analisando, monitorando e avaliando dados para tomar decisões melhores.
BV: abreviação do termo Boletim de Visita, consiste em questionário parametrizado com perguntas específicas para a adesão de cliente, ou possível cliente.
CAC: Custo de aquisição de clientes é uma métrica tanto financeira como da área de marketing e vendas que aponta o gasto médio de todos os seus esforços para adquirir um cliente.
Cardex: ferramenta utilizada para monitoramento do estoque, validando todas as saídas de produto e entradas, permitindo obter dados para tomada de decisões de reposição do estoque.
Carência de Renovação: período após o vencimento do contrato de um cliente, em que este está passivo a renovar o contrato anterior.
Churn Rate: é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes.
Clube de Vantagens: nome dado ao recurso que te permite criar várias estratégias de fidelização de clientes nas academias. A lógica dessa estratégia consiste em oferecer produtos, serviços e descontos em troca de pontos que os clientes acumulam ao fazer determinadas ações junto ao seu estabelecimento.
Coletor: equipamento conectado com o sistema que gerencia o acesso.
Concentrador: nome do computador que está instalado o programa Zillion Acesso Web.
Concomitante: termo utilizado para ação em que o sistema permite mais de um contrato vigente para o cliente ao mesmo tempo.
Conta Corrente: sistema de crédito interno, onde é possível lançar valores de crédito ou débito para o cliente.
Convênio de Desconto: termo utilizado para descrever um contrato de desconto que é cadastrado no sistema para aplicar ao plano de alguns clientes.
CRM: sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
D.R.E.: sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Dashboard: um painel personalizado, que apresenta de maneira centralizada um conjunto de informações, que podem ser tanto da área de TI, como de gestão empresarial.
DCC: Débito no Cartão de Crédito (DCC), é uma forma de pagamento em que as mensalidades são descontadas todo mês no cartão, sem comprometer o limite de crédito inteiro.
Por exemplo: se o plano anual de sua empresa custar R$ 1.200, o aluno só vai precisar de R$ 100 para o pagamento, pois a cobrança é feita mensalmente sem consumir o resto do saldo.
DCO: Débito em Conta, é um convênio de cobrança destinado para cobranças direto no banco do cliente, debitando o valor da parcela do seu saldo na conta corrente do banco. Para utilizar este recurso é necessário que a empresa e o cliente possuam contas no mesmo banco.
Demonstrativo Financeiro: é um relatório que permite comparar todas as entradas e saídas da empresa, com a especificação por Plano de Contas ou Centro de Custos.
EDI: é a sigla Eletronic Data Interchange, em uma tradução literal significa Troca Eletrônica de Dados. Oferecendo a empresas B2B uma comunicação eletrônica, realizando o tráfego de arquivos bancários entre empresas, clientes, bancos e fornecedores.
Engrenagem: termo utilizado para indicar ferramenta que contém várias configurações do módulo que está logado.
Estorno: termo destinado a ação de desfazer uma operação. Exemplo: quitou uma parcela em aberto, e depois desfez (estornou) a operação.
Fase: dentro do sistema Pacto, no módulo CRM, as fases são as etapas, os processos existentes nos fluxos de vendas e fidelização, é a partir dela que todos os contatos são programados e distribuídos.
Faturamento Recebido: termo utilizado para relatórios e tipos de consulta que indicam todo o valor referente ao recebimento de parcelas, ou contas (independente se este valor está compensado ou não).
Faturamento: termo utilizado para categorizar um relatório ou tipo de consulta que apresenta o valor total da venda.
Fluxo de Caixa: é uma ferramenta de gestão financeira que projeta todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado, no qual as informações de entradas e saídas são obtidas do módulo Adm e Financeiro.
Formas de Pagamento: opções de pagamento, cadastradas no sistema, disponibilizadas para os clientes da empresa ao quitar uma parcela. Exemplos de Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito, Pix, Cheque, entre outros.
Freepass: conhecido como Passe Livre, é um recurso utilizado para permitir acesso de visitantes e ex-alunos de forma gratuita.
Game Of Results: ferramenta que comporta principais indicadores do sistema Pacto, e as suas informações são atualizadas com uma extensa base de dados (indicadores da região e indicadores de mercado) para que cada academia consiga simular o futuro de maneira inteligente e facilitada.
Gateway: funciona como uma espécie de portal, ou seja, age como uma espécie de “fio condutor” da conexão do dispositivo com a internet.
Geolocalização: ferramenta que mapeia a localização dos clientes, visitantes e ex-alunos da empresa, indicando quantos moram próximo a empresa e quantos moram longe, proporcionando ao gestor uma visão clara dos seus clientes para efetuar tomadas de decisões.
Gestão de Remessa: ferramenta que gerencia o envio e retorno de cobranças EDI.
Gestão de Transação: ferramenta que gerencia o envio e retorno das cobranças online (com retorno imediato).
Grupo de Risco: termo utilizado em BIs e relatórios para indicar os clientes ativos que estão com risco de abandonar a empresa (cancelar o contrato ou desistir do serviço).
