Índice

    O que é

    O BI Ticket Médio de Planos é um relatório em que o gestor terá a possibilidade de visualizar os esforços da empresa em relação às vendas e identificar os respectivos rendimentos.

    Esse indicador permite comparar a eficiência dos consultores de venda em relação aos valores de vendas, não apenas em volume/quantidade de produtos ou serviços. Analisando esse relatório, o gestor conseguirá identificar a média de valor que cada aluno está rendendo para a empresa e se necessário, poderá criar estratégias para aumentar o Ticket Médio, já que esta é uma das formas mais eficientes e baratas de crescer o valor das vendas.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.43 – Visualizar Business Intelligence” e “6.21 – Visualizar BI Ticket Médio” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como acessar

    1. No menu no módulo ADM clique em “BI Administrativo”;

    2. Após carregar a tela, localize o BI “Ticket Médio de Planos“;

    2.1. O relatório baseia-se no mês selecionado no ícone de calendário do BI.

    2.2. Na parte superior do BI você perceberá o ícone , que possui as seguintes opções de Filtro;

    • Considerar dependentes como pagantes: caso trabalhe com planos que incluem dependentes, terá a opção de considerar os dependentes como pagantes. Isso permite que eles também sejam incluídos no cálculo do ticket médio.
      Atenção:
      essa opção só será apresentada para clientes que tenham ativada a configuração que permite o compartilhamento de planos do tipo recorrência.
    • Incluir produtos na competência: selecione esta opção caso você queira incluir produtos no valor de competência. Se não selecionar, será considerado apenas valores de planos;
    • Incluir bolsas no cálculo: selecione esta opção caso você queira considerar, no BI, os clientes com plano bolsa;
    • Ativos: aqui você irá escolher se quer os dados em MÉDIA DO MÊS ou QUANTIDADE;
    • Fonte receita/despesa: selecione se o sistema deve consultar a receita e a despesa do relatório DEMONSTRATIVO FINANCEIRO ou do D.R.E FINANCEIRO.

    3. Depois de personalizar seus filtros, clique no botão “Atualizar“.

    Lembrando que se os alunos bolsistas forem inclusos no cálculo, existirá a possibilidade de mudanças nos resultados.

    Para entender como o relatório trabalha, apresentaremos os cálculos que o sistema faz para apresentar o valor das médias em cada.

    Primeiramente, é necessário ter a Média Da Quantidade De Clientes Na Empresa e para saber essa média é utilizado o seguinte cálculo (os dados utilizados para os cálculos são baseados no Bi – Movimentação De Contratos):

    Logo em seguida, o relatório apresenta a Média De Pagantes. Nesse cálculo, o sistema desconsiderará os alunos bolsistas, se nos filtros não seja informado para considerar. Caso queira que os bolsistas entrem no cálculo o sistema irá desconsiderar este média:

    O BI apresentará o Ticket Médio baseado em duas formas de análise de relatórios (Competência, Receita), para que tenha maior abrangência de informações e assim identifique a melhor estratégia para aumentar o valor das vendas.

    O cálculo do Ticket Médio para a Competência é baseado no Relatório Competência Mensal.

    Segue a base de cálculo para a média.

    O cálculo do Ticket Médio para a Receita é baseado no relatório Demonstrativo Financeiro, consultando por Receita/Despesa ou pelo relatório D.R.E Financeiro, consultando por Receita/Despesa. Segue a base de cálculo para a média:

    Observação: quando existir planos bolsas no mês, para que o cálculo fique de acordo com o apresentado acima, é necessário que seja incluído o filtro incluir clientes de bolsa, no Ticket Médio. Caso isso não ocorra, o cálculo da competência mensal por plano levará em consideração a média de pagantes e não a média de alunos ativos + vencidos.

    Por último, o sistema apresentará o Ticket Médio Das Despesas, a qual se baseará nas despesas quitadas no mês referente. O relatório para base no Financeiro, é o Demonstrativo Financeiro consultando por Receita/Despesa ou pelo relatório D.R.E Financeiro, consultando por Receita/Despesa.
    Segue a base de cálculo para a média:

    Exemplo prático

    Na prática, este BI será usado quando:

    Exemplo 1: após analisar os dados percebeu-se que o ticket médio de despesa por aluno está maior do que a média da receita, deve ser verificado o motivo das vendas estarem muito baixas e tomar as ações necessárias.

    Exemplo 2: caso perceba que a quantidade de alunos na empresa está superior ao suportado pela estrutura física, é possível tomar medidas baseadas nas médias e diminuir a quantidade de alunos, sem que perca o atual ticket médio.

    Saiba mais

    Para saber sobre o BI Verificação de Clientes, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Grupo de Risco, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Inadimplência, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Índice Renovação Mês, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Movimentação de contratos, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Cobranças por Convênio, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Pendências de Clientes, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Controle de Operações de Exceções, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Conversão de Vendas, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Gestão de Acessos, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Metas Financeiras de Vendas, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Aulas experimentais, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Ciclo de vida do seu cliente, clique aqui.

    Para saber sobre o BI GymPass, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm
    Tags: BIBusiness IntelligenceTicket Médio de Planosticket médio
    Autor: Lais Lezcano

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: