O que é
O trancamento, é um produto que é “vendido” ao aluno, para permitir que o aluno fique afastado por um determinado período. No sistema é possível imprimir um recibo comprovando o lançamento deste trancamento.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Ao acessar o perfil do aluno, na guia “Contratos” localize e clique sobre o plano que deseja retornar do trancamento;
2. Na tela do “Detalhamento de contrato“, localize e clique em “Retorno trancamento“;
3. Ao apresentar a tela Retorno de Trancamento, caso o trancamento não esteja vencido, basta clicar no botão de “Confirmar“, para efetuar o retorno;
4. Caso o trancamento esteja vencido, será apresentado duas configurações nesta tela, para direcionar o que se deve fazer com os dias excedidos.
4.1. Pagar Taxa pelos Dias Excedidos: ao marcar esta opção, o sistema exibirá dois novos campos, um para selecionar um novo produto de trancamento que seja equivalente ou próximo à quantidade de dias excedidos pelo cliente no retorno do trancamento, e outro para selecionar a justificativa pelo lançamento do novo produto. Preencha os dois campos e clique em “Confirmar“;
4.2. Descontar Dias Excedidos: ao marcar esta opção, o sistema irá informar qual dia o cliente deveria ter retornado e quantos dias será descontado do contrato dele (caso a quantidade de dias que devem ser descontados do contrato, sejam superiores à quantidade de dias vigentes do contrato do cliente, o sistema irá lançar uma aviso que não é possível descontar essa quantidade de dias do contrato do cliente). Para finalizar a operação, basta clicar em “Confirmar“.
Saiba mais
Para saber como funciona a nova tela do cliente, clique aqui.
Para saber qual a diferença entre Férias e Trancamento, clique aqui.
Para saber como cadastrar um produto Trancamento, clique aqui.
Para saber como lançar um trancamento para um aluno, clique aqui.
Para saber como imprimir recibo de trancamento, clique aqui.