Ainda não encontrou esse recurso no seu sistema?
Não se preocupe! Trabalhamos com a liberação gradual dos novos recursos. Logo, logo ele estará disponível para você também!
O que é
A ferramenta Local de Acesso foi desenvolvida para facilitar o cadastro e a configuração dos terminais que registram o acesso de clientes e colaboradores na empresa. Esses terminais podem incluir desde catracas físicas até leitores biométricos, garantindo que o controle de acesso seja feito de forma eficiente e segura. Com essa funcionalidade, você pode gerenciar todos os pontos de entrada de forma centralizada, personalizando as configurações conforme as necessidades da sua organização.
️Atenção: a configuração/manutenção da catraca ou do leitor biométrico no sistema é feita pela nossa equipe de Suporte.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “1.05 – Locais de acesso” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
O processo de cadastro do local de acesso, é dividido em duas etapas, de modo que é necessário seguir o passo a passo abaixo.
Primeira etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu local de acesso. Para isso:
1. Na lupa de busca, pesquise por “Local de Acesso“;
2. Será direcionado a uma nova tela listando todos os locais de acesso cadastrados na sua empresa, clique em “Cadastrar novo“;
3. Na tela de cadastro, configure os campos necessários conforme apresentado abaixo;
- Empresa: determine a unidade onde o local de acesso será cadastrado;
- Código: código gerado automaticamente pelo sistema para esse cadastro;
- Descrição: adicione a descrição do local de acesso. Por exemplo, “Recepção Pacto”;
- Concentrador: nome do computador que o programa de catraca está instalado;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Cliente): é o tempo, em minutos, que o aluno terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Colaborador): é o tempo, em minutos, que o colaborador terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo de tolerância para saída: caso trabalhe com controle de saída na catraca e deseje definir um tempo mínimo, em minutos, de permanência do aluno ou colaborador após o acesso, é possível determinar o tempo de espera em minutos que deverão aguardar após a entrada para sair;
- Capacidade limite de alunos simultâneos: informe a quantidade de alunos que podem acessar aquele local em tempo real;
- Servidor de impressões: é aqui que podemos encontrar o banco de dados digital, ou seja, o nome do computador no qual está instalado;
- Porta servidor impressões: a porta padrão é 5100;
- Facial Pacto: caso utilize reconhecimento facial informe neste campo o nome do computador que a catraca está cadastrada;
- Servidor Facial Inner: aqui é feita a integração com dispositivos de reconhecimento facial modelo T4 vendidos pela Topdata e EVO. Defina aqui o computador que controla esse equipamento.
Atenção: cuidado ao realizar a configuração do Servidor Facial Inner. - Porta Facial Inner: a porta padrão é 7792;
- Categoria do local de acesso: se você trabalha com várias catracas e precisa separar ou categorizar o local de acesso, é possível fazer isso por meio dessa configuração. Ela permite distinguir o local de acesso utilizado apenas para cadastros, do local de acesso usado para o controle de entrada em ambientes de aulas;
- Pedir senha de liberação para cada acesso: marque esta configuração caso deseje que o usuário informe o login de autorização para cada liberação manual de acesso (Entrada e Saída);
Observação: caso a configuração não esteja marcada é necessário informar o login de autorização somente uma vez. - Pedir senha para cadastrar mais de uma biometria: com esta configuração habilitada, sempre que o colaborador realizar o cadastro a partir da segunda digital para um aluno, o sistema de acesso irá solicitar o usuário e a senha deste colaborador;
Observação¹: nesses casos, a permissão “1.14 permitir cadastrar mais de uma digital para os clientes com autorização” será validada.
Observação²: com esta configuração desabilitada não será solicitado usuário e senha no cadastro de biometria em nenhum momento. - Solicitar justificativa de acesso ao realizar liberação manual: com esta configuração habilitada, será necessário adicionar uma justificativa todas as vezes que o colaborador realizar uma liberação manual de acesso;
- Ignorar consumo de crédito de acessos realizados nesse local de acesso: com esta configuração habilitada, todos os acessos realizados neste local de acesso não serão contabilizados no consumo de créditos do plano de crédito;
- Utilizar modo offline: marque esta configuração para ativar o modo off-line. Com o modo off-line habilitado, os acessos ao sistema de catraca podem ser realizados mesmo sem conexão com a internet. O sistema gera os dados de validação dos alunos e permite o acesso à academia usando um banco de dados off-line local.
Observação: é necessário que o serviço de geração dos dados off-line esteja devidamente configurado e executado na madrugada do próprio dia. Essa configuração é realizada pela Pacto.
4. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Segunda etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu coletor (catraca). Para isso:
1. Clique em “Novo“;
2. Serão apresentadas todas as guias disponíveis para o cadastro do seu coletor;
Observação: é possível copiar as informações de um coletor já cadastrado, para isso clique em “Copiar Informações de outro Coletor“.
