O que é
Em alguns casos as empresas precisam cancelar/estornar uma cobrança online aprovada.
Observação: essa operação cancela/estorna a cobrança tanto no sistema quanto na Adquirente e portanto no cartão do cliente.
Atenção: esse passo a passo só funciona se o cancelamento/estorno ainda estiver dentro do prazo que a Adquirente permite (verifique o prazo com sua Adquirente). Se não tiver dentro do prazo é necessário realizar o cancelamento/estorno direto no portal da sua Adquirente.
Essa operação pode ser realizada pelo perfil do aluno ou pelo PactoPay. Neste conhecimento terá o passo a passo de como realizar pelo perfil do aluno.
Para saber como realizar o cancelamento/estorno pelo PactoPay, clique aqui.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “4.20 – Permitir acesso ao Gestão de Transações” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No perfil do cliente que deseja cancelar/estornar a cobrança online, localize e clique na guia “Financeiro“, em seguida “Cobranças“;
2. Localize as cobranças de “Transações de Cartão de Crédito”;
3. Identifique a cobrança aprovada que deseja cancelar/estornar;
4. Clique no ícone para cancelar/estornar a transação;
5. Confirme o cancelamento/estorno da cobrança;
6. Após confirmar, no sistema, será apresentado em rosa a cobrança cancelada/estornada e ainda é possível imprimir ou enviar por e-mail o comprovante de cancelamento/estorno.
Atenção: O cancelamento/estorno é realizado pela Adquirente e portanto deve ser acompanhado pelo portal dela para garantir o estorno. O tempo limite para estorno após aprovação varia de Adquirente para Adquirente, portanto consulte sua Adquirente para saber.
Saiba mais
Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.