Índice

    O que é

    O Vendas Online é um módulo para empresas que desejam realizar vendas de planos e produtos pelo site ou até mesmo pelas redes sociais.

    Com um link gerado pelo sistema Pacto a empresa disponibiliza os planos para a venda onde desejar, seja no Facebook, Instagram ou Site.

    O cliente que deseja comprar um plano, clica no link e já é direcionado para a tela de vendas e toda a parte de negociação do contrato fica hospedada na Pacto, o que não depende da segurança do site da academia.

    O gestor pode definir quais campos de cadastro deverão aparecer no site, quais planos, seus valores, taxas de adesão, inclusive o contrato de prestação de serviço.

    Existe também um BI gerencial que permite ver a situação das vendas, mostrando as vendas autorizadas, não autorizadas, entre outros indicadores.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “4.43 – Gestão de Vendas Online” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Gestão de Vendas Online“;

    2. Na tela de Gestão do Vendas Online, clique no ícone para acessar as “Configurações das Vendas Online“;

    3. As configuração estão separadas por guias. Configure conforme desejado e antes de prosseguir para a próxima guia clique em “Gravar configurações“.

    Básico

    3.1. Guia Básico;

    • Cor dos detalhes: aqui você escolhe a cor mais adequada ao seu Vendas Online;
    • Utilizar tela de confirmação de compra padrão: aqui você define a tela que será apresentada ao aluno após a confirmação da compra. Desmarcando esta configuração, você poderá informar o link para onde o aluno será direcionado;
    • Permitir renovação de contrato: ao marcar esta opção, o cliente que está comprando um plano pelo site, se já tiver um plano no sistema, será realizado a renovação do plano com o novo plano contratado. Se esta opção não estiver marcada, o cliente comprará um novo plano, como uma nova matrícula;
    • Solicitar informações de pré-cadastro (geração de leads): marcando esta opção o sistema apresentará um campo de pré-cadastro na tela de check-out do vendas online. Este recurso garante que, mesmo que a compra não seja finalizada, os dados do cliente sejam capturados como leads;
    • E-mail para alerta de compra: informe um endereço de e-mail para receber notificações a cada compra concluída.

    3.1.1. Caso desmarque a opção de “Utilizar tela de confirmação de compra padrão“, será apresentada uma nova configuração para informar o endereço da página para que o cliente seja direcionado após a conclusão da venda;

