O que é
Para mudança de plano que não é do tipo recorrência é necessário realizar o cancelamento do plano atual e utilizar o saldo restante na aquisição do novo plano.
Atenção: ao realizar essa operação o sistema fará o cálculo sobre o valor pago do contrato, ou seja, será calculado sobre o valor pago e não utilizado pelo cliente.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “3.07 – Cancelar contratos”, “3.08 – Lançar um cancelamento de contrato” e “3.27 – Liberar Cancelamento Retroativo” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca do sistema pesquise o nome do aluno que vai cancelar;
2. Clique sobre o Contrato, e encontre a opção de “Afastamento“;
2.1. Em seguida, clique em “Cancelamento“.
3. Logo é apresenta a tela de cancelamento;
Observação: a tela pode alterar de acordo com o tipo de cancelamento configurado nas configurações da Empresa.
- Data Cancelamento: informe a data que será realizado o cancelamento;
Observação: também é possível fazer um cancelamento retroativo ou futuro, basta informar a data nesse campo. - Tipo da Justificativa Operação: selecione a justificativa configurada para o cancelamento.
Observação: caso não tenha configurado nenhuma justificativa, clique no ícone para cadastrar uma nova .
3.1. Após informar os campos, clique no ícone para prosseguir.
4. Escolha a opção “Transferência” e clique no ícone para prosseguir;
5. Será apresentada a tela com as informações referente aos valores e dias do contrato do cliente. Clique em “Transferência” e no ícone para prosseguir;
6. Escolha a opção “Deposito na Conta“, onde o valor pago e não utilizado será depositado na Conta Corrente do aluno para ser utilizado no pagamento de outros planos, produtos ou diárias. Pra prosseguir clique no ícone ;
7. Para finalizar, clique em “Confirmar“. Caso deseje adicionar alguma observação basta digitar no campo “Observação“;
8. Agora que o cancelamento já foi realizado, você deve vender um novo plano para o aluno e no momento do recebimento (gerar o recibo) irá apresentar a mensagem de usar o saldo da Conta corrente. Marque essa opção, e se valor não for suficiente faça o restante do recebimento do plano conforme a forma que o aluno for pagar.
Saiba mais
Para saber como verificar as configurações de cancelamento da empresa, clique aqui.
Para saber como definir o valor do custo administrativo do cancelamento, clique aqui.
Para saber como cadastrar justificativa para o cancelamento, clique aqui.
Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.
Para saber como funciona a nova tela de negociação de contrato, clique aqui.