O que é
O Tipo de Contrato auxilia o Gestor a entender se seus consultores estão realizando esforços para converter seus potenciais clientes em clientes ou não. Além de ser possível configurar o sistema para calcular Taxas de Comissão diferentes dependendo do Tipo de Contrato, agendado ou espontâneo.
Primeiro temos que entender a diferença entre um Contrato Espontâneo e um Contrato Agendado.
- O contrato Espontâneo é aquele no qual o cliente foi até sua empresa, sem agendamento prévio, e adquiriu um contrato.
Por exemplo: Maria estava passeando pelo shopping quando passou pela loja da empresa X. Ela se interessou pelos produtos e decidiu entrar. Após conversar com o vendedor, Maria decidiu adquirir um contrato de serviço. Nesse caso, Maria fez uma compra espontânea, sem ter sido contatada ou agendada previamente por um consultor. - O contrato Agendado é aquele no qual, antes da venda, seu consultor teve o trabalho de fazer um contato e agendamento, ou seja, seu consultor precisou se esforçar para conseguir fazer aquela conversão.
Por exemplo: João, um consultor da empresa Y, ligou para o cliente Pedro, apresentando os serviços da empresa e agendando uma reunião para discutir detalhes. Pedro compareceu à reunião e, após a apresentação e esclarecimento de dúvidas, decidiu fechar um contrato de serviço. Nesse caso, houve um esforço prévio de agendamento por parte do consultor, resultando em um contrato agendado.
Observação: no módulo CRM, nas configurações da engrenagem, possui a configuração de tempo (dias) do agendamento e da venda para considerar contrato agendado. Para saber como configurar clique aqui.
Atenção: é possível alterar o tipo de contrato de um cliente. Para saber como realizar a operação, clique aqui.
Saiba mais
Para saber a diferença entre Contrato Espontâneo e Contrato Agendado, clique aqui.
Para saber como alterar o tipo de contrato de Espontâneo para Agendado e vice-versa – Nova Tela do Cliente, clique aqui.
Para saber sobre o BI Conversão de vendas – ADM, clique aqui.