    3.1.2. Após concluir as configurações básicas clique em “Gravar configurações“.

    Avançado

    3.2. Guia Avançado;

    • Título na tela de escolha de planos: este título irá aparecer na tela de escolha de planos, onde o aluno escolhe o plano;
    • Cobrar ‘PARCELA 1’ sempre no ato da compra: marque esta opção para que a primeira parcela sempre seja cobrada no ato da compra, junto com a adesão/matrícula e produtos, inclusive em contratos com início futuro;
    • Cobrar produto(s) junto com adesão/matricula: marque esta opção para que os produtos obrigatórios configurados no plano, sejam cobrados junto com a adesão/matricula. Será lançada uma nova parcela no valor do produto com a mesma data de vencimento que a parcela adesão/matricula. Esta configuração só é apresentada após habilitar a configuraçãoCobrar ‘PARCELA 1’ sempre no ato da compra“;
    • Cobrar ‘PARCELA 1’ sempre no ato da compra(Renovação): marque esta opção para que a primeira parcela sempre seja cobrada no ato da compra, junto com a adesão/renovação e produtos, inclusive em contratos com início futuro;
    • Cobrar parcelas da renovação no mês seguinte da ‘PARCELA 1’: marque esta opção para que as demais parcelas sejam cobradas no mês seguinte da ‘PARCELA 1’. Esta configuração só é apresentada após habilitar a configuração “Cobrar ‘PARCELA 1’ sempre no ato da compra(Renovação)“;
    • Detalhar primeira parcela no checkout: marque esta opção para que a primeira parcela seja detalhada na tela de checkout. O detalhamento da parcela mostra o valor de cada produto que está sendo cobrado do aluno na primeira parcela;
    • Exibir valor da anuidade: ao marcar esta configuração, na tela de check-out o valor da anuidade será exibido juntamente com o detalhamento de quando será cobrada. Caso esteja desmarcada, será exibido somente quando a anuidade será cobrada, sem exibir o valor. Esta configuração só apresentada após habilitar a configuração “Detalhar primeira parcela no check-out“;
    • Exibir produto sem estoque: ao marcar esta configuração, na tela de produtos serão exibidos os produtos sem estoque. O produto será exibido com a mensagem PRODUTO SEM ESTOQUE e não será possível comprar;
    • Consultor Site padrão: informe o consultor responsável por todas as vendas realizadas através do site, caso você deixe esse campo em branco o sistema irá lançar como ‘COLABORADOR SITE’ por padrão;
    • Apresentar CPF na tela de Link de Pagamento: marque esta opção para apresentar o campo de CPF na tela de link de pagamento;
    • Apresentar termo aceite na tela de Link de Pagamento: marque esta opção para apresentar o termo de aceite na tela de link de pagamento;
    • Usar saldo do cliente no Link de Pagamento: marque esta opção para descontar o valor de pagamento usando o saldo do cliente, caso ele possua o valor completo não deve inserir outros meios de pagamento;
    • Estornar vendas Pix expirado: marque caso deseje que seja estornado o contrato/venda, quando o aluno não tiver pago e o PIX estiver expirado;
    • Habilitar utilização de Campanha: ao habilitar essa configuração é possível gerar links específicos para campanhas (eventos) cadastradas. Após marcar essa configuração e gravar as configurações é apresentado uma nova guia de configurações denominada “Campanhas“;
    • Permitir mudar o tipo de parcelamento na venda: marque caso deseje que o cliente possa escolher entre comprar recorrente, pagando mês a mês, ou parcelar pela operadora, pagando o valor todo do plano mesmo que parcelado;
      Observação: Para utilizar essa função o plano deve ter configurado o parcelamento pela operadora.
    • Apresentar valor total do Plano: marque caso deseje que seja exibido o valor total do Plano na tela de seleção de planos, incluindo mensalidades, anuidades, adesão, e etc;
    • Permitir vender contrato concomitante mesmo com parcela em aberto: com essa configuração marcada, o sistema não irá validar se o aluno possui parcelas em aberto antes de lançar um contrato concomitante;
      Observação: é necessário que a configuração “Permite Contratos Concomitantes” esteja habilitada nas configurações da “Empresa“.
    • Campanha padrão gerar cupons para alunos indicados: selecione a campanha de cupom de desconto que será utilizada para gerar os cupons para os alunos indicados que se cadastraram pelo link de convite;
    • Permitir vender produto(s) para aluno(s) de outra(s) unidade(s): com esta configuração marcada, o sistema irá permitir que o aluno da unidade 1, compre um produto utilizando o link de vendas da unidade 2;
      Observação: o aluno não será transferido de unidade, só será feito a venda utilizando o link da outra unidade.
    • Exibir Tipo de Documento tela Vendas Online: com essa configuração marcada, ao acessar a tela do Vendas Online para registrar os dados do aluno, irá apresentar um checkbox para escolher entre CPF ou CNPJ;
      Observação: essa configuração não interfere na exibição dos outros campos como: Data de nascimento, Sexo, Responsável e etc.
    • Enviar email com usuário do APP Treino automaticamente após a venda com sucesso: com esta configuração marcada, ao termino de uma venda com sucesso, será enviado automaticamente um e-mail para o aluno com o acesso ao App treino (usuário e senha). Caso desmarcada, será incluído um usuário móvel, porém não será enviado o email ao aluno;
      Observação: o e-mail do aluno deve estar cadastrado em seu perfil.

    Habilitar Agendamento de Aula Experimental pelo Link de Visitante: com esta configuração marcada, quando o visitante realizar o seu cadastro pelo vendas online, ele será direcionado para a tela onde pode realizar a marcação de aula experimental nas aulas coletivas configuradas na empresa. Ao marcar dois campos são apresentados:

    Atenção: o aluno será incluído na aula coletiva, e acessando a aula marcada consegue validar o visitante.

      • Todas as aulas“: caso marcada todas as aula coletivas vigentes da empresa serão apresentadas para a marcação;
      • Aulas especificas“: caso marcada pode selecionar quais aulas coletivas serão disponibilizadas para a marcação.

