Índice

    O que é

    A Gestão de Negativação tem como objetivo consultar as parcelas dos clientes. Em casos de parcelas em aberto não quitadas, é possível negativar essa inadimplência junto ao SPC. Também é possível remover a negativação do aluno quando o mesmo realizar a quitação da dívida. 

    Lembrando que essa negativação junto ao SPC não é instantânea, visto que o sistema encaminha essa informação para o CDL que realiza essa negativação no SPC.

    ⚠️Atenção: para utilizar o recurso SPC, é necessário que a empresa já tenha realizado o cadastro junto ao SPC e CDL , e logo após ativar o serviço junto a FyPay.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.81 – Visualizar Gestão de Negativações” e “2.82 – Negativar/Liberar parcelas na Gestão de Negativações” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM. E a permissão “Configurações Empresa” habilitada no perfil de acesso do módulo Treino.

    Como fazer

    Como configurar

    1. No menu lateral do sistema clique em “Engrenagem”;

    2. Em seguida clique em “Integrações“;

    3. Selecione a empresa e clique em “Avançar“;

    Observação: este campo só apresenta para selecionar as unidades, quando a empresa possui no mesmo banco de dados mais de uma unidade configurada.

    4. Será apresentada a tela de Integrações de todos os módulos do sistema Pacto. Clique em FYPAY e em seguida clique na integração “CDL/SPC“;

    5. Será apresentada esta tela com os campos a serem preenchidos para a integração;

    • Código Associado SPC: informe o código associado fornecido pela equipe do CDL;
    • Operador SPC: informe o operador fornecido pela equipe do CDL;
    • Senha SPC: informe a senha fornecida pela equipe do CDL;

    Atenção: esses dados não são os que você utiliza para acessar o portal do SPC. É necessário solicitar as informações de Código Associado, Operador e Senha junto à equipe do CDL para a integração via Webhook. Esses códigos só poderão ser utilizados no sistema Pacto e não serão apresentados ao acessar o portal do SPC.

    • Consultar novos cadastros no SPC: marque esta opção se desejar realizar consulta de CPF no SPC por meio da ferramenta de venda rápida. Com essa opção habilitada, o sistema apresenta um botão para consultar o CPF assim que o CPF do aluno for informado na tela de venda rápida;
      Observação: esta configuração é feita somente pelo time da FyPay.
    • Pesquisar CPF automaticamente: marque esta opção para consultar automaticamente o CPF do cliente no SPC, assim que o CPF for informado na tela de venda rápida;
      Observação: esta configuração é feita somente pelo time da FyPay.
      Atenção: cada consulta do CPF tem um custo com o SPC, portanto, com essa configuração habilitada a academia pode ter um custo muito elevado com o SPC.

    6. Após preencher os campos, clique em “Ativar“;

    7. Pronto, a integração já está configurada e ativa no sistema Pacto.

    Como negativar aluno

    1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;

    2. Será apresentada esta tela com alguns filtros para realizar a busca. Após marcar os filtros clique em “Consultar“;

    • Empresa: selecione a unidade que deseja localizar os alunos inadimplentes;
    • Pesquisa por data de vencimento: caso deseje localizar pela data de vencimento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
    • Pesquisa por data de pagamento: caso deseje localizar pela data de pagamento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
    • Situação: selecione qual situação deseja localizar as parcelas;
    • Nome do Cliente: clique no ícone para localizar um aluno em específico;
    • Situação SPC: selecione a situação Negativadas ou Positivadas para visualizar as parcelas;
    • Plano: escolha o plano a partir do qual deseja localizar as parcelas.

    3. Abaixo é apresenta a listagem de acordo com os filtros selecionados. Localize e marque o checkbox da parcela, em seguida clique em “Negativar“.

    Observação: é possível negativar mais de uma parcela se desejar, basta selecionar o checkbox das parcelas e realizar este procedimento de negativação.

    Como remover negativação do aluno

    Atenção: ao realizar o pagamento da parcela e dar baixa no sistema Pacto, automaticamente o sistema dispara a requisição de retirada de negativação.

    1. No menu lateral do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;

    2. Será apresentada a tela onde irá marcar o filtro “Situação SPC” e marcar a opção de “Negativadas“, e o filtro “Situação” marcar a opção “Pagas“. Após clique em “Consultar“;

    3. Abaixo é apresenta a listagem de todos os alunos que estiveram negativados, mas que já foi efetuado o pagamento. Selecione o checkbox da parcela e clique em “Retirar Negativação“.

    Observação¹: no resultado a busca na coluna “Situação SPC” o sistema sempre apresentará um retorno, tanto na negativação junto ao SPC quanto na retirada. 

    Observação²: clicando no ícone pode baixar a listagem em Excel e clicando no ícone pode baixar em PDF.

    Como consultar alunos negativados

    É possível realizar a consulta de alunos negativados que constam no SPC, através do Venda Rápida.

    1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Venda Rápida“;

    2. No campo CPF, insira o CPF do aluno que deseja verificar quanto à situação de negativação. Em seguida, clique em “Consultar CPF“. O sistema realizará uma consulta no banco de dados do SPC e exibirá uma mensagem informando se o aluno está negativado.

    Observação¹: a consulta do CPF junto ao SPC é cobrada, ou seja, a empresa paga por cada consulta realizada.

    Observação²: a restrição da negativação não interfere na venda do plano, caso deseje vender o plano mesmo que o aluno esteja negativado.

    Saiba mais

    Para saber mais sobre as integrações do módulo ADM, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: SPCCDLNegativaçãosujar o nome do alunonegativar alunofypay

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: