Índice

    O que é

    Em alguns casos as empresas precisam cancelar/estornar uma cobrança online aprovada.
    Por exemplo: o sistema realizou a cobrança de duas parcelas vencidas do meu aluno. No entanto, havia combinado com o aluno que a segunda parcela teria a data de vencimento alterada, concedendo um prazo adicional ao cliente. Infelizmente, esqueci de efetuar a alteração da data de vencimento e o sistema acabou realizando a cobrança. Nesse caso é necessário estornar essa parcela para que possamos efetuar a correção na data de vencimento.

    Observação: essa operação cancela/estorna a cobrança tanto no sistema, quanto na adquirente e portanto no cartão do cliente.

    Atenção: esse passo a passo só funciona se o cancelamento/estorno ainda estiver dentro do prazo que a adquirente permite (verifique o prazo com sua adquirente). Se não tiver dentro do prazo é necessário realizar o cancelamento/estorno direto no portal da sua adquirente.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “4.20 – Permitir acesso ao Gestão de Transações” e “13.06 – Ver aba PatoPay” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Acesse o perfil do cliente que deseja cadastrar o cartão, e clique na guia “PactoPay“;

    2. Após localize o bloco “Histórico de cobrança em cartão de crédito”;

    3. Identifique a cobrança aprovada que deseja cancelar/estornar;

    4. Clique no ícone  para cancelar/estornar a transação;

    5. Confirme o cancelamento/estorno da cobrança;

    6. Após confirmar, no sistema, será apresentado na cor rosa a cobrança “Cancelada“, e ainda é possível baixar em PDF clicando no ícone ou enviar por e-mail o comprovante de cancelamento/estorno clicando no ícone .

    Atenção: o cancelamento/estorno é solicitado através do sistema porém somente é realizado pela adquirente e portanto deve ser acompanhado pelo portal dela para garantir o estorno. O tempo limite para estorno após aprovação varia de adquirente para adquirente, portanto consulte sua adquirente para saber.

    • No ícone consegue visualizar os parâmetros de envio;
    • No ícone consegue visualizar os parâmetros de resposta;
    • No ícone consegue mais detalhes sobre à transação;
    • No ícone consegue realizar o download do comprovante de cancelamento/estorno da transação;
    • No ícone consegue enviar por e-mail o comprovante do cancelamento/estorno;
    • No ícone consegue realizar retentativa imediata da transação.

    Saiba mais

    Para saber como realizar o cancelamento/estorno pelo PactoPay, clique aqui.

    Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.

    Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.

    Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.

    Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em AdmPactoPay Tags: estornoestorno de cobrançacancelamento

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: