O que é
O PIX é uma forma de cobrança online e está disponível para ser utilizada nas vendas online.
Atenção: temos integração com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Inter e PJBank.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “4.04 – Convênios de cobrança” e “4.43 – Gestão de Vendas Online” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Como configurar
1. É necessário ter um convênio de cobrança do tipo PIX;
2. É necessário ter o vendas online e nele configurar o convênio de cobrança PIX;
2.1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Gestão de Vendas Online“;
2.2. Na tela de Gestão do Vendas Online, clique no ícone para acessar as “Configurações do Vendas Online“;
2.3. Em seguida, clique em “Convênio de Cobrança“;
2.4. No campo “PIX” selecione o convênio cadastrado e que será usado para gerar o PIX;
2.5. Por fim, clique em “Gravar configurações“.
3. Após realizar essas configurações, o PIX no Vendas Online estará funcionando.
Configurações adicionais para o PIX
1. Ainda na tela de configuração do Vendas Online, na guia “Avançado“, é possível marcar a configuração “Estorno de vendas PIX expirado“. Com essa configuração marcada se o aluno não realizar o pagamento após um determinado período, a compra do contrato ou produto será automaticamente estornada;
Observação: nesse caso, o aluno precisará fazer uma nova compra.
2. Na guia “Convênio de Cobrança“, temos a configuração “Incluir categoria pagamento PIX“. Ao marcar essa opção, quando um cliente realizar uma compra pelo Vendas Online utilizando PIX, a categoria do cliente será automaticamente incluída ou alterada para (VENDAS ONLINE – PIX).
Como usar
1. Após encaminhar o link do vendas online da sua empresa para o cliente, ele deve realizar a compra de um produto ou plano;
2. Na tela de compra o aluno deve preencher os dados solicitados e clicar em “PIX“.
2.1. Logo o sistema irá efetuar a compra e gerar o código PIX para pagamento. Neste momento o aluno deve realizar a leitura do QR Code utilizando o aplicativo do banco que deseja efetuar o pagamento.
Características do PIX para o Vendas Online
1. O Pix no Vendas Online tem vigência de 2h, ou seja, se o cliente gerar o PIX e não pagar no prazo de 2 horas a compra será estornada automaticamente, isso se a configuração Estornar vendas Pix expirado estiver habilitada.
2. Não pode alterar o PIX dentro de 2h, ou seja, não pode cancelar o PIX ou receber com outra forma de pagamento se não a compra será estornada.
3. O Pix no Vendas Online valida o CPF ou o CNPJ do cliente e só será gerado caso o cliente tenha os dados válidos.
4. O Pix no Vendas Online vai cadastrar um novo cliente (caso ele não tenha cadastro no sistema) mesmo que a compra seja estornada, ou seja, o sistema manterá o cadastro desse cliente como visitante, se o pagamento não for efetuado dentro do prazo de 2h.
5. Quando é compra de plano, o sistema vai gerar o PIX apenas da primeira parcela + produtos (que tiver junto com a primeira parcela).
6. Será gerado a quantidade de parcelas de acordo com a condição de pagamento, ou seja, se a condição de pagamento for 12 o sistema irá gerar 12 parcelas.
7. Quando a cobrança no PIX for apenas da primeira parcela, as demais parcelas ficarão no caixa em aberto. Nestes casos recomendamos criar um mailing para enviar o PIX em cada vencimento da parcela ou enviar link para cadastrar cartão. Outra forma é o aluno pagar na recepção as demais parcelas, mês a mês. O ideal aqui é a empresa ter uma régua de cobrança definida e em funcionamento assim terá uma melhor performance financeira e inadimplência tendendo a zero.
8. Quando o plano tiver marcado o parcelamento pela operadora irá gerar apenas uma parcela com o valor total do plano.
Saiba mais
Para saber como configurar o PIX com o Banco do Brasil, clique aqui.
Para saber como configurar o PIX com o Santander, clique aqui.
Para saber como configurar o PIX com o Bradesco, clique aqui.
Para saber como configurar o seu vendas online, clique aqui.