O que é
Essa situação ocorre quando é definido nas configurações da empresa ou no cadastro do plano que o aluno adquiriu, que o sistema deve sempre validar o vencimento da próxima parcela antes de efetuar o cancelamento.
Nesta configuração é definido uma quantidade de dias que o aluno deve avisar com antecedência para que o sistema não gere uma nova parcela de pagamento. Assim, caso o aluno solicite o cancelamento com menos dias que o definido na configuração, o sistema programa o cancelamento do mesmo para 30 dias após a próxima data de vencimento.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.10 – Empresa” e “5.09 – Planos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Para verificar se a empresa ou o plano estão com esta forma de cancelamento habilitado (e caso deseje alterar), basta seguir o passo a passo:
Configuração da Empresa
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Empresa“;
2. Será direcionado a nova página, localize o cadastro da empresa que deseja realizar a configuração e clique nele;
3. Ao carregar a tela clique na guia “Cancelamento“;
4. Localize a configuração Tipo de cancelamento de planos recorrentes. Verifique se ela está marcada com alguma das opções abaixo, caso esteja, se desejado altere para a opção “Cancelamento Padrão“;
- Cancelar com o cálculo de antecedência para vencimento da próxima parcela: ao selecionar esta opção o sistema exibirá um novo campo onde você definirá a quantidade de dias que o aluno precisa avisar com antecedência para realizar o cancelamento;
- Cancelamento com obrigatoriedade da próxima parcela e 30 dias de acesso: ao selecionar esta opção, haverá a cobrança da próxima parcela e o aluno terá direito a mais 30 dias de acesso.
5. Caso realize alguma alteração na configuração, clique no botão “Gravar“.
Observação: caso altere a configuração, o sistema vai considerar a nova forma de cancelamento para todos os contratos (antigos e novos).
Configuração no cadastro do plano
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;
2. Será direcionado a uma nova tela contendo a listagem dos planos cadastrados na empresa. Identifique o cadastro de plano que deseja aplicar a configuração de cancelamento e clique nele;
3. Clique na guia “Dados Contratuais” e, em seguida, em “Configurações Avançadas“;
4. Será exibido um pop-up, clique na aba “Cancelamento verificando parcela“;
5. Verifique se a configuração “Habilitar cancelamento verificando próxima parcela em aberto” está marcada, caso esteja e queira alterar, basta desmarcar;
6. Clique em “Salvar Configurações” e depois na opção “Salvar“.
Observação: após alterar a configuração, o sistema vai considerar a nova forma de cancelamento apenas para os novos contratos.
Saiba mais
Para saber como funciona as configurações de cancelamento da empresa, clique aqui.
Para saber como habilitar a configuração para o sistema fazer cancelamento dos planos recorrentes validando a próxima parcela, clique aqui.