O que é
A forma de pagamento é um cadastro fundamental pois nele que se define as formas que o aluno poderá pagar os planos e produtos. Dentre as formas mais comuns temos Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Cheque, Boleto e PIX.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “4.06 – Formas de pagamento” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Formas de Pagamento”;
2. Clique no botão “Cadastrar novo”;
3. O sistema apresenta os campos para configurar a nova forma de pagamento;
- Descrição: nome que apresenta no caixa em aberto para receber;
- Tipo Forma de pagamento: escolha a forma desse pagamento;
- Convênio: caso queira vincular essa forma de pagamento a um convênio;
- Gerar pontos parceiro fidelidade: marque a opção apenas se sua empresa tem convênio com o dotz para gerar os pontos;
- Default DCO: padrão para cobranças em DCO;
- Ativo: esta opção tem que estar marcada para ser apresentada no caixa em aberto;
- Usar somente no financeiro: marque essa opção se essa forma de pagamento só poderá ser utilizada nas operações do módulo financeiro;
- Compensação apenas em dias úteis: marque essa opção para que, no financeiro, seja considerado pagamentos compensados somente em dias úteis;
- Cor: cor do gráfico no gestão de recebíveis no módulo financeiro.
3.1. Em “Configurações de empresas“, selecione a empresa e a conta que será destinada essa forma de pagamento (não é necessário configurar essa informação);
3.2. Em “Configurações de perfis“, selecione os perfis, caso queira controlar por perfil, que poderão utilizar essa forma de pagamento.
4. Por fim, clique em “Gravar“.
Saiba mais
Para saber como cadastrar taxa para cartão de débito, clique aqui.
Para saber como cadastrar taxa para cartão de crédito e cartão recorrente, clique aqui.