Índice

    O que é

    Em alguns casos, é necessário devolver o valor da avaliação física vendida junto ao plano no momento da contratação, quando o cliente não a utiliza.

    Para isso, existe uma configuração de cancelamento que verifica automaticamente se a avaliação física foi realizada. Durante o cancelamento, essa verificação confirma se houve ou não a utilização, determinando assim se a devolução deve ser efetuada.

    Neste conhecimento explico o processo de cancelamento a ser seguido, destacando em qual etapa o sistema informa o produto e o valor a ser devolvido ou não ao cliente.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “3.07 – Cancelar contratos”,  “3.08 – Lançar um cancelamento de contrato” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Ao acessar o perfil do aluno, na guia “Contratos” localize e clique sobre o plano que deseja cancelar;

    2. Em seguida, clique em “Afastamento“;

    3. Clique na opção “Cancelamento” que será exibida;

    4. Escolha a “Data Cancelamento” e a “Justificativa“. Clique na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela;

    5. Escolha uma das opções sendo “Transferência” ou “Devolução” e em seguida clique na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela;

    6. Será apresentada a tela de detalhamento descriminando todos os valores pagos e utilizados pelo cliente. A seguir será apresentado quando o aluno utilizou o produto de avaliação física vendida junto ao plano e quando não utilizou;

    Atenção: os tópicos “6.1” e “6.2” ilustram os dois cenários possíveis no fluxo de cancelamento: utilização ou não utilização do serviço. Ou seja, somente um desses fluxos será exibido, dependendo da situação específica do cliente no momento do cancelamento.

    6.1. Utilizou o produto avaliação física;
    Observação: no detalhamento “VALOR DOS PRODUTO(S) NA COMPRA DO CONTRATO” será apresentado todos os produtos vendidos juntos ao plano, incluindo o produto avaliação física.

    6.1.2. Adicione uma observação caso necessário e clique em “Finalizar“.

    6.2. Não utilizou o produto avaliação física;
    Observação: no campo “VALOR RESTANTE DOS PRODUTO(S) NA COMPRA DO CONTRATO” será apresentado o valor que deverá ser devolvido ao cliente, por não utilizar o produto avaliação Física.

    6.2.1. Adicione uma observação caso necessário e clique em “Finalizar“.

    Saiba mais

    Para saber como mudar o aluno de um plano para outro (Planos Não Recorrentes), clique aqui.

    Para saber como transferir o valor pago do plano de uma pessoa para outra, clique aqui.

    Para saber como transferir os dias restante do plano de um aluno para outro, clique aqui.

    Para saber quais alunos possuem valores de Créditos e Débitos em conta corrente, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: