O que é
A assinatura digital de contratos de produto permite uma gestão completa e organizada dos processos da sua empresa, garantindo que todos os contratos de produtos dos seus clientes sejam assinados. Além de reduzir o consumo de papel, já que os contratos estarão online e não será necessário imprimi-los.
Atualmente, é possível assinar o contrato de produto digitalmente pelo sistema Web.
Essa funcionalidade é especialmente útil em diversos cenários do dia a dia de uma academia, como:
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Produtos do tipo serviço: por exemplo, ao vender pacotes de sessões como massagens, fisioterapia ou aulas especiais (como dança ou pilates), o contrato pode formalizar regras como validade das sessões, necessidade de agendamento prévio e política de cancelamento. Isso evita dúvidas e garante que o cliente esteja ciente dos termos desde o início.
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Produtos do tipo estoque: em casos como a venda de suplementos alimentares, uniformes ou kits promocionais, o contrato pode reforçar informações importantes, como proibição de troca após o uso, prazos de validade ou condições de entrega. Isso ajuda a proteger a empresa e a manter a transparência com o cliente.
Além disso, contar com contratos digitais agiliza os processos de venda, padroniza a comunicação e fortalece a segurança jurídica da operação, sendo uma excelente solução para academias que desejam profissionalizar ainda mais seus atendimentos.
Como trabalhar
1. Como cadastrar o modelo de contrato de produto no sistema: nessa etapa deve-se cadastrar o modelo de contrato no sistema, com os campos, cláusulas necessárias para personalização automática no momento da venda.
Por exemplo: para o “Pacote de 10 sessões de massagem”, o contrato pode conter regras sobre agendamento, validade das sessões e política de cancelamento.
2. Como incluir o modelo de contrato no produto: nessa etapa deve-se vincular o modelo de contrato ao produto correspondente. Assim, sempre que o produto for vendido, o sistema saberá qual contrato apresentar ao cliente.
Por exemplo: a academia vincula o contrato previamente cadastrado ao produto “Pacote de 10 sessões de massagem”, garantindo que toda venda desse item gere um contrato a ser assinado.
3. Como vender o produto para o cliente: nessa etapa deve-se realizar a venda do produto normalmente, garantindo que o contrato já esteja vinculado para que o cliente possa assiná-lo logo após a finalização da venda.
Por exemplo: ao vender o “Kit Whey Protein”, o cliente é informado que, por se tratar de um item promocional, deve assinar um contrato aceitando que o produto não poderá ser trocado após aberto.
4. Como o cliente assina o contrato do produto: nessa etapa deve-se acessado o contrato presencialmente, no tablet ou computador para o cliente realizar a assinatura digital;
5. Como enviar o contrato do produto assinado para o cliente: nessa etapa deve-se enviar uma cópia do contrato assinado para o e-mail do cliente, assegurando que ele tenha o documento salvo e disponível para consulta futura.
Por exemplo: a pós a assinatura do contrato do “Kit Whey Protein”, o cliente recebe por e-mail o PDF com os termos assinados.
6. Como visualizar clientes com contratos de produtos assinados: nessa etapa deve-se acessar o relatório de clientes que já concluíram a assinatura de seus contratos, facilitando o controle e auditoria das vendas;
Por exemplo: a equipe administrativa da academia consulta os contratos para confirmar que o cliente “João Silva” assinou o termo referente ao pacote de sessões.
7. E como visualizar clientes sem contratos de produtos assinados: nessa etapa deve-se identificar os clientes que compraram produtos com contrato, mas que ainda não assinaram. Isso permite que a equipe envie lembretes e finalize o processo contratual.
Por exemplo: no relatório o sistema mostra que a cliente “Ana Paula” comprou o “Pacote de day”, mas ainda não assinou o contrato. O colaborador pode entrar em contato para reforçar a necessidade da assinatura.