2.1. Guia “Dados básicos“;
- Desativado: marque esta opção caso deseje que esse local de acesso esteja desativado;
- Número do terminal: adicione o número da catraca;
Observação: algumas academias podem ter mais de uma catraca, no caso da academia ter duas catracas (coletores) deverá ser inseridos dois números. Por exemplo 1 e 2. - Descrição: adicione a descrição de cada coletor. Por exemplo, a catraca 1 é a catraca de entrada, no caso poderá ser nomeada como “Catraca Entrada”, já a catraca 2 é a de saída e poderá ser nomeada com o nome “Catraca Saída”;
- Sentido do acesso: adicione a ação que a catraca deve registrar. Sendo elas “Entrada, Entrada e Saída (indiferente), Esperando pelo sistema ou Saída“;
- Código do NFC: deixar em branco.
2.2. Guia “Hardware“;
Observação: os campos mudam de acordo com o “Protocolo” selecionado.
- Protocolo: neste campo você terá que informar o nome do protocolo de comunicação entre a catraca e o sistema;
Observação: caso seja informado o protocolo “Serial Pacto” a “Porta Leitor Serial” também deverá ser informada. Isso possibilita usar duas portas seriais. - Inverter Giro: utilize esta opção caso o sentido do giro na catraca esteja errado. Por exemplo, você espera que o giro da catraca seja de entrada (empurrar o braço da catraca) e ele esta como saída (puxando o braço da catraca), então você utiliza esta opção para que o giro da catraca fique correto;
- Mensagem para display: defina a mensagem que deseja que apareça no display da catraca;
- Porta de comunicação: é a porta em que a catraca esta ligada no computador. Por exemplo, “COM1“;
- Porta Leitor Serial: a porta do leitor serial somente é apresentado para protocolo “Serial Pacto” e “Paralela Henry“;
- Modo de transmissão: a própria porta de comunicação possui uma velocidade para comunicar com o hardware. A velocidade padrão é Automático;
- Relê de entrada/Sensor de entrada: é a configuração que determina qual lado será a entrada;
- Tempo de acionamento (entrada): determina a quantidade de tempo que o aluno tem para entrar após confirmado o acesso (girar a catraca);
- Relê de saída/Sensor de saída: é a configuração que determina qual lado será a saída;
- Tempo de acionamento (saída): determina a quantidade de tempo que após confirmado o acesso o aluno tem para sair (girar a catraca);
- Teclado Gertec: é onde configura a porta COM do teclado Gertec;
- Dígitos do Cartão: caso você utilize a carteirinha para acesso na catraca, neste campo é onde configura a quantidade de dígitos do cartão que será utilizado;
- Aguardar giro da catraca: com essa opção marcada, o acesso só será registrado após o giro na catraca (essa opção deve estar sempre marcada);
- Disp. Alternativo: este campo só aparece em alguns modelos. Trata-se de algum dispositivo de entrada como Leitor de Código de Barras, MiFare, Aproximação (RF-ID), etc.
2.3. Guia “Impressões digitais“;
- Número de série: número do certificado da impressão digital;
- Resolução (DPI): número padrão predefinido pelo sistema;
- Padrão para cadastro de impressões: se esse computador será o padrão para o cadastro de novas digitais.
Observação: é permitido adicionar somente um coletor padrão para cadastro de impressões para o mesmo local de acesso.
2.4. Guia “Facial“;
- Padrão para cadastro facial: se esse coletor será o padrão para o cadastro de novas faciais.
2.5. A guia “Validações de Acesso” permite restringir o acesso ao ambiente de uma empresa e também o acesso entre várias unidades de uma rede, possibilitando que um aluno de uma determinada unidade/ambiente possa acessar outras. O acesso será liberado com base na configuração realizada e nas informações do contrato do aluno. Clique aqui para saber como configurar uma validação de acesso para os alunos quando passarem na catraca.
3. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Observação: Se necessário é possível cadastrar mais de um coletor.
Curiosidades da tela
1. Para editar as configurações de um coletor já cadastrado clique neste ícone , já para excluir um coletor clique neste ícone ;
2. É possível visualizar o log das alterações realizadas clicando neste ícone ;
3. Ainda é possível “Excluir” ou “Clonar” o cadastro deste local de acesso.
Saiba mais
Para saber como cadastrar Facial, clique aqui.
Para saber como configurar o Servidor Facial, clique aqui.
Para saber como cadastrar digital/biometria no Zillyon Acesso, clique aqui.
Para saber sobre o Reconhecimento Facial do sistema Pacto, clique aqui.
Para saber sobre a lista de catracas homologadas com sistema Pacto, clique aqui.
Para saber como utilizar o Controle de Acesso iDFace com o sistema Pacto, clique aqui.