Índice

    O que é

    No dia a dia de uma empresa, é comum alguns clientes serem bloqueados na catraca por vários motivos. Neste artigo, você terá um direcionamento sobre o que verificar nestas situações.

    Observação: esses são possíveis motivos, porém podem haver outras situações que bloqueiem o aluno de acessar a catraca. Nesses casos recomendamos solicitar um suporte com nosso Time de Relacionamento de catracas, para que possam analisar.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “5.05 – Horários“, “2.10 – Empresa” e “1.05 – Locais de acesso” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Primeiro é necessário verificar que mensagem está sendo exibida na catraca e a partir dai verificar as configurações necessárias.

    Mensagens mais comuns:

    Fora do horário do Plano ou Fora do horário da turma

    1. Verifique que tipo de horário está registrado no contrato ativo deste cliente;

    2. Em seguida, verifique se o horário que o aluno tentou acessar coincide com o que está configurado no cadastro do horário;

    Observação: mesmo que a descrição do horário no contrato seja “Livre“, certifique-se de que o horário realmente foi cadastrado, habilitando a configuração de livre.

    3. Caso as modalidades do contrato sejam de turma, certifique-se de que o horário que o aluno tentou acessar, corresponde com o horário que esta inserido na turma;

    4. Verifique se as modalidades do contrato do cliente estão configuradas para seguir horário de turma, porém este não foi inserido em nenhuma turma (isto eventualmente pode acontecer quando a configuração da modalidade é alterada, após ter realizado venda de plano);

    5. Validar se a empresa esta com a configuração “Permitir acesso na catraca somente para alunos agendados no Aula Cheia (Recurso COVID-19)” habilitada e se o cliente bloqueado possui aula agendada.

    Bloqueio por mensagem personalizada

    1. Verifique dentro do perfil do cliente, se ele possui mensagem de bloqueio na catraca lançado.

    Bloqueio por acessos seguidos

    1. Verifique como está definido o tempo na configuração “Tempo mínimo entre um acesso e outro“, pois caso o cliente já tenha acessado a empresa no dia, e tente acessar novamente antes do tempo estabelecido na configuração, o sistema irá bloquear o acesso.

    Academia está lotada

    1. Este tipo de mensagem é apresentada quando a empresa atingiu a capacidade de alunos simultâneos definidos nas configurações de acesso.

    Bloqueio “Por favor, compareça á Recepção”

    1. Este tipo de mensagem pode ser apresentada também devido ao bloqueio de acesso dos alunos que possuem saldo negativo na conta corrente.

    2. Verifique se a configuração “Bloquear acesso se houver saldo atual negativo em conta corrente do cliente” está habilitada na guia “Acesso” das configurações da “Empresa“.

    3. Ao acessar o perfil do aluno é possível validar o saldo negativo na lateral direita da tela.

    Bloqueio “Desculpe, acesso restrito a alunos dessa academia”

    1. Mensagem apresentada para alunos de outras unidades, “Desculpe, acesso restrito a alunos dessa academia“.

    2. Verificando se a configuração esta ativa. Caso deseje desativa basta desmarca o check-box “Restrição de Acesso entre Unidades“.

    Atenção: após realizar qualquer configuração deve fechar e abrir novamente o sistema da catraca.

    Bloqueio por “Bloqueio por regra de validação do terminal”

    1. Mensagem apresentada “Bloqueio por regra de validação do terminal“;

    Atenção: esta mensagem é exibida devido à configuração de validação no local de acesso para o acesso através da validação de um produto específico.

    2. Como localizar o produto de validação no “Local de Acesso“.
    Atenção: ao realizar as configurações no local de acesso deve fechar e abrir novamente o sistema da catraca.

    Para saber como configurar o produto no local de acesso, clique aqui.

    Bloqueio por “Capacidade máxima atingida. Acesso não permitido

    1. Mensagem apresentada “Capacidade máxima atingida. Acesso não permitido“;

    2. Como localizar a configuração no “Local de Acesso“.

    Atenção¹: a configuração “Capacidade Limite de Alunos Simultâneos” define o número máximo de alunos que podem passar pela catraca. Ou seja, se for configurado para quatro alunos, após a entrada de quatro pessoas no ambiente controlado por aquela catraca, e sem nenhuma saída registrada, o sistema exibirá a mensagem conforme mostrado no print anterior.

    Atenção²: ao realizar as configurações no local de acesso deve fechar e abrir novamente o sistema da catraca.

    Outros motivos

    1. Verifique se o cliente está com parcela vencida;

    2. Verifique se o cliente possui produto vencido, como testado de Aptidão Física, Avaliação Física vencida ou outro produto que possui vigência configurada;

    3. Verifique se a configuração “Bloquear acesso se o armário estiver com data de Vigência vencida” das configurações de acesso da empresa está ativada, e se o aluno possuí o produto de armário vencido em seu perfil;

    Verificando a configuração

    Verificando no perfil do cliente

    4. Verifique se a configuração “Bloquear alunos que não possuem assinatura digital” das configurações de acesso da empresa está ativada, e se o aluno realizou a assinatura eletrônica ou digital do contrato;

    5. Verifique se a configuração “Bloquear alunos que não possuem termo de responsabilidade” das configurações de acesso da empresa está ativada, e se o aluno realizou a assinatura do termo de responsabilidade;

    6. Verifique se a configuração “Bloquear alunos com Par-Q não assinado” das configurações de acesso da empresa está ativada, e se o aluno realizou o preenchimento e assinatura desse Par-Q;

    7. Verifique se o cliente não está sendo barrado por causa deo bloqueo por regra de terminal. Valide se no “Local de Acesso” em “Validação de Acesso” está configurado para ter a validação por Modalidade, Horário ou Produto, e caso o cleinte não tenha nenhum destes em seu perfil, esse será o motivo de ser barrado;

    8. Verifique se a configuração “Bloquear aluno com cheque devolvido” está habilitado nas configurações da engrenagem do módulo Financeiro;

    9. Verifique no perfil do cliente se ele possui a situação Inativo Vencido, o que significa que o plano do cliente já está vencido sendo necessário realizar a renovação, rematricula ou incluir um novo contrato;

    11. Verifique se o cliente não possui o token Gympass ou Totalpass incluido em seu perfil, e se o mesmo realizou o checkin na Gympass ou Totalpass;

    Gympass

    Totalpass

    12. Verifique se a configuração “Bloquear acesso se houver alguma parcela em aberto (Mesmo que não esteja vencida)” está habilitada nas configurações da empresa, e se o aluno possuí pelo menos uma parcela em aberto, independente da data de vencimento, no caixa em aberto, ele será barrado.

     

    Saiba mais

    Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.

    Para saber como funciona as configurações da Empresa Aba Acesso (explicação de todos os itens), clique aqui.

    Para saber como porque o aluno está sendo barrado/bloqueado na catraca com mensagem Fora do Horário, clique aqui.

    Para saber como retirar a mensagem personalizada de bloqueio, clique aqui.

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    em AdmAcesso Tags: aluno bloqueado na catracaacesso restrito

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