Índice

    O que é

    Nos cadastros dos planos existem as “Configurações Avançadas“, onde estão concentradas algumas configurações para realizar e configurar o plano na melhor forma possível a realidade da sua empresa.

    Atenção: o botão de Configurações Avançadas é exibido somente na 1ª etapa Dados Básicos e 4ª etapa Dados Contratuais a única diferença entre as duas exibições é que na 4ª etapa é adicionado uma guia para configurar as férias.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “5.09 – Planos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Acessos semanais

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência e Crédito.

    • Acesso semanal: esta configuração limita o acesso do aluno na catraca.
      Por exemplo: aluno comprou plano com modalidade 7x na semana e esta configuração está marcado 3, o aluno conseguirá acessar a catraca apenas 3 dias na semana.

    Vendas online

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência e Crédito.

    • Participa do vendas online: marque esta opção. Ao marcar essa opção esse plano só será apresentado no vendas online, não sendo apresentado na tela de negociação do sistema. Com essa opção marcada algumas das opções da configuração avançada não são mais apresentadas como a opção bolsa e pagamento com boleto;
      Atenção: os planos que são vendidos no vendas online devem ter apenas uma duração e uma condição de pagamento.
    • Permitir venda no balcão: marque esta opção para que este plano que está sendo configurado para o Vendas Online, também seja apresentado na venda do balcão. Caso desmarcada só será apresentado no Vendas Online;
    • Permitir turmas no Vendas Online: ao marcar está configuração permite realizar a venda com a marcação na turma pelo vendas online;
      Atenção: esta opção só será apresentada após adicionar uma modalidade de turma no plano.
    • Apresentar no Pacto Flow: ao marcar esta opção este plano será apresentado no aplicativo Flow como opção de venda;
      Atenção: esta opção só será apresentada em planos do tipo recorrência.
    • Intervalo de recompra do plano: neste campo pode estabelecer um prazo mínimo para que o aluno possa contratar o mesmo plano novamente;
      Por exemplo: informei que o aluno só poderá comprar novamente este plano a daqui 360 dias a partir do cancelamento do plano atual.
    • Contratos iniciam a partir de: escolha a data de inicio do contrato. Essa opção é ideal para empresas que estão em fase de inauguração, conseguindo fazer pré-venda de planos. A data escolhida será a data de inicio do contrato do aluno, mas não necessariamente será a data de pagamento do plano;
    • Termo de aceite: selecione o termo que será apresentado para o cliente aceitar. Esse termo deve ser cadastrado previamente e é cadastrado no “Modelo de contrato”;
    • Vídeo youtube: informe código do vídeo do youtube para ser apresentado no checkout da venda do plano;
      Dica: esse vídeo pode ser uma propaganda ou algo que deseje reproduzir no momento que o cliente adquirir o plano pelo Vendas Online.
    • Observação: descreva um texto ou observação para ser apresentado abaixo do vídeo no checkout da venda do plano.

    Para saber mais sobre plano do vendas online, clique aqui.

    Convites

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência e Crédito.

    • Quantidade de convite por mês: determine uma quantidade de convites (acessos) que o aluno tem para trazer convidados dentro de cada mês. A medida que forem acontecendo os acessos, o contador vai diminuindo até chegar a 0 (zero) e no mês seguinte ele reinicia com o valor informado nesse campo. Com esta opção, a empresa pode montar promoções onde o aluno que comprar o plano com essa configuração marcada, tem direito a quantidade de acessos para seus convidados, podendo ser a mesma pessoa várias vezes ou pessoas diferentes, pois o controle se baseia em acessos. O que essa configuração não permite, é que um convidado possa vir acompanhando dois alunos diferentes no mesmo mês. Se um mesmo convidado precisar vir com outro aluno, precisa esperar o mês seguinte para conseguir ter o acesso.

    Bolsa

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado e Crédito.

    • Plano bolsa: marque esta configuração, caso o plano seja sem custo (bolsa).

    Férias

    Observação: está guia só apresenta nos “Dados Contratuais” e é apresentada nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência e Crédito.

    Atenção: para ser apresentado no plano do tipo Recorrência é necessário ter habilitado a configuração que permita as férias. Para saber como habilitar, clique aqui.

    • De acordo com as durações configuradas na guia Duração e Valores é possível definir a quantidade máxima de dias de férias que o aluno pode solicitar em cada duração. Para isso, clique no ícone , informe a quantidade de dias no campo que apresentar e em seguida clique no ícone .

    Data de pagamento

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência, Crédito e Personal.

    • Escolha os dias do mês: nesta configuração, informe as possíveis datas de vencimentos que aparecerão como possibilidade no momento da venda deste plano. Por padrão é preenchido com todas as datas possíveis do mês, mas você pode optar em permitir somente 05, 10, 15, 20, 25, 30.
      Por exemplo: aluno comprou plano dia 06/04 e deseja o vencimento todo dia 10, neste caso, selecione o dia 10. Para saber como é realizado o cálculo proporcional (pró-rata) no sistema, clique aqui.
    • Data de vencimento obrigatória: marque esta configuração;
    • Obrigatoriedade de cadastro de cartão de crédito para venda: com essa configuração habilitada, será obrigatório preencher o cartão de crédito nas telas: Venda rápida e Nova Negociação.

