Índice

    O que é

    Esse tipo de cancelamento permite que seja devolvido ao cliente algum valor que tenha sido pago e não utilizado.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “3.07 – Cancelar contratos” e “3.08 – Lançar um cancelamento de contrato” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Acesse o perfil do cliente que irá cancelar o contrato no módulo ADM;

    2. Na tela principal, identifique o campo “Contratos” e clique sobre o que deve cancelar, depois no botão “Afastamento“;

    3. O sistema irá exibir uma nova tela com todas as operações que pode realizar neste contrato, clique na opção “Cancelamento“;

    4. Preencha os campos “Data Cancelamento” e “Justificativa“. Feito isso, clique no ícone para prosseguir com a operação;

    5. Escolha a opção “Devolução“, depois prossiga com a operação;

    6. O sistema irá te mostrar uma tela com o cálculo do cancelamento, multa e custos administrativos do cancelamento. 
    Ainda nesta tela você pode alterar a multa de cancelamento ou isentar o cliente da multa e custos basta marcar o box a frente de cada campo destacado na imagem(é necessário ter a Permissão 3.30 – Valor Manual Percentual Multa Cancelamento –  habilitada para poder concluir a alteração);

    7. O sistema irá apresentar o valor a ser devolvido e caso concorde, basta clicar na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela.
    Caso não concorde com o valor, você ainda poderá “Cobrar um valor do clienteNão devolver o valor ao cliente” ou ainda “Informar, manualmente, um valor a ser devolvido ao cliente“. Também, após selecionar a opção clique na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela;

    8. Nesta tela você pode ainda colocar alguma observação referente a esse cancelamento e por fim, clique em “Finalizar” para concluir com o cancelamento;

    9. Após finalizar o sistema irá te apresentar o comprovante do cancelamento e o recibo.

    Observação: a forma de devolver valor ao aluno pode variar dependendo da forma de pagamento do aluno.
    No caso de cheques, é possível no momento do cancelamento devolver o cheque ao aluno.
    No caso de cartão de crédito é possível estornar os pagamentos que ainda irão compensar. Esse estorno só acontece no sistema, então é necessário entrar em contato com sua adquirente e estornar por lá também.

    Saiba mais

    Para saber como estornar contrato do aluno, clique aqui.

    Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.

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    em Adm
    Tags: cancelamentoCancelamento com devolução.cancelardevolver
    Autor: Lais Lezcano

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