O que é
Em alguns casos, ao renovar o plano do aluno, o sistema pode gerar dias adicionais no contrato, fazendo com que a data de término fique diferente da esperada.
Isso acontece porque o pró-rata está configurado para gerar dias extras quando há alteração na data de vencimento das parcelas durante a renovação.
Neste conhecimento, você vai entender por que isso ocorre, como o sistema apresenta essas diferenças e como realizar a renovação corretamente, evitando que o contrato seja estendido indevidamente.
Vídeo
Texto
Entendendo o funcionamento do pró-rata na renovação de planos
Na empresa, está configurado que:
-
O número de dias para gerar um mês de pró-rata adicional é de 30 dias;
-
O número de dias de tolerância do pró-rata também é de 30 dias.
Isso significa que o sistema permite até 30 dias de diferença entre a data original de vencimento do plano e a nova data escolhida na renovação, sem gerar valor financeiro adicional — apenas estendendo o período de contrato.

Exemplo prático
O plano do aluno vence todo dia 16.

No dia 05 o aluno chega na academia e pede para renovar o plano.

Ao renovar no dia 05, o sistema calcula os dias proporcionais entre 16 e 05, estendendo automaticamente o contrato até o novo vencimento.
Como a empresa permite até 30 dias de tolerância, o sistema não gera valor de pró-rata, apenas adiciona esses dias extras — de 16 a 04, por exemplo — no novo contrato.

Como renovar sem gerar dias adicionais
Se a academia não quiser estender o contrato e não deseja gerar dias proporcionais, basta manter a mesma data de vencimento anterior ao renovar.
No exemplo, em vez de colocar o dia 05, o consultor deve manter o dia 16 como vencimento.

Assim, o sistema entende que não há diferença entre as datas e não gera dias extras nem valor proporcional.

É importante sempre conferir as datas das parcelas durante o processo de renovação para garantir que o vencimento fique correto.
Outra forma de controlar isso é reduzindo o número de dias de tolerância do pró-rata nas configurações da empresa.
Você pode definir, por exemplo, 5, 3 ou até 1 dia de tolerância.

Dessa forma, qualquer diferença entre a data original e a data da renovação gerará um valor proporcional (pró-rata), permitindo que o aluno pague pelos dias adicionais — garantindo que nem o aluno saia prejudicado, nem a academia perca receita.

Saiba mais
Para saber como funcionam as Configurações Empresa – Guia Configurações da Empresa, clique aqui.
Para saber como é realizado o cálculo do pró-rata, clique aqui.
