O que é
Ter o controle do estoque é registrar todas as entradas e saídas de produtos da sua empresa, ou seja, informar ao seu sistema todas as compras de novos produtos e registrar todas as vendas realizadas para clientes, colaboradores e consumidores.
Como fazer
Criamos este fluxo que mostra as principais etapas a seguir para configurar, operar e gerenciar o seu Estoque. Siga o fluxo abaixo, onde cada quadro representa uma etapa:
Clicando sobre os tópicos abaixo, você será direcionado ao artigo referente a explicação do assunto.
1. O primeiro passo é habilitar as permissões no perfil de acesso do sistema. É através das permissões que os usuários do sistema poderão ou não ter acesso aos recursos do Estoque. Veja o passo a passo clicando aqui.
2. O segundo passo é o cadastro do produto para a venda. Neste passo você informará ao sistema o nome do produto e o valor de venda. Veja o passo a passo clicando aqui.
3. O terceiro passo é a configuração dos produtos que fazem parte do seu controle de estoque. Neste momento você definirá a quantidade mínima que produtos que deve chegar para fazer uma nova compra. Veja o passo a passo clicando aqui.
4. O quarto passo depende do momento que você está. Portanto, separamos ele em duas parte, sendo a primeira quando você já vende produtos e quer começar a organizar e controlar no sistema Pacto e a segunda quando você está começando a trabalhar com venda de produtos e, portanto, começando do zero.
4.1. O balanço é um recurso do sistema utilizado para ajustar a quantidade de produtos disponíveis no estoque. Deve ser aplicado ao iniciar a organização do estoque no sistema, quando já houver produtos cadastrados e em venda, ou para atualizar a quantidade devido a baixas por vencimento ou extravio. Aprenda a realizar essa operação clicando aqui.
4.2. A compra é um recurso do sistema para informar a entrada de novos produtos e atualizar a quantidade disponível para venda. Deve ser utilizado ao iniciar a organização do estoque, quando ainda não há produtos sendo vendidos, ou para atualizar a quantidade após uma nova compra. Aprenda a realizar essa operação clicando aqui.
5. O quinto passo é o momento de realizar a venda dos produtos aos clientes, colaboradores e consumidores. Veja o passo a passo clicando aqui.
6. O sexto passo da gestão do estoque é acompanhar os relatórios do estoque, que são dois.
6.1. O relatório de posição do estoque apresenta a quantidade de produtos em estoque, comparando com a quantidade mínima de estoque definida no momento da configuração. Veja como consultar o relatório clicando aqui.
6.2. O relatório cardex apresenta as movimentações de um produto no estoque, dentro de um determinado período. Por ele você acompanha todas as compras e vendas dos produtos. Veja como consultar o relatório clicando aqui.