Índice

    O que é

    Existem casos em que a academia opta por não comercializar alguns planos, sejam promocionais ou planos de períodos específicos, para isso é necessário alterar a vigência de matrícula, rematrícula e renovação no cadastro do plano.

    Nesses casos a academia pode trabalhar com a opção de não vender mais um plano especifico, porém permitir que seja ou não realizada a renovação. Esse comportamento será definido nas configurações “Permite matrículas/rematrículas até” e “Permite renovação até“.

    Ao especificar as vigências das configurações, deve lembrar que os alunos que já tiveram os planos vendidos, não terão os planos inativados, permanecendo ativos até o termino de seus contratos, e renovando somente caso seja configurado em “Permite renovação até” uma data limite após o término do contrato do aluno, ou escolhendo outro plano na renovação.

    Por exemplo¹: o aluno B tem um plano com data de término dia 01/12/2023 e a academia optou por configurar na opção de vigência “Permite matrículas/rematrículas até” que o plano finaliza a venda na data 01/11/2023, sendo um mês antes. Com isso o plano deixaria de ser apresentado na tela de negociação de vendas dos planos. Porém o plano desse aluno ainda poderá ser renovado, pois a academia optou por configurar na opção de vigência “Permite renovação até“, que para renovações sejam permitidas até o dia 01/01/2024. Note que neste caso, o aluno terminou o contrato um mês antes, porém por ainda estar dentro do período permitido de renovação no cadastro do plano, a academia ainda pode renovar o mesmo plano para o mesmo aluno.

    Por exemplo²: o aluno A tem um plano que finaliza dia 01/12/2023 e a academia optou que na configuração de vigência “Permite matrículas/rematrículas até“, deve ser configurado uma data no passado, para que não seja apresentado a partir da data 01/10/2023, na tela de negociação (venda). E também, no filtro de vigência para renovação “Permite renovação até“, informar a mesma data de 01/10/2023. Neste caso quando o contrato do aluno finalizar no dia 01/12/2023, o sistema não apresentará o plano para renovação, e não será apresentado mais para venda, porém o aluno permanece ativo até que o seu contrato finalize.

    Atenção: para planos autorrenováveis (renovação automática), existe uma configuração na empresa para bloquear renovação automática para planos fora da vigência. Caso não esteja configurada, os planos continuarão sendo renovados mesmo que a data configurada no campo “Permite renovação até” não seja mais vigente.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “5.09 – Planos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Configurando no plano

    1. Na lupa de busca do sistema, pesquise por “Plano”;

    2. Na tela de “Plano“, clique sobre o plano para acessar as configurações;

    3. Na guia de “Dados Básicos” serão apresentados os campos de vigência que são utilizados para inativar o plano, para não aparecer na tela de venda;

    4. Na configuração de vigência “Permite matrículas/rematrículas até“, defina a data (no passado) desejada, para que o plano deixe de ser apresentado na tela de negociação. Por fim clique em “Salvar“;

    5. Na configuração de vigência “Permite renovação até“, defina a data (no passado) desejada, para que o plano deixe de ser apresentado na tela de negociação, quando for efetuado a renovação do aluno no mesmo plano. Após clique em “Salvar“.

    Verificando a configuração na empresa

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Empresa“;

    2. Clique na empresa a qual deseja verificar a configuração;

    3. Clique na guia “Configurações da Empresa“;

    4. Localize a configuração “Bloquear renovação automática para planos fora da vigência“.

    Se a configuração estiver desabilitada o sistema irá ignorar a data configurada no cadastro do plano, para renovação, e irá renovar o plano dos alunos. Se a configuração estiver habilitada, o sistema irá validar a data configurada no cadastro do plano e não irá renovar automaticamente os planos dos alunos cuja a data configurada no plano não esteja mais vigente.

    Saiba mais

    Para saber como reativar um plano que não esta mais vigente, clique aqui.

    Para saber como vender plano recorrente para os clientes, clique aqui.

    Para saber como vender plano de turma para os clientes, clique aqui.

    Para saber como vender plano de crédito para os clientes, clique aqui.

    Para saber como vender plano normal selecionando as vezes da semana, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: