O que é
O BI Ticket Médio de Planos é um relatório em que o gestor terá a possibilidade de visualizar os esforços da empresa em relação às vendas e identificar os respectivos rendimentos.
Esse indicador permite comparar a eficiência dos consultores de venda em relação aos valores de vendas, não apenas em volume/quantidade de produtos ou serviços. Analisando esse relatório, o gestor conseguirá identificar a média de valor que cada aluno está rendendo para a empresa e se necessário, poderá criar estratégias para aumentar o Ticket Médio, já que esta é uma das formas mais eficientes e baratas de crescer o valor das vendas.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.43 – Visualizar Business Intelligence” e “6.21 – Visualizar BI – Ticket Médio” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como acessar
1. No menu no módulo ADM clique em “BI Administrativo”;
2. Após carregar a tela, localize o BI “Ticket Médio de Planos“;
2.1. O relatório baseia-se no mês selecionado no ícone de calendário do BI.
2.2. Na parte superior do BI você perceberá o ícone , que possui as seguintes opções de Filtro;
- Considerar dependentes como pagantes: caso trabalhe com planos que incluem dependentes, terá a opção de considerar os dependentes como pagantes. Isso permite que eles também sejam incluídos no cálculo do ticket médio.
Atenção: essa opção só será apresentada para clientes que tenham ativada a configuração que permite o compartilhamento de planos do tipo recorrência. - Incluir produtos na competência: selecione esta opção caso você queira incluir produtos no valor de competência. Se não selecionar, será considerado apenas valores de planos;
- Incluir bolsas no cálculo: selecione esta opção caso você queira considerar, no BI, os clientes com plano bolsa;
- Ativos: aqui você irá escolher se quer os dados em MÉDIA DO MÊS ou QUANTIDADE;
- Fonte receita/despesa: selecione se o sistema deve consultar a receita e a despesa do relatório DEMONSTRATIVO FINANCEIRO ou do D.R.E FINANCEIRO.
3. Após personalizar seus filtros, clique no botão “Atualizar“.
Lembrando que se os alunos bolsistas forem inclusos no cálculo, existirá a possibilidade de mudanças nos resultados.
Para entender como o relatório trabalha, apresentaremos os cálculos que o sistema faz para apresentar o valor das médias em cada.
Primeiramente, é necessário ter a Média Da Quantidade De Clientes Na Empresa e para saber essa média é utilizado o seguinte cálculo (os dados utilizados para os cálculos são baseados no Bi – Movimentação De Contratos):
Logo em seguida, o relatório apresenta a Média De Pagantes. Nesse cálculo, o sistema desconsiderará os alunos bolsistas, se nos filtros não seja informado para considerar. Caso queira que os bolsistas entrem no cálculo o sistema irá desconsiderar esta média:
O BI apresentará o Ticket Médio baseado em duas formas de análise de relatórios (Competência, Receita), para que tenha maior abrangência de informações e assim identifique a melhor estratégia para aumentar o valor das vendas.
O cálculo do Ticket Médio para a Competência é baseado no Relatório Competência Mensal.
Segue a base de cálculo para a média.
O cálculo do Ticket Médio para a Receita é baseado no relatório Demonstrativo Financeiro, consultando por Receita/Despesa ou pelo relatório D.R.E Financeiro, consultando por Receita/Despesa. Segue a base de cálculo para a média:
Observação: quando existir planos bolsas no mês, para que o cálculo fique de acordo com o apresentado acima, é necessário que seja incluído o filtro incluir clientes de bolsa, no Ticket Médio. Caso isso não ocorra, o cálculo da competência mensal por plano levará em consideração a média de pagantes e não a média de alunos ativos + vencidos.
Por último, o sistema apresentará o Ticket Médio Das Despesas, a qual se baseará nas despesas quitadas no mês referente. O relatório para base no Financeiro, é o Demonstrativo Financeiro consultando por Receita/Despesa ou pelo relatório D.R.E Financeiro, consultando por Receita/Despesa.
Segue a base de cálculo para a média:
Exemplo prático
Na prática, este BI será usado quando:
Exemplo 1: após analisar os dados percebeu-se que o ticket médio de despesa por aluno está maior do que a média da receita, deve ser verificado o motivo das vendas estarem muito baixas e tomar as ações necessárias.
Exemplo 2: caso perceba que a quantidade de alunos na empresa está superior ao suportado pela estrutura física, é possível tomar medidas baseadas nas médias e diminuir a quantidade de alunos, sem que perca o atual ticket médio.
Saiba mais
Para saber sobre o BI Verificação de Clientes, clique aqui.
Para saber sobre o BI Grupo de Risco, clique aqui.
Para saber sobre o BI Inadimplência, clique aqui.
Para saber sobre o BI Índice Renovação Mês, clique aqui.
Para saber sobre o BI Movimentação de contratos, clique aqui.
Para saber sobre o BI Cobranças por Convênio, clique aqui.
Para saber sobre o BI Pendências de Clientes, clique aqui.
Para saber sobre o BI Controle de Operações de Exceções, clique aqui.
Para saber sobre o BI Conversão de Vendas, clique aqui.
Para saber sobre o BI Gestão de Acessos, clique aqui.
Para saber sobre o BI Metas Financeiras de Vendas, clique aqui.
Para saber sobre o BI Aulas experimentais, clique aqui.
Para saber sobre o BI Ciclo de vida do seu cliente, clique aqui.
Para saber sobre o BI GymPass, clique aqui.