Ainda não encontrou esse recurso no seu sistema?
Não se preocupe! Trabalhamos com a liberação gradual dos novos recursos. Logo logo ele estará disponível para você também!
O que é
O BI Índice de Renovação Mês do módulo ADM, tem como objetivo apresentar a quantidade de contratos dos alunos que estão na previsão de renovação, ou seja, que estão no mês do vencimento do contrato, e relaciona a quantidade e o percentual de contratos renovados e não renovados.
Através deste BI o gestor consegue realizar ações para melhor o resultado da empresa, tendo em vista que neste BI os indicadores apresentam o resultado do trabalho de retenção e inclusive de vendas.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.43 – Visualizar Business Intelligence” e “6.11 – Visualizar BI – Índice de Renovação” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Observação: outra permissão que pode ser útil na utilização deste recurso é: “9.91 – Relatório de Previsão de Renovação“.
Como fazer
1. No menu no módulo ADM clique em “BI Administrativo”;

2. Após carregar a tela, localize o BI “Índice Renovação Mês“;

2.1. Neste BI é possível visualizar a quantidade de contratos dos alunos que se encontram na previsão de renovação, e apresenta a porcentagem de contratos renovados e não renovados.
Observação: não entram nesta previsão planos cancelados, trancados e tipo bolsa.

Previsão do início ao fim do mês
- Previsão % dos ativos: será apresentada a quantidade de contratos dos alunos que estão dentro da previsão de renovação do período informado;
Dica: se o número estiver na cor verde (abaixo de 15%), significa que sua empresa possui um baixo número de contratos para renovar comparado com a quantidade de contratos ativos. Se estiver na cor vermelha indica que você pode ter uma grande perda de contratos ativos em um breve período de tempo. Para uma boa gestão a quantidade de alunos na PREVISÃO DE RENOVAÇÃO deve ser de no MÁXIMO 15% do TOTAL DE ALUNOS ATIVOS. - Renovados da Previsão: será apresentada a quantidade de contratos dos alunos que realizaram a renovação dentro da previsão;
- Não Renovados da Previsão: será apresentada a quantidade de contratos dos alunos que não renovaram dentro da previsão de renovação.
Renovados
- Do Mês: apresenta a quantidade de renovações realizadas dentro do mês da previsão de renovação;
- De Meses Passados: apresenta a quantidade de renovações atrasadas, de meses passados, que realizaram a renovação dentro deste mês;
- Da Previsão do Mês: apresenta todos os contratos de alunos dentro da previsão que realizaram a renovação dentro do previsto para o mês;
- De Meses Futuros: apresenta todos os contratos de alunos dentro de previsões futuras e que já renovaram o plano antecipadamente;
- Alunos com mais de um professor: apresenta todos os alunos que se encontram na carteira de mais de um professor, ou seja, que possuem mais de um vínculo de professor.
Dica: clicando sobre os números é possível visualizar os clientes que compõem o número.
Atenção: se você tiver a permissão “9.91 – Relatório de Previsão de Renovação” habilitada, ao clicar nos números, será direcionado para o relatório de previsão de renovação. Se você não tiver a permissão habilitada será apresentada apenas a lista dos clientes na tela.

3. Na parte superior do BI possui alguns filtros que permite alterar o resultado do índice de renovação.

3.1. No ícone
é possível atualizar as informações do BI;
3.2. No ícone
, o sistema apresenta uma série de filtros para afunilar a busca e obter um resultado especifico. Realize o filtro conforme desejar e clique em “Aplicar filtros“.

- Data: informe o período que deseja analisar os dados;
- Grupo de colaboradores: são apresentados todos os grupos de colaboradores existentes na empresa. Caso deseje filtrar as informações por um grupo em especifico, selecione na listagem;
- Colaboradores: são apresentados todos os colaboradores da empresa. Caso deseje filtrar por colaboradores especifico, selecione eles na listagem.
Observação: Ao realizar uma busca por períodos retroativos, o BI exibirá o campo “2ª Última Renovação”.
Esse campo tem o objetivo de mostrar quantas renovações estavam previstas para o mês consultado, mas foram efetivadas no mês seguinte, dentro do período de carência configurado.
Exemplo:
A empresa tem configurado um período de carência para renovação de 7 dias.
O contrato do cliente João vence em 30/10, e como o mês tem 31 dias, sua carência vai até 06/11.
Se João renovar o contrato entre 01/11 e 06/11, essa renovação será considerada no indicador “Renovados” do campo “2ª Última Renovação”, pois foi feita dentro da carência — mesmo tendo ocorrido no mês seguinte ao vencimento.

Saiba mais
Para saber qual a diferença entra Matricula, Rematrícula e Renovação, clique aqui.
Para saber o que é a carência de renovação, clique aqui.
Para saber como alterar a carência de renovação da empresa, clique aqui.
Para saber sobre o BI Verificação de Clientes, clique aqui.
Para saber sobre o BI Grupo de Risco, clique aqui.
Para saber sobre o BI Inadimplência, clique aqui.
Para saber sobre o BI Movimentação de contratos, clique aqui.
Para saber sobre o BI Cobranças por Convênio, clique aqui.
Para saber sobre o BI Pendências de Clientes, clique aqui.
Para saber sobre o BI Controle de Operações de Exceções, clique aqui.
Para saber sobre o BI Conversão de Vendas, clique aqui.
Para saber sobre o BI Gestão de Acessos, clique aqui.
Para saber sobre o BI Metas Financeiras de Vendas, clique aqui.
Para saber sobre o BI Ticket Médio de Planos, clique aqui.
Para saber sobre o BI Aulas experimentais, clique aqui.
Para saber sobre o BI Ciclo de vida do seu cliente, clique aqui.
Para saber sobre o BI Wellhub, clique aqui.
