Índice

    O que é

    A Gestão de Negativação tem como objetivo consultar as parcelas dos clientes. Em casos de parcelas em aberto não quitadas, é possível negativar essa inadimplência junto ao SPC.
    Também é possível remover a negativação do aluno quando o mesmo realizar a quitação da divida. 

    Lembrando que essa negativação junto ao SPC não é instantânea visto que o sistema encaminha essa informação para o CDL que realiza essa negativação no SPC.

    Observação: é necessário que a empresa já tenha o cadastro realizado junto ao SPC para configurar no sistema Pacto.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.81 – Visualizar Gestão de Negativações” e “2.82 – Negativar/Liberar parcelas na Gestão de Negativações” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM. E a permissão “Configurações Empresa” habilitada no perfil de acesso do módulo Treino.

    Como fazer

    Como configurar

    1. No menu lateral do sistema clique em “Engrenagem”;

    2. Em seguida clique em “Integrações“;

    3.  Selecione a empresa e clique em “Avançar“;
    Observação: este campo só apresenta para selecionar as unidades, quando a empresa possui no mesmo banco de dados mais de uma unidade configurada.

    4. Será apresentada a tela de Integrações de todos os módulos do sistema Pacto. Clique no módulo ADM apresentado na tela, e em seguida clique na integração “CDL/SPC“;

    5. Será apresentada esta tela com os campos a serem preenchidos para a integração;

    • Consultar novos cadastros no SPC: marque esta opção se desejar realizar consulta de CPF no SPC por meio da ferramenta de venda rápida;
    • Consultar novos cadastros no SPC: marque esta opção para consultar novos cadastros no SPC;
    • Código Associado SPC: informe o código associado que foi fornecido pela equipe do CDL;
    • Operador SPC: informe o operador que foi fornecido pela equipe do CDL;
    • Senha SPC: informe a senha que foi fornecida pela equipe do CDL;

    Atenção: é necessário solicitar as informações de Código Associado, Operador e Senha junto à equipe do CDL para a integração via webhook. Esses códigos só poderão ser utilizados no sistema Pacto e não serão apresentados ao acessar o portal do SPC.

    6. Após preencher os campos, clique em “Ativar“.

    7. Pronto, a integração já está configurada e ativa no sistema Pacto.

    Como negativar aluno

    1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;

    2. Será apresentada esta tela com alguns filtros para realizar a busca. Após marcar os filtros clique em “Consultar“;

    • Empresa: selecione a unidade que deseja localizar os alunos inadimplentes;
    • Pesquisa por data de vencimento: caso deseje localizar pela data de vencimento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
    • Pesquisa por data de pagamento: caso deseje localizar pela data de pagamento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
    • Situação: selecione qual situação deseja localizar as parcelas;
    • Nome do Cliente: clique no ícone para localizar um aluno em específico;
    • Situação SPC: selecione a situação Negativadas ou Positivadas para visualizar as parcelas;
    • Plano: escolha o plano a partir do qual deseja localizar as parcelas.

    3. Abaixo é apresenta a listagem de acordo com os filtros selecionados. Localize e marque o checkbox da parcela, em seguida clique em “Negativar“.

    Observação: é possível negativar mais de uma parcela se desejar, basta selecionar o checkbox das parcelas e realizar este procedimento de negativação.

    Como remover negativação do aluno

    Atenção: ao realizar o pagamento da parcela e dar baixa no sistema Pacto, automaticamente o sistema dispara a requisição de retirada de negativação.

    1. No menu lateral do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;

    2. Será apresentada a tela onde irá marcar o filtro “Situação SPC” e marcar a opção de “Negativadas“, e o filtro “Situação” marcar a opção “Pagas“. Após clique em “Consultar“;

    3. Abaixo é apresenta a listagem de todos os alunos que estiveram negativados mas que já foi efetuado o pagamento. Selecione o checkbox da parcela e clique em “Retirar Negativação“.

    Observação: no resultado a busca na coluna “Situação SPC” o sistema sempre apresentará um retorno, tanto na negativação junto ao SPC quanto na retirada. 

    Como consultar alunos negativados

    É possível realizar a consulta de alunos negativados que constam no SPC, através do Venda Rápida.

    1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Venda Rápida“;

    2. No campo CPF, insira o CPF do aluno que deseja verificar quanto à situação de negativação. Em seguida, clique em “Consultar CPF“. O sistema realizará uma consulta no banco de dados do SPC e exibirá uma mensagem informando se o aluno está negativado.

    Observação¹: a consulta do CPF junto ao SPC é cobrada, ou seja, a empresa paga por cada consulta realizada.

    Observação²: a restrição da negativação não interfere na venda do plano, caso deseje vender o plano mesmo que o aluno esteja negativado.

    Saiba mais

    Para saber mais sobre as integrações do módulo ADM, clique aqui.

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    em Adm
    Tags: SPCCDLNegativaçãosujar o nome do alunonegativar aluno
    Autor: Gicele Santos

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