O que é
A renovação é a continuação de um contrato, que pode envolver a escolha do mesmo plano ou de um plano diferente, de acordo com as necessidades e preferências do aluno.
No caso de planos de crédito, é necessário considerar dois cenários. A renovação de contratos desse tipo não permite concomitância, ou seja, não é possível ter dois contratos de crédito vigentes ao mesmo tempo.
No entanto, o sistema permite a renovação antecipada ou atrasada, desde que o contrato original já esteja vigente (em uso).
Se a tentativa for renovar um contrato que ainda não iniciou — ou seja, uma renovação futura já programada — a renovação não será permitida.
Quando a renovação ocorre sobre um contrato vigente, o sistema permite a antecipação e realiza os seguintes ajustes:
- Aplica um bônus negativo no contrato anterior (reduzindo proporcionalmente seus créditos e sua duração);
- Define a data de término do contrato atual para o dia anterior à nova renovação;
- Inicia o novo contrato imediatamente, sem sobreposição entre os dois.
Em caso de planos de créditos cumulativos, ao renovar um contrato do tipo Crédito, o sistema apresenta uma mensagem na nova negociação informando sobre o acúmulo de créditos e os dias restantes do contrato anterior.
Atenção: Considere se o plano está configurado como crédito cumulativo, crédito não cumulativo ou crédito por sessão vendida, pois cada tipo impacta de forma diferente o uso dos créditos. Para entender melhor cada um, clique aqui.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “2.53 – Fechar negociação em um fechamento de venda de contrato” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Outras permissões que podem ser úteis na utilização deste recurso “3.06 – Alterar a data em que o contrato do aluno será lançado” e “2.39 – alterar a data de registro da venda“.
Como fazer
1. Na lupa de busca, procure pelo aluno desejado e acesse o perfil;
2. Na tela do perfil do aluno, acesse a guia “Contratos” para visualizar o histórico de contratos;
3. Localize o contrato que deseja renovar e clique na opção “Renovar“.
Saiba mais
Para saber como funciona a nova tela de negociação de contrato, clique aqui.
Para saber como funciona a nova tela do cliente, clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito (Comum), clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito não cumulativo (Nova tela do Plano), clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito configurando por sessão, clique aqui.