O que é
Existem casos em que é necessário realizar a devolução de cheques no sistema. Neste conhecimento consegue ver qual o passo a passo para realizar a devolução quando não utiliza o financeiro avançado (movimentação de contas).
Observação: o sistema considera esse processo como uma “Edição de Pagamento” ou “Edição de Recibo“.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “4.22 – Edição de Pagamento” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Para realizar a devolução sem utilizar o Financeiro Avançado, é necessário ir ao cadastro do aluno no sistema e buscar pelos recibos de pagamento:
1. Acesse o perfil do aluno e clique em “Financeiro“;
2. Localize os recibos desse aluno em “Histórico de pagamentos efetuados“;
3. Clique no ícone para acessar a tela de edição do recibo;
4. Em seguida, marque o checkbox no campo “Trocar” e clique em “Confirmar“;
5. Logo é direcionado para a tela do Caixa em Aberto para realizar a quitação com outro cheque ou outra forma de pagamento.
Saiba mais
Para saber como realizar movimentação de recebíveis, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.
Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.
Para saber qual a diferença entre o financeiro Simplificado e Avançado, clique aqui.