    3.2.1. Após concluir as configurações avançadas clique em “Gravar configurações“.

    Convênio de Cobrança

    3.3. Guia Convênio de Cobrança;

    3.3.1. No primeiro quadro:

    • PIX: convênio de cobrança de PIX que será usado nas cobranças das vendas online;
      Observação: este convênio também será apresentado/usado no app Flow.
    • Incluir categoria pagamento PIX: ao marcar esta configuração, quando o cliente realizar uma compra pelo venda online pagando com PIX, será incluído/alterado automaticamente a categoria do cliente para (VENDAS ONLINE – PIX);
    • Boleto: selecione o convênio de cobrança de boleto que será utilizado nas cobranças das vendas online;
      Observação: este convênio também será apresentado/usado no app Flow.
    • Gerar boleto de todas as parcelas: ao marcar, será gerado o boleto de todas as parcelas que foram geradas na venda. Caso esteja desmarcada, será gerado o boleto somente da primeira parcela;
    • Incluir autorização de cobrança de boleto: ao marcar esta configuração, quando o aluno realizar a compra utilizando o boleto, será incluído automaticamente uma autorização de cobrança de boleto no perfil do aluno;
    • Dias para pagamento do primeiro boleto: informe a quantidade de dias que será acrescentado no primeiro boleto (o vencimento será alterado para realizar o pagamento);
    • Utilizar retentativa automática imediata de cobrança: ao marcar esta configuração será possível definir mais de um convênio para que o sistema, ao efetuar a cobrança da compra do aluno no primeiro convênio e este não for efetivado com sucesso, o sistema automaticamente e imediatamente irá tentar cobrar nos demais convênios configurados na lista, de acordo com a posição/ordem definida. Após marcar, selecione o convênio que quer adicionar no campo abaixo e depois clique no botão Adicionar Convênio;
      Observação: esta configuração só é exibida aqui se houver mais de um convênio de cobrança ativo.
    • Cartão de Crédito: selecione o convênio de cobrança de cartão de crédito que será usado nas cobranças das vendas online;
      • Tipo de parcelamento: selecione quem irá pagar os juros de parcelamento. Esta configuração só é apresentada após marcar a adquirente Stone no campo “Cartão de Crédito“.
      • Cadastrar cartão previamente para pagamento da primeira parcela no PIX: selecione essa opção para que o cliente possa cadastrara o cartão e após pagara a primeira parcela do plano via PIX.Esta configuração só é apresentada após marcar a adquirente Stone no campo “Cartão de Crédito“.

    3.3.2. No segundo quadro:

    • Convênio de cobrança por plano ou produto: ao marcar esta configuração é possível determinar qual convênio de cobrança que será utilizado para cada plano ou produto específico. Caso a venda tenha um plano e um produto de convênios distintos será utilizado o convênio padrão;
    • Convênio de Cobrança: selecione o convênio de cobrança para cobrar por plano ou produto;
    • Tipo de parcelamento: selecione quem irá pagar os juros de parcelamento. Esta configuração só é apresentada após marcar a adquirente Stone no campo “Cartão de Crédito“;
    • Plano: informe o plano para que o convênio de cobrança selecionado realize a cobrança;
    • Produto: informe o produto para que o convênio de cobrança selecionado realize a cobrança.

    Após adicionar o convênio ao plano ou produto, clique em Adicionar.

    3.3.3. Após concluir as configurações de convênio de cobrança clique em “Gravar configurações“.

    Forma de Pagamento

    3.4. Guia Formas de Pagamento

    • Forma de Pagamento por plano ou produto: ao marcar esta configuração é possível determinar qual forma de pagamento (cartão de crédito, pix ou boleto) será utilizada para cada plano ou produto específico;
      Observação: caso a venda tenha um plano e um produto com formas de pagamento distintas será apresentada uma mensagem orientando a selecionar apenas um dos itens para concluir a compra.
    • Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento que será vinculada ao plano ou produto;
    • Plano: selecione o plano que será vinculado a forma de pagamento selecionada no campo forma de pagamento;
    • Produto: selecione o produto que será vinculado a forma de pagamento selecionada no campo forma de pagamento;

    Após adicionar a forma de pagamento ao plano ou produto, clique em Adicionar.

    3.4.1. Após concluir as configurações de formas de pagamento clique em “Gravar configurações“.

    Integrações

    3.5. Guia Integrações;

    • Chave Google Analytics: o Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
      Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego, essa ferramenta, na verdade, funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet;

      Caso queira integrar os dados do seu site com o Google Analytics, basta inserir neste campo a chave adquirida na ferramenta (caso não saiba como adquirir esta chave, clique aqui).
    • Pixel Meta: o pixel da meta é um código JavaScript que, quando inserido no corpo de um site, gera dados de rastreamento a partir das interações dos usuários. É utilizado para mensurar o desempenho de campanhas e para integrar a experiência de compra dos sites com a rede social (remarketing);
      Caso queira integrar os dados de venda do site da empresa com o Facebook ou o Instagram, basta informar o pixel adquirido no cadastro da empresa nas respectivas plataformas neste campo (caso não saiba como adquirir este código, clique aqui).
    • API de conversões da Meta: ao configurar a API de Conversões, seu vendas online será integrado com os aplicativos da Meta, permitindo o envio de informações cruciais para o Facebook. Isso inclui dados de compra, valores e informações pessoais do aluno que realiza a compra de um produto por meio do Vendas Online.
      Adicione neste campo o Token da API de Conversões. Assim, quando o aluno clicar em “Comprar agora” no Vendas Online e escolher a forma de pagamento com cartão de crédito durante as etapas de checkout e pagamento, um evento de compra será automaticamente enviado para a API de Conversões da Meta;
      Caso não saiba como adquirir seu Token, clique aqui.

