O que é
O Par-Q é um questionário de prontidão para atividade física e tem o objetivo de identificar a necessidade de avaliação por um médico antes do início da prática de exercícios. Caso o aluno responda “SIM” a uma ou mais perguntas, é necessário procurar um profissional de saúde.
O Par-Q deve ser preenchido pelos alunos, independente da idade, sendo recomendado que o formulário seja respondido antes de qualquer prática de exercícios, até mesmo visitantes, para identificar se a pessoa em questão tem algum problema cardiovascular ou algum histórico familiar de problemas e doenças no coração.
O questionário identifica as limitações e restrições de saúde dos alunos, e caso o aluno seja um Par-Q positivo, o professor consegue realizar a prescrição de treinos com exercícios adequados a limitação ou restrição do aluno.
O sistema Pacto possui algumas formas de responder o formulário, sendo uma delas pelo sistema web pelo qual o aluno responde por um celular/tablet da própria academia. Outra forma é pelo aplicativo Treino ou Meu Box no qual o próprio aluno irá responder pelo seu aparelho celular. A terceira forma é pelo, vendas online ao comprar um plano. A quarta forma é ao comprar um plano pelo Pacto Flow.
Atenção: a forma pelo sistema web deve ser realizada com o cliente, presencialmente na sua empresa.
A academia pode escolher bloquear o aluno de acessar na catraca, quando não tiver o Par-Q assinado.
Fluxo de trabalho
Vídeo
Texto
Clique nos passos abaixo para ver o conhecimento completo.
1. Habilitando configurações do Par-Q: nesta etapa, de configuração do Par-Q o gestor define no sistema web a obrigatoriedade de preenchimento e assinatura do questionário Par-Q. Pode habilitar e estabelecer a validade do Par-Q nas configurações da empresa. Através do Pacto App pode ativar o recurso de preenchimento e assinatura do formulário Par-Q pelo App Treino, tornando o processo mais eficiente;
- Como bloquear o acesso de alunos com Par-Q não assinado, clique aqui.
- Como definir um número de dias para o vencimento da assinatura do Par-Q, clique aqui.
- Como habilitar permissão do Formulário Par-Q no Pacto App, clique aqui.
- Como configurar o Par-Q no Pacto Flow, clique aqui.
2. Realizando a assinatura do Par-Q: nesta etapa, o gestor irá orientar o cliente a realizar o preenchimento e a assinatura do formulário Par-Q, podendo ser feito presencialmente, de forma online ou através do aplicativo Treino;
- Como assinar o Par-q pelo QR code no sistema, clique aqui.
- Como o aluno assina o Par-Q pelo Autoatendimento (Totem), clique aqui.
- Como preencher e assinar o Formulário Par-Q pelo App Treino, clique aqui.
- Como preencher o formulário Par-Q pelo Vendas Online, clique aqui.
- Como preencher o formulário Parq-Q no Pacto Flow, clique aqui.
- Para saber como definir que um aluno é Par-Q Positivo, clique aqui.
3. Gerando os relatórios de Par-Q: nesta etapa, o gestor irá gerar relatórios que categorizam os formulários Par-Q de acordo com diferentes situações: “Assinados” para aqueles que foram preenchidos e assinados pelo cliente, “Não Assinados” para os que ainda não foram concluídos, e “Vencidos” para os formulários cuja validade expirou. Isso permite que o gestor realize uma organização eficiente e uma gestão simplificada dos registros do Par-Q;
- Como gerar uma lista de alunos que assinaram o Par-Q, clique aqui.
- Como gerar uma lista de alunos que não assinaram o Par-Q, clique aqui.
- Como gerar uma lista de alunos que estão com o Par-Q vencido, clique aqui.
4. Verificando a situação Par-Q dos Alunos: nesta etapa, o gestor tem a opção de realizar consultas para verificar a situação dos clientes em relação ao formulário Par-Q;
- Como visualizar os Par-Q assinados, não assinados, Par-Q positivos ou com Par-q vencidos, clique aqui.
5. Baixando e imprimindo o formulário Par-Q preenchido pelo Aluno: nesta etapa, é possível realizar o download do formulário Par-Q preenchido e assinado pelo cliente para posteriormente imprimir;
- Como baixar e imprimir o formulário Par-Q preenchido pelo cliente, clique aqui.
6. Renovando a assinatura do Par-Q: nesta etapa, o colaborador irá realizar a exclusão da assinatura do formulário Par-Q na seção designada para os clientes com formulários expirados no recurso de QR code do sistema. Essa ação possibilitará que o cliente preencha novamente o formulário e renove sua assinatura, garantindo a continuidade dos serviços.
- Como remover a assinatura do Par-Q quando o formulário está vencido, clique aqui.
- Como renovar a assinatura do Par-Q vencido pela tela do cliente, clique aqui.