    Renovação Automática

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência e Crédito.

    • Renovar plano com desconto: marque esta configuração caso deseje que no momento da renovação automática, o plano do aluno renove com o desconto extra concedido no plano anterior;
    • Renovar produtos obrigatórios: marque esta configuração caso deseje que no momento da renovação automática, o sistema renove também os produtos obrigatórios do plano;
    • Não renovar contrato com parcela vencida em aberto: marque esta configuração caso deseje que não renove o plano se o aluno estiver com parcela vencida em aberto;
    • Renovar apenas planos com condição de pagamento recorrência: marque esta configuração caso deseje que seja renovado automaticamente apenas contratos com condição de pagamento recorrência.
      Por exemplo: Aluno A comprou este plano em 10x no boleto, não terá seu contrato renovado automaticamente. Aluno B comprou este plano em 10x no cartão de crédito recorrência, então terá seu contrato renovado automaticamente;
    • Renovar contrato automaticamente utilizando valor base do contrato: marque esta configuração se deseja que, durante a renovação automática, o sistema não utilize o valor atual do plano, mas sim o valor do contrato anterior, mantendo assim o valor base do contrato renovado;
      Por exemplo: o cliente negociou um plano com uma mensalidade de R$100,00 por 6 meses, totalizando um valor base do contrato de R$600,00. Apesar do plano agora ter uma mensalidade de R$120,00 e um valor base de R$720,00, o sistema, ao renovar automaticamente o contrato, seguirá o valor do contrato anterior, assegurando que o contrato renovado mantenha um valor base de R$600,00.
    • Ativar renovação automática: caso deseje marque esta configuração para que os contratos lançados com este plano sejam renovados automaticamente.
      • Selecionar plano para renovação automática: após habilitar a renovação automática pode informar um plano distinto do atual para que seja renovado automaticamente;
        Atenção: não é permitido selecionar planos com turma.
      • Horário: marque o horário para esse plano escolhido na renovação automática;
      • Duração: selecione a duração para esse plano escolhido na renovação automática;
      • Condição de Pagamento: selecione a condição de pagamento para esse plano escolhido na renovação automática.

    Pagamento com boleto

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal e Normal Avançado.

    • Permitir pagar com boleto: esta configuração disponibiliza aos alunos que contratarem este plano a opção de pagar por boleto bancário (é necessário que a empresa trabalhe com convênio de cobrança para Boleto Bancário);
    • Data mensal para pagamento antecipado do boleto: neste campo determine uma data padrão do mês, para que todos os alunos que pagarem antes dessa data de cada mês receberão o desconto aplicado no campo abaixo;
    • Desconto em pagamento antecipado no boleto (%): defina a porcentagem em desconto que deve ser aplicado aos alunos que realizarem o pagamento de forma antecipada.

    Parcela pela operadora

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência, Crédito e Personal.

    • Permite parcelamento pela operadora: marque essa configuração caso deseje que seja cobrado, de forma on-line, o valor total do plano vendido, dividido pelo número total de parcelas definido na configuração “Número máximo de parcelas”;
      Por exemplo: vendo um plano por R$ 600,00. O sistema cobrará a vista R$ 600,00, dividido em 6 vezes, usando os R$ 600,00 do limite do cartão do aluno.
      Observação: o sistema gera apenas 1 parcela no caixa em aberto do cliente.
    • Número de vezes de acordo com a duração do contrato/plano: marque essa configuração caso deseje que o número máximo de vezes do parcelamento, siga de acordo com a quantidade de meses/duração do contrato;
      Por exemplo: um contrato de 10 meses terá um número máximo de parcelamento em 10 vezes.
    • Número máximo de parcelas: número total de parcelas, que serão permitidas no parcelamento.
      Observação: caso esteja marcado a configuração “Número de vezes de acordo com a duração do contrato/plano” está não se aplica.

    Cobrar matrícula separada

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado e Crédito.

    Atenção: para planos do tipo Recorrente e Personal, está guia apresentará como “Cobrar adesão separada“.

    • Permite cobrar matrícula separada: marque esta configuração caso permita aos alunos que contratarem este plano, possam pagar a matrícula em parcelas desvinculadas as parcelas do plano.
    • Parcelar Matrículas: defina a quantidade de parcelas/vezes que poderá parcelar esta matrícula.

    Cobrar produtos separados

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência e Crédito.

    • Permite cobrar produtos separados: marque esta configuração caso deseje que os produtos adicionados ao cadastro deste plano sejam cobrados em parcelas separadas as do plano.
    • Parcelar produtos: defina neste campo a quantidade de parcelas que será permitido parcelas os produtos.

    Desconto

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência, Crédito e Personal.

    • Desconto em renovação antecipada: neste campo pode ser selecionado o cadastro de Desconto de Renovação Antecipada que desejar aplicar para este plano;
    • Aceita dar desconto extra: marque esta opção, se desejar que no momento da negociação do plano possa ser aplicado um desconto extra.

