Índice

    O que é

    A tela de negociação foi criada com o objetivo de realizar o lançamento de novos contratos para um cliente, podendo ser um novo contrato, uma renovação ou uma rematrícula do contrato anterior.

    O plano Normal é ideal para escolas de natação, dança, lutas, estúdios entre outros que trabalham com planos de várias durações e vezes na semana. Neste plano é possível configurar diversas durações, e nelas configurar suas condições de pagamento, inclusive a condição de pagamento recorrente.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “2.53 – Fechar negociação em um fechamento de venda de contrato” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Para realizarmos a negociação de um contrato, temos duas possibilidades, sendo a primeira junto com o cadastro de um cliente, ou a segunda opção, acessando o perfil de um cliente já cadastrado no sistema. Falaremos a respeito das duas formas:

    Para saber como cadastrar um cliente/visitante/aluno, clique aqui.

    1. No módulo ADM, após preencher os dados de inclusão do cliente, no processo do Questionário, clique em “Realizar Negociação”;

    1.1. Ou, ao acessar o cadastro de um cliente, clique em “Novo Contrato”.

    2. Será apresentada a tela de Negociação;

    3. A primeira etapa é informar a “Data de lançamento” e “Data de início” do plano;
    Observação: por padrão, o sistema já preenche essas informações com a data que está realizando a operação. A data de lançamento é a data em que se está realizando a negociação, e a data de início é a partir de quando o plano começa a valer para o cliente. Estas datas só devem ser alteradas quando se está realizando uma operação retroativa no sistema ou quando o cliente deseja comprar agora, mas iniciar o plano em data futura.

    4. A segunda etapa é escolher o plano que o cliente está comprando. Para isso, clique no campo “Plano” e selecione o plano desejado;

    Observação: caso o plano não esteja sendo apresentado, acesse a tela de cadastro dos Planos, e valide se o plano está cadastrado, ou se a data de vigência do plano está dentro do período que se está realizando a negociação.

    4.1. Após selecionar o plano, caso este não possua pacote, selecione as “modalidades” que o cliente quer adquirir no plano contratado;

    4.1.1. Quando a modalidade possui turma, é necessário informar os dias e horários, de acordo com as vezes da semana configurada para o plano. Após selecionar os dias clique em “Gravar”;

    4.1.2. Quando a modalidade não possui turma é só clicar sobre ela, que o sistema já realiza a somatória do valor total, de acordo com o definido no plano.

    4.2. Caso possua pacote com várias modalidades, basta clicar sobre o pacote desejado;

    4.2.1. Quando o pacote possui modalidade com turma será apresentado em vermelho as vezes da semana zerada. Clique sobre a opção apresentada e selecione os dias da turma conforme apresentado no passo ou clique no ícone .

    5. Na terceira etapa você pode adicionar produtos para serem vendidos junto com o plano, além de dar descontos em produtos definidos no cadastro do plano;

    5.1. Para dar desconto nos produtos que estão definidos no cadastro do plano, clique no ícone   para adicionar o desconto;

    5.1.1. Se, para o tipo do produto, já tiver um desconto pré cadastrado clique em “Aplicar Desconto”;

    5.1.2. Ou informe o valor do desconto e clique em “Aplicar desconto manual”.

    5.2. Para adicionar produtos, não definidos no cadastro do plano, clique em “Adicionar produto”.

    5.2.1. Digite o nome  do produto desejado e clique em “Consultar”. Localize o produto e clique no ícone  para adicionar o produto na venda do plano; 

    5.2.2. Após adicionar o produto desejado, também tem a possibilidade de adicionar mais quantidade desse mesmo produto. Para isso clique no ícone para aumentar ou diminuir a quantidade do produto;

    5.2.3. Caso tenha adicionado algum produto equivocado, clique no ícone   para remover o produto da negociação do plano.

    6. É possível adicionar descontos por convênio, clique na opção apresentada em “Convênio” e selecione o convênio desejado;

    Observação: os descontos precisam ser cadastrados previamente. Para saber como cadastrar, clique aqui.

    7. Na quarta etapa, selecione a “Duração” deste contrato a ser vendido para o aluno, de acordo com o configurado no plano;

    8. Na quinta etapa, informe o “Horário” de acesso, na catraca, deste contrato, de acordo com o configurado no plano selecionado;

    9. É possível adicionar um Desconto Extra no valor total do plano e para isso, no campo Desconto, selecione a opção “DESCONTO EXTRA”. Selecione se o desconto extra será em “Valor” ou em “Percentual” e após digite o valor ou percentual e o sistema já aplicará o desconto extra ao valor total do contrato;

    10. É possível adicionar observação neste contrato e para isso, clique em “Adicionar Observação” e digite a observação;

    11. Na sexta etapa, agora que já foram realizadas todas as configurações da venda deste contrato, chegou o momento de selecionar qual a “Condição de Pagamento”. Por fim, clique em “Conferir Negociação”;

    Atenção: a condição de pagamento define quantas parcelas o sistema irá gerar para este contrato.

    12. É apresentada a tela de Fechamento Negociação. Avalie se todas as informações apresentadas na tela estão corretas;

    12.1. Caso as informações não estejam corretas clique em “Voltar” ou em “Voltar para a tela de negociação” para corrigir as informações deste contrato a ser vendido.

    13. Estando todas as informações corretas, clique em Concluir ou em Receber para finalizar a venda do contrato para o cliente;

    Atenção 1: é possível alterar a data de vencimento das parcelas, informando um dia para PRÓ-RATA.
    Para saber mais sobre pró-rata, clique aqui.

    Atenção 2: é possível definir uma data de vencimento diferente do dia do lançamento, para a primeira parcela e com isso alterar a data de vencimento das parcelas do aluno. Essa operação só altera a data de vencimento e não altera a duração do contrato ou valor do contrato.

    Atenção 3: é possível dividir o valor dos produtos em todas as parcelas, em vez de deixar o valor total junto com a primeira parcela.

    Atenção 4: é possível alterar o valor de cada parcela, informando o valor que cada uma das parcelas terá. Essa operação não altera o valor total do contrato, apenas redistribui o valor entre as parcelas.

    14. Também é possível compartilhar um link para pagamento com seu cliente, para isso clique em “Compartilhar com Cliente” e informe como você deseja compartilhar.

    Saiba mais

    Para saber como funciona a nova tela do cliente, clique aqui.

    Para saber como funciona a nova tela de negociação, clique aqui.

    Para saber como cadastrar plano normal com pacote, clique aqui.

    Para saber como cadastrar plano normal com pacote e modalidades avulsas, clique aqui.

    Para saber como cadastrar plano normal com várias modalidades, clique aqui.

    Para saber como cadastrar um plano Normal com 1 modalidade (Nova tela do Plano), clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm
    Tags: plano comumcomo fazer venda de um planbocomo vender plano pro alunocomo vender plano pro cliente
    Autor: Lais Lezcano

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: