Índice

    O que é

    Através do sistema é possível realizar estornos de uma cobrança, seja por remessa ou por transação.

    Atenção¹: o estorno para o aluno é realizado pela ADQUIRENTE, e não pela Pacto!

    Atenção²: verifique a qual convênio de cobrança (operadora) pertence, pois atualmente pelo sistema Pacto, cobranças feitas por Remessa só podem ser canceladas se pertencerem à operadora Cielo.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “13.06 – Ver aba PactoPay“, “2.68 Gestão de Remessas” e “4.20 – Permitir acesso ao Gestão de Transações” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Como verificar se cobrança é por transação ou remessa

    1. Ao acessar o perfil do cliente, localize e clique na guia “PactoPay“;

    2. Em seguida, no bloco “Histórico de cobrança em cartão de crédito” verifique qual é o tipo de cobrança na coluna “Convênio“.

    • Se a cobrança estiver sendo apresentada como “DCC“, então deverá estornar pela “Gestão de Remessa“;
    • Se a cobrança estiver sendo apresentada como “Online“, localize a parcela que deseja estornar e clique no ícone para “Cancelar/estornar a transação“. Também pode estornar pelo “Módulo PactoPay“.

    • Clique no ícone  caso deseje “Visualizar os parâmetros de envio“;
    • Clique no ícone  caso deseje “Visualizar os parâmetros de resposta“;
    • Clique no ícone  para obter “Mais detalhes sobre essa transação“;
    • Clique no ícone  para “Realizar retentativa imediata de transação“;
    • Clique no ícone  para “Cancelar/estornar transação“.

    Estorno por Remessa

    1. Confirmado que a cobrança foi efetuada pelo convênio da operadora Cielo, na lupa de busca pesquise por “Gestão de Remessa“;

    2. Será apresentada a tela do Gestão de Remessa, clicar na guia  “Remessa de Cancelamento” e espere o sistema atualizar;

    3. Após o carregamento, selecione o “Convênio de Cobrança“, informe a “Data de Pagamento das Parcelas” e  clique no botão “Consultar“;

    4. No campo “Cliente” informe e selecione o nome do aluno a quem pertence à parcela, e clique em “Consultar“;

    5. Será apresentada todas as cobranças efetuadas dentro da data definida no filtro para este aluno, selecione a que precisa cancelar e clique no botão “Nova Remessa“;

    6. Será realizado o envio de solicitação de cancelamento junto a operadora, no mais é só aguardar o retorno da mesma.

    Estorno de Transações (Online) pelo módulo PactoPay

    1. No módulo PactoPay, no menu lateral esquerdo clique em “Relatórios“;

    2. Em seguida, clique em “Cartão de crédito online“;

    3. Ao acessar a ferramenta o sistema apresenta filtros que podem ser utilizados para localizar a(s) cobrança(s);

    Filtros rápidos:

    • Ontem: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia anterior a consulta;
    • Hoje: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia que está realizando a consulta;
    • Este mês: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês condizente com a data da consulta;
    • Mês anterior: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês anterior a data da consulta.

    Filtros do funil:

    • Período: neste filtro é possível determinar um período específico de consulta;
    • Empresa: caso trabalhe com mais de uma empresa no mesmo banco de dados, neste campo é possível selecionar a unidade que deseja visualizar as informações;
    • Convênios: caso trabalhe com mais de um Convênio de Cobrança, e queira visualizar as informações de cobrança de um convênio específico, ao clicar sobre este filtro será apresentado todos os convênios do banco, clique no desejado;
    • Situações: neste filtro é possível selecionar uma ou mais situações das cobranças.

    4. Após aplicar os filtros, localize o card “Aprovada” e clique sobre o número apresentado;

    5. Será apresentada a lista com as cobranças aprovadas. Selecione a(s) cobrança(s) que deseja cancelar e clique no botão “Cancelar cobrança“;

    6. Será apresentado a mensagem informando que a cobrança foi cancelada/estornada.

    Saiba mais

    Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.

    Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.

    Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.

    Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.

    Para saber como estornar uma cobrança online pelo perfil do aluno, clique aqui.

    Para saber como cancelar/estornar uma cobrança autorizada no PactoPay, clique aqui.

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