    Comissão

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Normal, Normal Avançado, Recorrência, Crédito e Personal.

    • Gerar comissão: marque esta configuração caso deseje que as vendas desse plano sejam contabilizados na comissão para consultor.

    Plano Vip

    Atenção: está configuração só apresentada para empresas configuradas como Rede em nosso sistema.

    • Permitir acesso as empresas da rede: caso marcada, o aluno que adquirir este plano poderá acessar as demais unidades de sua rede.

     

    Venda rápida

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência, Crédito e Personal.

    • Apresentar na venda rápida: marque esta configuração caso deseje que o plano também seja apresentado no venda rápida.

    Totem

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência e Crédito.

    • Totem: marque esta configuração caso deseje que o plano seja apresentado no autoatendimento, é possível também adicionar uma descrição de encantamento.

    Parcelas com valor diferente

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência e Personal.

    • Definir parcelas com valor diferente (matrícula ou rematrícula): marque esta configuração caso deseje definir valores diferentes para parcelas específicas.
      • Utilizar também na renovação: esta opção será apresentada somente após a marcação da configuração acima. Ao marcá-la, o sistema permite que as parcelas com valores diferentes também se apliquem às renovações de contrato.

    Ao utilizar essa configuração, basta selecionar qual parcela terá o valor diferente e inserir o valor que será cobrado nesta parcela.

    Anuidade

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência.

    •  Anuidade com mesmo vencimento da parcela: marque esta configuração caso deseje que a anuidade seja cobrada juntamente com a parcela, para isso basta informar o valor da anuidade e em qual parcela do plano deseja cobrar;
      Observação: nesse caso a anuidade vai ser cobrada na mesma data da parcela do plano escolhida, independentemente do mês de vencimento.
    • Renovar anuidade automaticamente: marque esta configuração caso deseje que a anuidade seja renovada juntamente com a renovação do plano. Caso não esteja marcada essa opção, o plano renovará porém sem a anuidade;
    • Não cobrar anuidade proporcional: marque essa configuração caso deseje que no ato da venda do plano, o sistema cobre o valor da anuidade integralmente independente do seu vencimento.
      Observação: Caso marcada a configuração “Anuidade com mesmo vencimento da parcela” o sistema automaticamente habilitará a configuração “Não cobrar anuidade proporcional“, ou seja, a anuidade será cobrada integralmente independente do vencimento.
      Atenção: caso não marque a configuração “Não cobrar anuidade proporcional” no ato da venda do plano o sistema calcula um valor proporcional de acordo com o início do plano e o mês de cobrança da anuidade. Se minha anuidade vence em junho e o plano é vendido em janeiro, o cliente pagará o valor proporcional a 6 meses. 
    • Valor: neste campo deve ser definido o valor da anuidade;
    • Dia: neste campo deve ser definido o dia do vencimento da anuidade;
      Observação: só será definido se não estiver habilitado a opção “Anuidade com mesmo vencimento da parcela“.
    • Mês: neste campo deve ser definido o mês do vencimento da anuidade.
      Observação: só será definido se não estiver habilitado a opção “Anuidade com mesmo vencimento da parcela“.

    Não renovar com parcela aberta

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência.

    • Não renovar contrato com parcela aberta (vencida): ao marcar esta configuração, os alunos que tiverem parcela vencida em aberto não terão seus contratos renovados automaticamente.

    Cancelamento Automático do Contrato

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência.

    Atenção: caso realize as configurações para este plano, no momento do cancelamento o sistema irá considerar estas regras que foram configuradas no cálculo do cancelamento.

    • Quantidade de dias após vencimento da parcela para cancelamento automático do contrato: neste campo é possível definir a quantidades de dias após o vencimento da parcela, para que o sistema cancele de forma automática o contrato.

    Cancelamento verificando parcela

    Observação: está guia apresenta nos planos do tipo Recorrência e Personal.

    • Habilitar cancelamento verificando próxima parcela em aberto: marque essa configuração caso deseje que o sistema realize o cálculo de cancelamento avaliando as parcelas que ainda estão em aberto do contrato;
    • Prazo para avisar com antecedência para não cobrar próxima parcela: neste campo é possível definir a quantidade de dias que o aluno deve avisar com antecedência para que não seja cobrado no cálculo de cancelamento a próxima parcela;
      Exemplo: configurei o prazo de 20 dias, ou seja, caso o aluno avise antes de 20 dias do vencimento da próxima parcela ele não será cobrado.
    • Prazo para cobrar valor total de anuidade antes do vencimento: neste campo irá definir um prazo para que o sistema no momento do cancelamento verificando parcela, possa cobrar ou não a anuidade.
      Exemplo: configurei 50 dias, nesse período se o aluno tiver alguma parcela de anuidade com vencimento dentro desse período o sistema irá apresentar o valor no ato do cancelamento. Caso a parcela não tiver a data de vencimento dentro desse período informado, o sistema não apresenta o valor no ato do cancelamento.

    Saiba mais

    Para ter acesso a tudo o que precisa saber sobre planos, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: configurações avançadas planoplano tipo normal

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: