O que é
Através do cadastro de plano recorrente, você pode configurar uma única duração para o plano, com a facilidade de renovação automática nas condições de pagamento recorrente.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “5.09 – Planos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;
2. Será direcionado para tela onde contém o cadastro de todos os planos. Clique em “+Adicionar“;
3. É apresentada a tela com os tipos de planos disponíveis para cadastro. Na opção “Plano Recorrência(Plano Autorrenovável)“, clique em “Cadastrar plano“;
4. O processo de cadastro é dividido em 5 etapas, assim é necessário preencher todos os campos obrigatórios de cada etapa antes de prosseguir.
4.1. Na primeira tela “Dados Básicos“, preencha todos os campos, depois clique no botão “Avançar“;
- Nome: identificador deste cadastro;
- Produto padrão para gerar parcelas contrato: deve ser selecionado a opção “Plano”;
- Plano Ativo a partir de: a partir de que data este plano estará disponível para venda;
- Permitir Matrícula/Rematrícula até: até que data este plano estará disponível para venda;
- Permitir Renovação até: até que data os alunos que já possuem este plano, poderão renová-lo.
4.1.1. No botão “Configurações Avançadas” estão localizadas diversas configurações dos dados básicos, das quais você pode determinar se deseja habilitar ou não.
Atenção: caso realize alguma configuração, clique em “Salvar configurações“.
4.1.1.1. Na aba “Acessos semanais“;
- Acesso semanal: esta configuração limita o acesso do aluno na catraca.
Exemplo: aluno comprou um plano com modalidade 7x na semana e nesta configuração está marcado 3x na semana, então o aluno conseguirá acessar a catraca apenas 3 dias na semana.
4.1.1.2. Na aba “Convites“;
- Quantidade de convite por mês: determine uma quantidade de convites (acessos) que o aluno tem para trazer convidados dentro de cada mês. A medida que forem acontecendo os acessos, o contador vai diminuindo até chegar a 0 e no mês seguinte ele reinicia com o valor informado nesse campo. Com esta opção, a empresa pode montar promoções onde o aluno que comprar o plano com essa configuração marcada, tem direito a quantidade de acessos para seus convidados, podendo ser a mesma pessoa várias vezes ou pessoas diferentes, pois o controle se baseia em acessos.
Dica: nas configurações da empresa, na aba “Restringir convidado a ter somente um convite por mês por convidante“, é possível restringir que um convidado possa vir acompanhando dois alunos diferentes no mesmo mês. Se um mesmo convidado precisar vir com outro aluno, precisa esperar o mês seguinte para conseguir ter o acesso.
4.1.1.3. Na aba “Vendas online“;
Atenção: para planos que são configurados apenas com pacote não é possível utilizar a opção do vendas online.
- Participa do vendas online: ao marcar essa opção esse plano só será apresentado no vendas online, não sendo apresentado na tela de negociação do sistema. Com essa opção marcada algumas das opções da configuração avançada não são mais apresentadas como a opção bolsa e pagamento com boleto;
Atenção: os planos que são vendidos no vendas online devem ter apenas uma duração e uma condição de pagamento. - Permitir turmas no Vendas Online: ao marcar está configuração permite realizar a venda com a marcação na turma pelo vendas online;
- Contratos iniciam a partir de: escolha a data de inicio do contrato. Essa opção é ideal para empresas que estão em fase de inauguração, conseguindo fazer pré-venda de planos. A data escolhida será a data de inicio do contrato do aluno, mas não necessariamente será a data de pagamento do plano;
- Termo de aceite: selecione o termo que será apresentado para o cliente aceitar. Esse termo deve ser cadastrado previamente e é cadastrado no “Modelo de contrato”;
- Vídeo youtube: informe código do video do youtube para ser apresentado no checkout da venda do plano;
Observação: esse vídeo pode ser uma propaganda, ou algo que deseje reproduzir no momento que o cliente adquirir o plano pelo Vendas Online. - Observação: descreva um texto ou observação para ser apresentado abaixo do video no checkout da venda do plano.
Para saber mais sobre plano do vendas online, clique aqui.
4.1.1.4. Na aba “Venda Rápida“;
- Apresentar na venda rápida: marque esta configuração caso deseje que o plano também seja apresentado no venda rápida.
4.1.1.5. Na aba “Totem“;
- Totem: marque esta configuração caso deseje que o plano seja apresentado no autoatendimento, é possível também adicionar uma descrição de encantamento.
4.1.1.6. Na aba “Comissão“;
- Gerar comissão: com esta configuração marcada, significa que ao vender o plano entrará no cálculo da comissão dos consultores.
4.1.1.7. Na aba “Compartilhamento de Plano“.
- Quantidade de compartilhamentos do plano: informe neste campo com até quantas pessoas o comprador do plano poderá compartilhar, ou seja, com até quantos dependentes ele poderá ter ao comprar este plano.
4.2. Na tela “Modalidades“, clique em “Adicionar Linha“, e realize a configuração conforme as instruções a seguir;
- Na guia Modalidade: selecione qual a modalidade que deseja associar a este plano;
- Na guia Repetições na semana: determine quantas vezes na semana esta modalidade dará acesso.
4.2.1. Clique no ícone para adicionar as configurações aplicadas, e repita o processo se desejar adicionar mais alguma modalidade. Após concluir esta etapa, clique no botão “Avançar“.
4.3. Na tela “Horário“, clique no botão “Adicionar Linha” para definir as configurações;
- Horário: determine qual horário (livre, de turma…), os alunos que aderirem este plano terão acesso a empresa;
- Tipo de operação: este campo só deve ser configurado, caso deseje que na compra deste plano, os alunos que aderirem este horário terão algum acréscimo no valor total do plano, ou alguma redução. Então selecione o tipo de operação;
- Tipo de Valor: este campo só deve ser configurado, caso configure o campo Tipo de Operação. Assim, determine se esta operação será calculada em Valor ou Porcentagem;
- Valor: este campo só deve ser preenchido caso tenha configurado os campos Tipo de operação e Tipo de Valor.
4.3.1. Clique no ícone para adicionar as configurações aplicadas , e repita o processo se desejar adicionar mais algum horário. Após concluir esta etapa, clique no botão “Avançar“.
4.4. Na tela “Produtos e Serviços“, clique no ícone para alterar o valor de Matrícula, Renovação e Rematrícula se este plano for cobrar estes serviços. Ou clique em “Adicionar linha“, para adicionar mais um produto a este plano;
Observação: os produtos Matrícula, Renovação e Rematrícula são obrigatórios em um cadastro de plano, não é possível remove-los. Assim, caso não venda estes produtos para este plano, basta deixar o valor zerado.
4.5. Na guia “Dados Contratuais” preencha todos os campos obrigatórios (*), e clique em “Concluir” para finalizar o cadastro.
- Modelo de contrato do plano: selecione o modelo de contrato previamente cadastrado que será disponibilizado para o cliente assinar;
- Percentual da multa de cancelamento: defina neste campo qual o percentual desejado para o sistema calcular a multa de cancelamentos;
- Produto taxa cancelamento: selecione a opção Custo Administrativo Cancelado (por padrão o sistema vem com este produto cadastrado);
- Valor da mensalidade: defina qual o valor da parcela mensal deste plano;
- Taxa de adesão: caso cobre valor de adesão para este plano, basta informar neste campo;
- Fidelidade do plano (meses): defina neste campo a duração deste plano (1 mês, 3 meses…);
- Restringir quantidade marcação por dia de aula coletiva (geral): informe a quantidade de marcações que seus alunos podem realizar por dia de aula coletiva de forma geral;
- Restringir quantidade marcação por dia de aula coletiva (por modalidade): informe a quantidade de marcações que seus alunos podem realizar por dia e por modalidade contratada;
- Permite atestado médico: marque esta opção caso os alunos que comprarem este plano, possam apresentar atestado médico;
- Dividir valor da manutenção nas parcelas: marque esta configuração caso deseje que o sistema divida o valor da Manutenção de Modalidade realizada após a contratação do plano, entre as parcelas em aberto do aluno;
- Restringir Marcações de Aulas Coletivas (quantidade de vezes por semana da modalidade): marque esta opção caso os alunos que contratarem este plano sejam limitados a agendarem aula coletiva de acordo com a quantidade de vezes na semana da modalidade;
- Validar vezes na semana para marcação de aula contabilizando no mesmo dia: marque esta opção se você deseja permitir que os alunos possam agendar várias aulas coletivas no mesmo dia, porém com um limite específico para cada modalidade, de acordo com a configuração do plano contratado.
Exemplo: se um aluno contratou um plano de pilates que permite fazer 3 vezes na semana, com essa opção marcada, ele poderá agendar até 3 aulas de pilates no mesmo dia ou em dias diferentes, desde que não exceda o limite semanal estabelecido para essa modalidade.
4.5.1. No botão “Configurações Avançadas” estão localizadas diversas configurações dos dados contratuais, que você pode determinar se deseja habilitar ou não.
Atenção: caso realize alguma configuração, clique em “Salvar configurações“.
4.5.1.1. Na aba “Parcelas com valor diferente“;
- Definir parcelas com valor diferente (matrícula ou rematrícula): marque esta configuração caso deseje definir valores diferentes para parcelas específicas.
- Utilizar também na renovação: esta opção será apresentada somente após a marcação da configuração acima. Ao marcá-la, o sistema permite que as parcelas com valores diferentes também se apliquem às renovações de contrato.
Ao utilizar essa configuração, basta selecionar qual parcela terá o valor diferente e inserir o valor que será cobrado nesta parcela.
4.5.1.2. Na aba “Férias“;
- Clique neste ícone para definir a quantidade de dias de férias que o aluno pode solicitar ao adquirir o plano. Após definir a quantidade de dias, salve a informação clicando no ícone .
4.5.1.3. Na aba “Anuidade“;
- Anuidade com mesmo vencimento da parcela: marque esta configuração caso deseje que a anuidade seja cobrada juntamente com a parcela, para isso basta informar o valor da anuidade e em qual parcela do plano deseja cobrar;
Observação: nesse caso a anuidade vai ser cobrada na mesma data da parcela do plano escolhida, independentemente do mês de vencimento. - Renovar anuidade automaticamente: marque esta configuração caso deseje que a anuidade seja renovada juntamente com a renovação do plano. Caso não esteja marcada essa opção, o plano renovará porém sem a anuidade;
- Não cobrar anuidade proporcional: marque essa configuração caso deseje que no ato da venda do plano, o sistema cobre o valor da anuidade integralmente independente do seu vencimento.
Observação: Caso marcada a configuração “Anuidade com mesmo vencimento da parcela” o sistema automaticamente habilitará a configuração “Não cobrar anuidade proporcional“, ou seja, a anuidade será cobrada integralmente independente do vencimento.
Atenção: caso não marque a configuração “Não cobrar anuidade proporcional” no ato da venda do plano o sistema calcula um valor proporcional de acordo com o início do plano e o mês de cobrança da anuidade. Se minha anuidade vence em junho e o plano é vendido em janeiro, o cliente pagará o valor proporcional a 6 meses. - Valor: neste campo deve ser definido o valor da anuidade;
- Dia: neste campo deve ser definido o dia do vencimento da anuidade;
Observação: só será definido se não estiver habilitado a opção “Anuidade com mesmo vencimento da parcela“. - Mês: neste campo deve ser definido o mês do vencimento da anuidade.
Observação: só será definido se não estiver habilitado a opção “Anuidade com mesmo vencimento da parcela“.
4.5.1.4. Na aba “Data de pagamento“;
- Escolha os dias do mês: marque os dias equivalentes a data de vencimento pró-rata;
- Data de Vencimento Obrigatória: ao marcar esta configuração o aluno será obrigado escolher a data de vencimento das parcelas com base nas opções definidas no campo acima.
Observação: mesmo configurado os dias desejados, a data do dia de hoje será apresentada.
4.5.1.5. Na aba “Renovação automática“;
- Ativar renovação automática: caso seja marcado, todos os alunos que contrataram este plano, terão seus contratos renovados automaticamente quando o plano vencer;
Observação: por padrão a configuração já vem marcada. - Renovar plano com desconto: caso na venda do plano tenha sido aplicado algum desconto extra, ao marcar esta configuração, o sistema irá renovar o contrato automaticamente com o mesmo desconto;
- Renovar produtos obrigatórios: ao marcar esta configuração, todos os produtos obrigatórios definidos no plano, serão incluídos na renovação;
- Renovar contrato automaticamente utilizando valor base do contrato: marque esta configuração se deseja que, durante a renovação automática, o sistema não utilize o valor atual do plano, mas sim o valor do contrato anterior, mantendo assim o valor base do contrato renovado.
Exemplo: o cliente negociou um plano com uma mensalidade de R$100,00 por 6 meses, totalizando um valor base do contrato de R$600,00. Apesar do plano agora ter uma mensalidade de R$120,00 e um valor base de R$720,00, o sistema, ao renovar automaticamente o contrato, seguirá o valor do contrato anterior, assegurando que o contrato renovado mantenha um valor base de R$600,00.
4.5.1.6. Na aba “Não renovar com parcela aberta“;
- Não renovar contrato com parcela aberta (vencida): ao marcar esta configuração, os alunos que tiverem parcela vencida em aberto não terão seus contratos renovados automaticamente.
4.5.1.7. Na aba “Parcela pela operadora“;
- Permite parcelamento pela operadora: marque essa configuração caso deseje que seja cobrado, de forma on-line, o valor total do plano vendido, dividido pelo número total de parcelas definido na configuração “Número máximo de parcelas”;
Exemplo: é vendido um plano por R$ 600,00. O sistema vai cobrar a vista R$ 600,00, dividido em 6 vezes, usando os R$ 600,00 do limite do cartão do aluno.
Observação: o sistema gera apenas 1 parcela no caixa em aberto do cliente. - Número de vezes de acordo com a duração do contrato/plano: marque essa configuração caso deseje que o número máximo de vezes do parcelamento, siga de acordo com a quantidade de meses/duração do contrato;
Exemplo: um contrato de 10 meses terá um número máximo de parcelamento em 10 vezes. - Número máximo de parcelas: número total de parcelas que serão permitidas no parcelamento.
Observação: caso esteja marcado a configuração “Número de vezes de acordo com a duração do contrato/plano” está não se aplica.
4.5.1.8. Na aba “Cobrar adesão separada“;
- Permite cobrar adesão separada: marque esta configuração caso queira que seja gerado uma parcela de adesão separada das parcelas do plano.
Observação: em “Número máximo de parcelas” defina a quantidade máxima de parcelas que o aluno poderá parcelar esta adesão.
4.5.1.9. Na aba “Cobrar produtos separado“;
- Permite cobrar produtos separados: marque esta configuração caso deseje que os produtos adicionados ao cadastro deste plano sejam cobrados em parcelas separadas das do plano;
- Parcelar Produtos: defina neste campo a quantidade máxima de parcelas que será permitido parcelar os produtos.
4.5.1.10. Na aba “Cancelamento verificando parcela“;
Atenção: caso realize as configurações para este plano, no momento do cancelamento o sistema irá considerar estas regras que foram configuradas no cálculo do cancelamento.
- Habilitar cancelamento verificando próxima parcela em aberto: marque essa configuração caso deseje que o sistema realize o cálculo de cancelamento avaliando as parcelas que ainda estão em aberto do contrato;
- Prazo para avisar com antecedência para não cobrar próxima parcela: neste campo é possível definir a quantidade de dias que o aluno deve avisar com antecedência para que não seja cobrado no cálculo de cancelamento a próxima parcela;
Exemplo: configurei o prazo de 20 dias, ou seja, caso o aluno avise antes de 20 dias do vencimento da próxima parcela ele não será cobrado. - Prazo para cobrar valor total de anuidade antes do vencimento: neste campo irá definir um prazo para que o sistema no momento do cancelamento verificando parcela, possa cobrar ou não a anuidade.
Exemplo: configurei 50 dias, nesse período se o aluno tiver alguma parcela de anuidade com vencimento dentro desse período o sistema irá apresentar o valor no ato do cancelamento. Caso a parcela não tiver a data de vencimento dentro desse período informado, o sistema não apresenta o valor no ato do cancelamento.
4.5.1.11. Na aba “Desconto“;
- Aceita dar desconto extra: com essa configuração habilitada, é permitido lançar desconto extra na hora da venda deste plano.
4.5.1.12. Na aba “Cancelamento Automático do Contrato“;
Atenção: caso realize as configurações para este plano, no momento do cancelamento o sistema irá considerar estas regras que foram configuradas no cálculo do cancelamento.
- Quantidade de dias após vencimento da parcela para cancelamento automático do contrato: neste campo é possível definir a quantidades de dias após o vencimento da parcela, para que o sistema cancele de forma automática o contrato.
4.5.1.13. Na aba “Plano Vip“.
- Permitir acesso as empresas da rede: com essa configuração habilitada, os alunos que adquirirem este plano têm acesso às outras unidades da rede.
Observação: essa configuração é exclusiva para a rede de empresas da Engenharia do Corpo, pois operam com um sistema unificado de acesso.
Saiba mais
Para saber qual a diferença entre Banco Normal, Banco Multiempresa e Redes, clique aqui.
Para saber como vender um Plano Recorrente para os clientes, clique aqui.
Para saber como cadastrar mais de um cartão de crédito para o mesmo cliente para cobrar na recorrência, clique aqui.