      ️Atenção: é necessário que a configuração do campo “Pixel Meta” seja realizada para que esta funcione.

    • Google Tag Manager: o Gerenciador de Tags do Google é uma plataforma com o objetivo de automatizar e gerenciar a inserção de vários tipos de tags (códigos) no seu site ou páginas específicas dentro dele. Com isso é possível instalar diversos serviços como Google Analytics, Google Ads, tags de remarketing (Meta Business) e até fazer testes a/b sem precisar mexer nesse código, sendo possível com que acompanhe a jornada, ações dos usuários e suas conversões de forma simples e eficiente. O marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos;
      Caso queira integrar os dados do seu site com o Google Tag Manager, basta inserir neste campo o código do seu contêiner (caso não saiba como adquirir esta chave, clique aqui).

    3.5.1. Após concluir as configurações de integrações clique em “Gravar configurações“;

    Campos a exibir

    3.6. Guia de Campos a exibir.

    3.6.1. Defina quais campos obrigatórios devem ser apresentados para serem preenchidos pelos clientes durante a compra de planos, produtos ou cadastro de visitante pelo vendas online, além dos campos padrões, que são “Nome“, “CPF” e “E-mail“. Marque na coluna “Plano” os campos que deseja que sejam apresentados no vendas online durante a compra de planos. Marque na coluna “Produtos/Visitante” os campos que deseja que sejam apresentados no vendas online durante a compra de produtos ou cadastro de visitantes;

    Atenção: caso utilize os convênios “PagoLivre” e “FyPay” é obrigatório habilitar o campo “Telefone” nas colunas de “Plano” e “Produtos/Visitante“. Caso contrário não será possível concluir a compra/cadastro no Vendas Online. O telefone deve ser o número de celular com o DDD (exemplo: 62900000000), caso informe um telefone fixo não será possível concluir a compra/cadastro no Vendas Online.

    • Telefone: o sistema mostrará o campo de número de contato do aluno;
    • CEP: o sistema mostrará o campo de número do CEP do aluno;
      Observação: o sistema preenche automaticamente a Cidade, o Estado e o País de acordo com o CEP informado.
    • Endereço: o sistema mostrará o campo de endereço para o aluno preencher com seu endereço;
    • Número: o sistema mostrará o campo de número para o aluno preencher com o número da sua residência. Precisa do campo endereço marcado para usar esse campo;
    • Bairro: o sistema mostrará o campo de bairro para o aluno preencher com o seu bairro. Precisa do campo endereço marcado para usar esse campo;
    • Complemento: o sistema mostrará o campo de complemento para o aluno preencher com informações complementares do seu endereço. Precisa do campo endereço marcado para usar esse campo;
    • Dia vencimento mensalidade: ao marcar esta configuração será apresentado o campo para o aluno selecionar o dia de vencimento das parcelas do seu plano. Ao alterar a data de vencimento, se a empresa tiver configurado o Pró-rata, será feito um novo cálculo de valor, caso não tenha o valor será mantido e apenas a data modificada;
      Observação: essa informação será mantida na tela do aluno, apenas para consulta.
    • Sexo: o sistema mostrará o campo de sexo biológico para o aluno preencher;
    • Responsável Pai: nome do pai responsável pelo aluno quando é menor de 18 anos;
    • Responsável Mãe: nome da mãe responsável pelo aluno quando é menor de 18 anos;
    • CPF Responsável Pai: número do CPF do Pai quando o aluno é menor de 18 anos;
    • CPF Responsável Mãe: número do CPF da Mãe quando o aluno é menor de 18 anos;
    • Data de nascimento: o sistema mostrará o campo de data de nascimento para o aluno preencher;
    • RG: o sistema mostrará o campo do número do RG para o aluno preencher;
    • Alterar data início contrato: ao marcar esta configuração será apresentado o campo para o aluno, no ato da compra pelo vendas online, altere a data de início do seu contrato;
    • ParQ: selecione caso deseje que os alunos respondam o formulário ParQ no momento da compra do plano pelo Vendas Online.

    3.6.2. Após concluir as configurações de campos a exibir, clique em “Gravar configurações“.

    Curiosidades da tela

    1. É possível visualizar as informações do log clicando no ícone ;

    2. Você pode atualizar as informações e configurações clicando no ícone ;

    3. Quando o banco de dados possui mais de uma empresa cadastrada é possível alterar a unidade clicando em “Empresa“.

    Saiba mais

    Para saber como trabalhar com o Vendas Online clique aqui.

    Para saber como cadastrar os planos que serão vendidos no site clique aqui.

    Para saber como utilizar o PIX nas suas vendas no site clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: Vendas Onlinevendas no sitevendas no blog

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: