O que é
O recurso de mudança de plano foi criado para oferecer maior flexibilidade aos alunos, permitindo que ajustem sua escolha de acordo com suas necessidades e preferências. Com essa funcionalidade, o aluno pode optar por um plano superior, contratando um serviço mais completo e com mais benefícios (upgrade), ou por um plano inferior, caso deseje reduzir os custos e optar por uma opção mais econômica (downgrade). Dessa forma, a ferramenta garante uma experiência personalizada, atendendo tanto à evolução acadêmica quanto às condições financeiras do aluno.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “13.00 – Ver aba Contratos” e“9.48 – Realizar mudança de plano de um contrato ativo (upgrade/downgrade). Cancelar o contrato atual e gerar um contrato com novo plano” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No perfil do aluno localize e clique sobre o plano recorrente que deseja realizar a mudança de plano;
2. Logo clique em “Alterar plano“;
3. Na tela que lhe foi exibida, selecione o novo plano, de acordo com as regras descritas na própria tela;
Observação: só é possível mudar para plano recorrente e sem turma.
4. O sistema apresentará uma tabela com todas as atualizações, informando quais as mudanças de valores, datas de vencimento e demais alterações;
5. Após conferir todos os ajustes, caso você concorde e deseje continuar com a troca do plano, clique sobre “Confirmar alteração do plano”;
6. Feito isso o plano do seu aluno já foi alterado.
Observação¹: a mudança de plano interrompe o contrato atual do aluno e inicia um novo contrato imediatamente. Portanto, será gerada uma nova numeração de contrato com os novos valores das mensalidades.
Observação²: não será alterado o valor que o aluno já pagou pelo plano anterior, o sistema simplesmente cancela as parcelas futuras do contrato antigo e lança as parcelas restantes no novo valor. Sua data final será ajustada de acordo com a duração do novo contrato.
Por exemplo: o aluno possuía um contrato com valor mensal de R$50,00 e duração de 3 meses e decide fazer um upgrade para um novo plano com valor mensal de R$80,00 e duração de 6 meses. Ao finalizar a operação de mudança de plano, as parcelas referentes aos próximos 3 meses serão canceladas e será lançado um novo contrato de 6 meses, com a data de início contando a partir de hoje.
Observação³: ao realizar a mudança de plano pode ocorre desse cancelamento ser desconsiderado no BI de movimentação de contratos caso tenha marcado no filtro a opção “Desconsiderar cancelamentos por mudança de plano“.
Saiba mais
Para saber como cadastrar Plano Recorrente (Nova tela do Plano), clique aqui.
Para saber como vender um Plano Recorrente para os clientes, clique aqui.
Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.