O que é
Atualmente, o cadastro de compras no sistema é um processo manual, exigindo que o usuário registre os produtos antecipadamente e depois informe detalhes como fornecedor, valores e quantidades adquiridas.
Para otimizar esse fluxo criamos a funcionalidade de “Importar XML de NFE” que automatiza a reposição de estoque e reduz o tempo necessário para atualização do sistema.
Neste conhecimento ensino como importar o XML da nota de compra no sistema.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “12.01 – Compras” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Compra“;
2. O sistema apresenta a lista de compras já lançadas. Clique no botão “Cadastrar novo“;
3. Localize a guia “Importar XML de NFE“. Você poderá importar o XML da nota fiscal de compra para preencher automaticamente dos dados e produtos adquiridos. Clique em “Adicionar XML NFe“;
Atenção: ao utilizar essa opção, não será necessário preencher manualmente os dados das guias “Dados Compra” e “Produtos da compra“. Devido o preenchimento automático do sistema após a importação do XML.
3.1. Após importar o XML será aberta a janela “Ajustes de produto” para realizar ajustes, se necessário;
3.2. Neste bloco realize o vínculo do produto a um produto existente ou cadastre como um novo produto e defina o valor da venda do produto;
Atenção: a ação de vincular ou criar um novo é obrigatória, caso não seja marcado o sistema não deixará salvar o produto.
- Produto não identificado na compra: exibe produtos que não foram reconhecidos no sistema ao registrar a compra;
- Vincular ao estoque: permite associar o produto a um item já existente no estoque;
- Cadastrar como novo: utilize essa opção para adicionar o produto como um novo item no sistema;
- Valor de venda: define o preço de venda do produto caso seja cadastrado ou vinculado.
3.3. Neste bloco defina a “Categoria” do produto e o “Estoque mínimo“;
- Categoria: defina a categoria dos produtos;
Por exemplo: se é um produto para Loja, Serviço, etc.
Atenção: se a categoria desejada não for exibida, é necessário cadastrá-la. Para realizar o cadastro de uma nova categoria clique aqui. - Estoque mínimo: defina o estoque mínimo para esses produtos.
3.4. Neste bloco, selecione a configuração de emissão de notas de acordo com o tipo de item cadastrado, seja produto ou serviço;
- Configuração NFS-e: configuração responsável pela emissão de notas de serviços;
- Configuração Emissão NFS-e: selecione o “Config. Notas” de serviço que ficará responsável pela emissão desses produtos do tipo serviço.
Atenção: selecione a opção “Config. Notas” de serviço somente se todos os produtos cadastrados forem do tipo serviços.
- Configuração Emissão NFS-e: selecione o “Config. Notas” de serviço que ficará responsável pela emissão desses produtos do tipo serviço.
- Configuração NFC-e: configuração responsável pela emissão de notas de produtos.
- Configuração Emissão NFC-e: selecione o “Config. Notas” de produto que ficará responsável pela emissão desses produtos.
Atenção: selecione a opção “Config. Notas” de produto somente se todos os produtos cadastrados forem do tipo produtos.
- Configuração Emissão NFC-e: selecione o “Config. Notas” de produto que ficará responsável pela emissão desses produtos.
3.5. Neste bloco o sistema irá preencher conforme os dados importados do XML, realize os ajustes das configurações de tributações se necessário.
Atenção: essas configurações são obrigatórias para empresas que emitem notas fiscais de produtos ou serviços. Configurações incorretas ou incompletas podem gerar erros no momento da emissão.
3.6. Após tudo configurado clique em “Salvar produtos” e confira os dados nas guias anteriores;
Atenção: se o fornecedor não estiver cadastrado no sistema, ele será criado automaticamente com o nome e CNPJ importados do XML da nota fiscal.
Por exemplo: se o fornecedor com CNPJ 10************ não for identificado no sistema, ele será cadastrado automaticamente com os dados do XML da nota fiscal de compra. No entanto, se o sistema reconhecer o CNPJ, mesmo que o nome seja diferente, a compra será vinculada ao fornecedor já existente.
3.7. Por fim, após a conferência clique em “Gravar“.
Informações importantes
Na importação do XML da nota fiscal de compra, é necessário considerar os seguintes casos:
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Produtos novos: se o XML contiver produtos que ainda não foram cadastrados no sistema, o sistema criará automaticamente o cadastro desses produtos. Além disso, configurará o estoque, definindo um estoque mínimo. Veja o passo a passo de como é realizado essa operação clicando aqui.
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Produtos já cadastrados: se um produto for vinculado a um já existente, o sistema atualizará a quantidade mínima no estoque, realizará o balanço para informar a quantidade disponível e ajustará a nova quantidade mínima para futuras compras. Aprenda a realizar a operação de balanço clicando aqui.
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Fornecedor não cadastrado: caso o fornecedor não esteja registrado no sistema, ele será criado automaticamente com o nome e o CNPJ importados do XML. Saiba como é realizado o cadastro do fornecedor, clicando aqui.
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Fornecedor já existente: se o sistema identificar um fornecedor com o mesmo CNPJ, apenas vinculará os dados à compra, sem criar um novo cadastro.
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Configuração das notas: O CFOP deve ser cadastrado manualmente e de forma individual para cada produto no sistema.
Saiba mais
Para saber como trabalhar com o estoque, clique aqui.
Para saber como cancelar uma compra de estoque, clique aqui.