O que é
Em alguns casos as empresas precisam cancelar/estornar uma cobrança online aprovada.
Por exemplo: o sistema realizou a cobrança de duas parcelas vencidas do meu aluno. No entanto, havia combinado com o aluno que a segunda parcela teria a data de vencimento alterada, concedendo um prazo adicional ao cliente. Infelizmente, esqueci de efetuar a alteração da data de vencimento e o sistema acabou realizando a cobrança. Nesse caso é necessário estornar essa parcela para que possamos efetuar a correção na data de vencimento.
Observação: essa operação cancela/estorna a cobrança tanto no sistema, quanto na adquirente e portanto no cartão do cliente.
Atenção: esse passo a passo só funciona se o cancelamento/estorno ainda estiver dentro do prazo que a adquirente permite (verifique o prazo com sua adquirente). Se não tiver dentro do prazo é necessário realizar o cancelamento/estorno direto no portal da sua adquirente.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “4.20 – Permitir acesso ao Gestão de Transações” e “13.06 – Ver aba PatoPay” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Acesse o perfil do cliente que deseja cadastrar o cartão, e clique na guia “PactoPay“;
2. Após localize o bloco “Histórico de cobrança em cartão de crédito”;
3. Identifique a cobrança aprovada que deseja cancelar/estornar;
4. Clique no ícone para cancelar/estornar a transação;
5. Confirme o cancelamento/estorno da cobrança;
6. Após confirmar, no sistema, será apresentado na cor rosa a cobrança “Cancelada“, e ainda é possível baixar em PDF clicando no ícone ou enviar por e-mail o comprovante de cancelamento/estorno clicando no ícone .
Atenção: o cancelamento/estorno é solicitado através do sistema, porém somente é realizado pela adquirente e portanto deve ser acompanhado pelo portal dela para garantir o estorno. O tempo limite para estorno após aprovação varia de adquirente para adquirente, portanto consulte sua adquirente para saber.
- No ícone consegue visualizar os parâmetros de envio;
- No ícone consegue visualizar os parâmetros de resposta;
- No ícone consegue mais detalhes sobre à transação;
- No ícone consegue realizar o download do comprovante de cancelamento/estorno da transação;
- No ícone consegue enviar por e-mail o comprovante do cancelamento/estorno;
- No ícone consegue realizar retentativa imediata da transação.
Saiba mais
Para saber como realizar o cancelamento/estorno pelo PactoPay, clique aqui.
Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.