Índice

    O que é

    O BI Cobranças por Convênio mostra alguns indicadores referentes a contratos que não conseguiram renovação automática e tentativas de cobrança sem sucesso. Serve para o gestor entender melhor as ações que devem ser tomadas para evitar perca de contratos ou falta de cobrança.

    Observação: vale ressaltar de que o cliente deve ter uma autorização de cobrança cadastrada para aparecer neste BI, caso essa autorização seja excluída, o cliente não entra mais nos filtros.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.43 – Visualizar Business Intelligence“, “6.35 – Visualizar BI – Cobranças por Convênio” e “6.16 – Visualizar relatórios de Contrato Recorrência” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como acessar

    1. No menu no módulo ADM clique em “BI Administrativo”;

    2. Após carregar a tela, localize o BI “Cobranças por Convênio“.

    Observação: ao clicar sobre um dos números dos indicadores consegue acessar o relatório gerado, podendo baixar em Excel ou em PDF.

    Observação: alguns campos da imagem são ocultos, desta forma, para visualizá-los, clique em “Ver mais“.

    • Contratos ativos: aqui serão apresentados os alunos ativos que possuem contratos com planos recorrentes;
    • Contratos cancelados automaticamente: neste campo será apresentado quantos contratos foram cancelados automaticamente, devido possuir parcela vencida em aberto (os contratos serão cancelados de acordo com a configuração estabelecida para a empresa);
      Exemplo: se existir alguma parcela vencida há 180 dias, após 180 dias que a parcela está em aberto, o contrato do aluno será cancelado pelo sistema.
    • Contratos não renovados automaticamente: será apresentado a quantidade de contratos que não foram renovados de forma automática;
    • Contratos sem Autorização de Cobrança: são apresentados os alunos ativos que possuem a condição de pagamento recorrente e que não possuem autorização de cobrança cadastrada (cartão não cadastrado para o aluno);
    • Cartões de Crédito Vencidos: serão apresentados os alunos que os cartões de créditos venceram, sendo necessário entrar em contato com o aluno, para solicitar a troca do cartão;
    • Cartões de Crédito A Vencer Próximo Mês: serão apresentados os alunos em que os cartões de crédito vencerão no próximo mês, sendo necessário entrar em contato com o aluno com a intenção de trocar o mesmo;
    • Clientes com o mesmo Cartão de Crédito: serão apresentados todos os alunos que tem o mesmo cartão de crédito cadastrado na autorização de cobrança;
      Observação: dentro deste indicador, você poderá filtrar se deseja ver apenas os alunos ativos que estão com o mesmo cartão de crédito.
    • Alunos com Parcelas Canceladas: são aquelas parcelas que estiveram em uma remessa, e independente do resultado, estão canceladas hoje;
    • Parcelas Vencidas em aberto: irá apresentar as parcelas de recorrência dos alunos que venceram, mas que ainda estão em aberto. Ao clicar no indicador, é aberto um relatório onde pode ser verificado a situação de cada parcela;
    • Parcelas em aberto: neste indicador você saberá de todas as parcelas dos contratos que estão em aberto e que são possíveis de cobrança através de uma autorização de cobrança;
      Por exemplo: um aluno fechou um contrato de 12 parcelas. Ao pagar a primeira parcela, o BI totalizará o valor das 11 parcelas que ainda vão vencer.
    • Operações Suspeitas: são operações realizadas no sistema referente a cancelamento de parcelas que já estavam em remessas ou pagas e que por algum motivo foram canceladas ou estornadas. Esses casos devem ser analisados para evitar possíveis constrangimentos;
    • Alunos Adimplentes: são todos os alunos que tiveram o pagamento em dia, sem nenhuma retentiva de cobrança, ou troca de cartão;
    • Cartões de Crédito Incompletos: serão apresentados os alunos que possui os dados dos cartões de crédito incompletos no cadastro, faltando alguma informação do cartão.

    Neste BI, existe um filtro que possibilita selecionar o tipo de parcelas que deseja incluir na visualização dos indicadores. Assim, quando abrir os filtros, terá a opção para escolher quais informações deseja visualizar.

    Observação: ao clicar sobre um dos números dos indicadores consegue acessar o relatório gerado, podendo baixar em Excel ou Baixa em PDF.

    Por exemplo: caso deseje visualizar somente as parcelas que possuem vencimento no mês e estão em remessas, basta manter selecionado apenas a primeira opção. Se desejar ver as parcelas que possuem vencimento em outros meses e que estão em remessas, selecione somente a segunda opção. Se desejar ver as parcelas de contratos cancelados selecione somente a terceira opção. Para visualizar todas as parcelas mantenha as três opções selecionadas.

    Mais abaixo se encontra o “Totalizador de parcelas”:

    Através dele, conseguiremos verificar mais algumas informações sobre a situação das parcelas. São elas:

    • Enviadas com retorno: você poderá verificar a quantidade de parcelas enviadas em remessas, até o momento e o valor total;
    • Pagas pelo convênio: aqui será apresentado a quantidade de parcelas pagas através do envio das remessas, o valor total recebido e a porcentagem equivalente à enviadas;
      Observação: ao passar o mouse em Pagas pelo Convênio, aparecerá um hint que mostrará a quantidade de parcelas pagas pelo convênio em 1 tentativa, 2 tentativa ou demais tentativas.
      Existem casos que podem acontecer alterações nos relatórios.
      São eles:
      1º Caso: o consultor estornar o recibo de um aluno pago pelo convênio, o aluno sairá do relatório;
      2º Caso: existiu 1 tentativa de cobrança e o aluno tenha entrado no relatório deste mês, mas essa parcela que não foi paga tenha sido renegociada, então ela sairá do relatório deste mês. E caso for enviada no mês seguinte, a parcela renegociada entrará no relatório do mês seguinte.
      Conclusão: caso o relatório do mês 03 tenha sido conferido com um determinado valor e no mês 04 volto a conferir o mesmo relatório e vejo que o valor foi alterado. É por conta destes casos;
    • Pagas fora do convênio: são as parcelas que estiveram em alguma remessa, mas o aluno foi à empresa e realizou o pagamento de outra forma;
    • Não pagas até hoje: apresenta o total de parcelas que estão em aberto e as parcelas que estão em repescagem;
    • Aguardando retorno: representa o total de parcelas que estão em algum tipo de remessa, mas que ainda não teve retorno para informar se foi aprovado a cobrança ou se será necessária alguma ação.

    Ainda temos o gráfico “Resultado do DCC”;

    Observação: ao clicar sobre um dos números dos indicadores consegue acessar o relatório gerado, podendo baixar em Excel ou Baixa em PDF.

    Neste gráfico temos:

    • Enviadas com retorno: são as parcelas enviadas do totalizador de parcelas em remessa;
    • Recebido: são parcelas pagas pelo convênio + pagas fora do convênio;
    • A Receber: são parcelas não pagas até hoje.

    No gráfico você terá a porcentagem de Eficiência por Inadimplência.

    • Inadimplência: A receber / Enviado * 100;
    • Eficiência: Recebido / Enviado * 100.

    Observação: por ele usar como base o relatório Totalizador de parcelas em remessa, podem acontecer alterações neste relatório.

    Na prática, você poderá usar este BI nas seguintes ocasiões:

    Por exemplo¹: para garantir a fidelidade dos contratos debitando automaticamente no cartão de crédito do aluno.

    Por exemplo²: para ter melhor visão sobre as parcelas que ainda falam ser pagas e identificar mais rapidamente as ações que devem ser tomadas.

    Saiba mais

    Para saber sobre o BI Verificação de Clientes, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Grupo de Risco, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Inadimplência, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Índice Renovação Mês, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Movimentação de contratos, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Pendências de Clientes, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Controle de Operações de Exceções, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Conversão de Vendas, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Gestão de Acessos, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Metas Financeiras de Vendas, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Ticket Médio de Planos, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Aulas experimentais, clique aqui.

    Para saber sobre o BI Ciclo de vida do seu cliente, clique aqui.

    Para saber sobre o BI GymPass, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em AdmPactoPay Tags: Business IntelligenceBI Cobranças por Convênio

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: