O que é
Caso deseje que seja cobrado um valor de multa e custos administrativos quando os alunos realiza o cancelamento do contrato, é necessário configurar o produto de cancelamento e o valor da multa ou alterar os valores a serem cobrados no momento que estiver fazendo o cancelamento do plano.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “3.07 – Cancelar contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Como configurar a taxa e o custo administrativo no plano
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;
2. Serão listados todos os planos cadastrados. Clique no plano que deseja editar/configurar a multa de cancelamento e o custo de cancelamento;
3. Após escolher o plano, na guia “Dados Contratuais“, localize e preencha os campos “Percentual da multa de cancelamento” e “Produto taxa cancelamento” e clique no botão “Salvar“.
Como realizar o cancelamento
1. Pesquise na lupa do sistema pelo nome do aluno/matrícula e em seguida localize e clique no contrato do aluno;
2. Clique em “Afastamento“;
3. Em seguida clique em “Cancelamento“;
4. Informe a “Data de cancelamento” e a “Justificativa do cancelamento” e depois clique no ícone para prosseguir;
5. Marque a opção “Devolução” e em seguida clique no ícone para prosseguir;
Observação: ao selecionar a opção de devolução são apresentados os valores e cálculos do contrato.
6. Logo é apresentada a tela com o resumo do cancelamento. Nela são apresentados os valores referente a multa e custos;
- Valor dos custos administrativos: aqui é apresentado o valor configurado no cadastro do produto “Custo administrativos de cancelamento“;
- Valor da multa: aqui apresenta o valor referente a multiplicação da porcentagem configurado no plano em relação ao valor restante do contrato.
Por exemplo: Configurei 15% para o valor da multa. Logo o sistema fará o seguinte calculo, pega o valor restante do contrato R$ 983,55 e multiplica por 15%. O resultado então do valor da multa é de R$ 147,53 (983,55 x 15%= R$ 147,53).
6.1. Caso precise alterar o valor da multa, basta clicar sobre a opção “Alterar Multa“, informar o novo valor ou porcentagem e clicar em “Aplicar“.
7. Após confirmar que os valores estão corretos clique no ícone para prosseguir;
8. O sistema irá apresentar o valor a ser cobrado ou devolvido (depende do valor do contrato, valor recebido, valor usado e valor da multa e custo).
Atenção: as opções apresentadas como escolha para prosseguir com o cancelamento podem variar dependendo do resultado do cancelamento. Se for um valor a cobrar (no caso dos passos apresentados neste conhecimento) ou um valor a devolver. Leia com atenção as opções disponível no cancelamento e escolha a melhor opção.
8.1. Você poderá devolver ao cliente um valor clicando em “DEVOLVER AO CLIENTE” e informando o valor;
8.2. Você poderá não cobrar do cliente o valor clicando em “NÃO COBRAR DO CLIENTE“;
8.3. Você poderá realizar o cancelamento com os valores gerados pelo sistema marcando a opção “QUITAÇÃO DO CANCELAMENTO“;
8.4. Você poderá ainda realizar o cancelamento informando manualmente um valor a ser cobrado marcando a opção “QUITAÇÃO MANUAL DO CANCELAMENTO” e informando o valor.
9. Após escolher a opção, clique no ícone para prosseguir;
10. Para concluir o cancelamento, se desejar, adicione uma observação e clique em “Finalizar”.
Saiba mais
Para saber como cadastrar o produto Custo administrativo de cancelamento, clique aqui.
Para saber como realizar as configurações de cancelamento e entender os cálculos, clique aqui.
Para saber como realizar o cancelamento com devolução de valores, clique aqui.
Para saber como cadastrar as justificativas de operação, clique aqui.