Homologado: termo utilizado para determinar as catracas que já possuem um protocolo definido de comunicação com o sistema Pacto.
IGPM: é um indicador de preços auferido mensalmente usado para medir a inflação (aumento de preços) e é composto pela ponderação de 3 outros índices: IPA 60%, IPC 30% e INCC 10%. Ele é calculado por uma instituição privada: a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No sistema Pacto, cadastra o IGPM através da ferramenta Índice Financeiro.
Integração de Acesso: ferramenta responsável por integrar o acesso (liberar o acesso) dos clientes de empresas diferentes de acordo com seu tipo de contrato. Exemplo: cliente João Carlos contratou um plano na Empresa 1, mas tem acesso as Empresa 1 e 2 porque as empresas possuem integração de acesso e o plano contratado permite esta ação.
Json: é um modelo para armazenamento e transmissão de informações no formato texto, utilizado no sistema Pacto para envio de e-mails.
Leads: são os contatos capturados, através do site da empresa, a partir das ações de marketing. Estes contatos são registrados no sistema Pacto através da Fase Leads no Meta Diária.
Local de Acesso: ferramenta utilizada para registrar e configurar a comunicação no sistema Pacto com todas as catracas utilizadas na empresa.
LTV: sigla para Life Time Value, em uma tradução direta Valor do Tempo de Vida. É uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela, durante todo o consumo do seu serviço.
Manutenção de Modalidade: ferramenta utilizada quando um cliente ativo opta por incluir, alterar ou retirar uma ou mais modalidades de seu contrato, sem realizar o cancelamento do contrato.
Meta Diária: dentro do sistema Pacto, é o conjunto de Fases que norteiam a realização de contatos diários com os clientes, visitantes e potenciais clientes da empresa.
Operações Coletivas: termo utilizado para determinar afastamento de vários contratos por meio de uma única operação.
Operadora de Cartão: no sistema Pacto, este termo é utilizado na ferramenta responsável pelo cadastro de Bandeiras de Cartão, que podem ser utilizadas para uma determinada Adquirente apenas ou não, como: Mastercard, Visa, Elo, entre outros.
Pacote: no sistema Pacto, é uma ferramenta que unifica um conjunto de modalidades.
Paralisação: termo utilizado para definir ferramenta responsável por registrar as paralisações (interrupção das atividades da empresa) decretadas pelo governo devido a Covid-19.
Plano de Contas: é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Pró-Rata: cálculo utilizado para determinar o valor proporcional entre a data da venda e a data de vencimento selecionada pelo cliente.
Exemplo: cliente contrata um plano no dia 20/09 e escolhe como data de vencimento padrão todo dia 01 de cada mês, desta forma, será calculado um valor proporcional do dia 20/09 ao dia 01/10.
Redes: é quando uma Matriz possui diversas unidades que fazem parte da rede de sua empresa (com benefícios parecidos ao Multiempresa), e essas unidades podem ter ou não, a mesma chave/banco de acesso, porém estão cadastradas no sistema Pacto como Rede.
Rateio Integração: ferramenta utilizada para nortear para qual Plano de Conta ou Centro de Custo os valores das vendas de produtos e serviços devem ser alocados.
Recebíveis: termo utilizado para classificar valores recebidos (quitados) na ferramenta Caixa em aberto.
Receptivo: ou Contato Receptivo, é o termo utilizado para definir cliente em potencial que entram em contato com a empresa para saber informações de serviços
Recorrência: é uma forma de pagamento em que as mensalidades são descontadas todo mês no cartão, sem comprometer o limite de crédito inteiro.
Por exemplo: se o plano anual de sua empresa custar R$ 1.200, o aluno só vai precisar de R$ 100 para o pagamento, pois a cobrança é feita mensalmente sem consumir o resto do saldo.
Situações: no cadastro do cliente o termo Situação é utilizado para determinar o status (Visitante, Ativo Normal, Desistente…) do cliente na empresa.
Ticket Médio: no sistema Pacto, o Ticket Médio é o valor que em média a empresa recebe de cada cliente de forma mensal.
Tipo de Colaborador: dado requisitado no cadastro do colaborador, que determina as funções que esta pessoa exerce na empresa.
Trancamento: é um produto que permite um cliente ativo ficar um período afastado da empresa, sem perder os dias do seu contrato.
Treino Web: nome do módulo Treino, responsável pelo lançamento de programa de treino para os clientes.
Usuário Comum: este termo é utilizado para distinguir os colaboradores da empresa que possuem cadastro de usuário no sistema, dos usuários Pacto.
Validação de Acesso: ferramenta utilizada por empresas com mais de uma unidade no mesmo banco de dados. O objetivos deste recurso é permitir que alunos de uma unidade possam acessar outra unidade sem limitação.
Venda Avulsa: ferramenta que permite realizar venda de produtos ou serviços à cliente, colaborador ou consumidor, que não seja diretamente ligada a academia de forma rápida e eficiente.
XML: é o formato padrão de notas fiscais eletrônicas, mais conhecidas como NF-e.