Índice

    O que é

    Caso deseje que seja cobrado um valor de multa e custos administrativos quando os alunos realiza o cancelamento do contrato, é necessário configurar o produto de cancelamento e o valor da multa ou alterar os valores a serem cobrados no momento que estiver fazendo o cancelamento do plano.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “3.07 – Cancelar contratos” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Como configurar a taxa e o custo administrativo no plano

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;

    2. Serão listados todos os planos cadastrados. Clique no plano que deseja editar/configurar a multa de cancelamento e o custo de cancelamento;

    3. Após escolher o plano, na guia “Dados Contratuais“, localize e preencha os campos “Percentual da multa de cancelamento” e “Produto taxa cancelamento” e clique no botão “Salvar“.

    Como realizar o cancelamento

    1. Ao acessar o perfil do aluno, na guia “Contratos” localize e clique sobre o plano que deseja cancelar;

    2. Em seguida, clique em “Afastamento“;

    3. Em seguida clique em “Cancelamento“;

    4. Informe a “Data de cancelamento” e a “Justificativa do cancelamento” e depois clique no ícone  para prosseguir;

    5. Marque a opção “Devolução” e em seguida clique no ícone  para prosseguir;

    Observação: ao selecionar a opção de devolução são apresentados os valores e cálculos do contrato.

    6. Logo é apresentada a tela com o resumo do cancelamento. Nela são apresentados os valores referente a multa e custos;

    • Valor dos custos administrativos: aqui é apresentado o valor configurado no cadastro do produto “Custo administrativos de cancelamento“;
    • Valor da multa: aqui apresenta o valor referente a multiplicação da porcentagem configurado no plano em relação ao valor restante do contrato.
      Por exemplo: Configurei 15% para o valor da multa. Logo o sistema fará o seguinte calculo, pega o valor restante do contrato R$ 983,55 e multiplica por 15%. O resultado então do valor da multa é de R$ 147,53 (983,55 x 15%= R$ 147,53).

    6.1. Caso precise alterar o valor da multa, basta clicar sobre a opção “Alterar Multa“, informar o novo valor ou porcentagem e clicar em “Aplicar“.

    7. Após confirmar que os valores estão corretos clique no ícone  para prosseguir;

    8. O sistema irá apresentar o valor a ser cobrado ou devolvido (depende do valor do contrato, valor recebido, valor usado e valor da multa e custo).

    Atenção: as opções apresentadas como escolha para prosseguir com o cancelamento podem variar dependendo do resultado do cancelamento. Se for um valor a cobrar (no caso dos passos apresentados neste conhecimento) ou um valor a devolver. Leia com atenção as opções disponível no cancelamento e escolha a melhor opção.

    8.1. Você poderá devolver ao cliente um valor clicando em “DEVOLVER AO CLIENTE” e informando o valor;

    8.2. Você poderá não cobrar do cliente o valor clicando em “NÃO COBRAR DO CLIENTE“;

    8.3. Você poderá realizar o cancelamento com os valores gerados pelo sistema marcando a opção “QUITAÇÃO DO CANCELAMENTO“;

    8.4. Você poderá ainda realizar o cancelamento informando manualmente um valor a ser cobrado marcando a opção “QUITAÇÃO MANUAL DO CANCELAMENTO” e informando o valor.

    9. Após escolher a opção, clique no ícone  para prosseguir;

    10. Para concluir o cancelamento, se desejar, adicione uma observação e clique em “Finalizar”.

    Saiba mais

    Para saber como cadastrar o produto Custo administrativo de cancelamento, clique aqui.

    Para saber como realizar as configurações de cancelamento e entender os cálculos, clique aqui.

    Para saber como realizar o cancelamento com devolução de valores, clique aqui.

    Para saber como cadastrar as justificativas de operação, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: