Índice

    O que é

    Atualmente, o cadastro de compras no sistema é um processo manual, exigindo que o usuário registre os produtos antecipadamente e depois informe detalhes como fornecedor, valores e quantidades adquiridas.

    Para otimizar esse fluxo criamos a funcionalidade de “Importar XML de NFE” que automatiza a reposição de estoque e reduz o tempo necessário para atualização do sistema.

    Neste conhecimento ensino como importar o XML da nota de compra no sistema.

    Observação: caso seja feita a tentativa de inserir um XML referente a uma compra que já esteja vigente, o sistema exibirá uma mensagem semelhante a esta: “Não foi possível realizar esta operação: já existe uma compra ATIVA registrada com esse número de NF (50005). Código: 25. Data de cadastro: 06/05/2025.“.

    No entanto, se a compra anterior tiver sido cancelada, o sistema permitirá a nova inserção do XML.

    Atenção: A importação funciona apenas para NFe.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “12.01 – Compras” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Compra“;

    2. O sistema apresenta a lista de compras já lançadas. Clique no botão “Cadastrar novo“;

    3. Localize a guia “Importar XML de NFE“. Você poderá importar o XML da nota fiscal de compra para preencher automaticamente dos dados e produtos adquiridos. Clique em “Adicionar XML NFe“;

    Atenção: ao utilizar essa opção, não será necessário preencher manualmente os dados das guias “Dados Compra” e “Produtos da compra“. Devido o preenchimento automático do sistema após a importação do XML.

    3.1. Após importar o XML será aberta a janela “Produtos” para realizar ajustes, necessários;

    3.2. Neste bloco realize o vínculo do produto a um produto existente ou cadastre como um novo produto e defina o valor da venda do produto;

    Atenção: a ação de vincular ou criar um novo é obrigatória, caso não seja marcado o sistema não deixará salvar o produto.

    • Produto não identificado na compra: exibe produtos que não foram reconhecidos no sistema ao registrar a compra;
    • Vincular ao estoque: permite associar o produto a um item já existente no estoque;
    • Cadastrar como novo: utilize essa opção para adicionar o produto como um novo item no sistema;
    • Valor de venda: define o preço de venda do produto caso seja cadastrado ou vinculado.

    3.3. Neste bloco defina a “Categoria” do produto e o “Estoque mínimo“;

    • Categoria: defina a categoria dos produtos;
      Por exemplo: se é um produto para Loja, Serviço, etc.
      Atenção: se a categoria desejada não for exibida, é necessário cadastrá-la. Para realizar o cadastro de uma nova categoria clique aqui.
    • Estoque mínimo: defina o estoque mínimo para esses produtos.

    3.4. Após tudo configurado clique em “Salvar produtos” e confira os dados nas guias anteriores.

    Atenção: se o fornecedor não estiver cadastrado no sistema, ele será criado automaticamente com o nome e CNPJ importados do XML da nota fiscal.
    Por exemplo: se o fornecedor com CNPJ 10************ não for identificado no sistema, ele será cadastrado automaticamente com os dados do XML da nota fiscal de compra. No entanto, se o sistema reconhecer o CNPJ, mesmo que o nome seja diferente, a compra será vinculada ao fornecedor já existente.

    4. Por fim, após a conferência clique em “Gravar“.

    Informações importantes

    Na importação do XML da nota fiscal de compra, é necessário considerar os seguintes casos:

    1. Produtos novos: se o XML contiver produtos que ainda não foram cadastrados no sistema, o sistema criará automaticamente o cadastro desses produtos. Além disso, configurará o estoque, definindo um estoque mínimo. Veja o passo a passo de como é realizado essa operação clicando aqui.

    2. Produtos já cadastrados: se um produto for vinculado a um já existente, o sistema atualizará a quantidade mínima no estoque, realizará o balanço para informar a quantidade disponível e ajustará a nova quantidade mínima para futuras compras. Aprenda a realizar a operação de balanço clicando aqui.

    3. Fornecedor não cadastrado: caso o fornecedor não esteja registrado no sistema, ele será criado automaticamente com o nome e o CNPJ importados do XML. Saiba como é realizado o cadastro do fornecedor, clicando aqui.

    4. Fornecedor já existente: se o sistema identificar um fornecedor com o mesmo CNPJ, apenas vinculará os dados à compra, sem criar um novo cadastro.

    Saiba mais

    Para saber como trabalhar com o estoque, clique aqui.

    Para saber como cancelar uma compra de estoque, clique aqui.

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