O que é
A Gestão de Negativação tem como objetivo consultar as parcelas dos clientes. Em casos de parcelas em aberto não quitadas, é possível negativar essa inadimplência junto ao SPC. Também é possível remover a negativação do aluno quando o mesmo realizar a quitação da dívida.
Lembrando que essa negativação junto ao SPC não é instantânea, visto que o sistema encaminha essa informação para o CDL que realiza essa negativação no SPC.
⚠️Atenção: para utilizar o recurso SPC, é necessário que a empresa já tenha realizado o cadastro junto ao SPC e CDL , e logo após ativar o serviço junto a FyPay.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.81 – Visualizar Gestão de Negativações” e “2.82 – Negativar/Liberar parcelas na Gestão de Negativações” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM. E a permissão “Configurações Empresa” habilitada no perfil de acesso do módulo Treino.
Como fazer
Como configurar
1. No menu lateral do sistema clique em “Engrenagem”;
2. Em seguida clique em “Integrações“;
3. Selecione a empresa e clique em “Avançar“;
Observação: este campo só apresenta para selecionar as unidades, quando a empresa possui no mesmo banco de dados mais de uma unidade configurada.
4. Será apresentada a tela de Integrações de todos os módulos do sistema Pacto. Clique em FYPAY e em seguida clique na integração “CDL/SPC“;
5. Será apresentada esta tela com os campos a serem preenchidos para a integração;
- Código Associado SPC: informe o código associado fornecido pela equipe do CDL;
- Operador SPC: informe o operador fornecido pela equipe do CDL;
- Senha SPC: informe a senha fornecida pela equipe do CDL;
Atenção: esses dados não são os que você utiliza para acessar o portal do SPC. É necessário solicitar as informações de Código Associado, Operador e Senha junto à equipe do CDL para a integração via Webhook. Esses códigos só poderão ser utilizados no sistema Pacto e não serão apresentados ao acessar o portal do SPC.
- Consultar novos cadastros no SPC: marque esta opção se desejar realizar consulta de CPF no SPC por meio da ferramenta de venda rápida. Com essa opção habilitada, o sistema apresenta um botão para consultar o CPF assim que o CPF do aluno for informado na tela de venda rápida;
Observação: esta configuração é feita somente pelo time da FyPay. - Pesquisar CPF automaticamente: marque esta opção para consultar automaticamente o CPF do cliente no SPC, assim que o CPF for informado na tela de venda rápida;
Observação: esta configuração é feita somente pelo time da FyPay.
Atenção: cada consulta do CPF tem um custo com o SPC, portanto, com essa configuração habilitada a academia pode ter um custo muito elevado com o SPC.
6. Após preencher os campos, clique em “Ativar“;
7. Pronto, a integração já está configurada e ativa no sistema Pacto.
Como negativar aluno
1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;
2. Será apresentada esta tela com alguns filtros para realizar a busca. Após marcar os filtros clique em “Consultar“;
- Empresa: selecione a unidade que deseja localizar os alunos inadimplentes;
- Pesquisa por data de vencimento: caso deseje localizar pela data de vencimento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
- Pesquisa por data de pagamento: caso deseje localizar pela data de pagamento das parcelas informe a data inicial e final neste campo;
- Situação: selecione qual situação deseja localizar as parcelas;
- Nome do Cliente: clique no ícone para localizar um aluno em específico;
- Situação SPC: selecione a situação Negativadas ou Positivadas para visualizar as parcelas;
- Plano: escolha o plano a partir do qual deseja localizar as parcelas.
3. Abaixo é apresenta a listagem de acordo com os filtros selecionados. Localize e marque o checkbox da parcela, em seguida clique em “Negativar“.
Observação: é possível negativar mais de uma parcela se desejar, basta selecionar o checkbox das parcelas e realizar este procedimento de negativação.
Como remover negativação do aluno
Atenção: ao realizar o pagamento da parcela e dar baixa no sistema Pacto, automaticamente o sistema dispara a requisição de retirada de negativação.
1. No menu lateral do módulo ADM, localize e clique em “Gestão de Negativações”;
2. Será apresentada a tela onde irá marcar o filtro “Situação SPC” e marcar a opção de “Negativadas“, e o filtro “Situação” marcar a opção “Pagas“. Após clique em “Consultar“;
3. Abaixo é apresenta a listagem de todos os alunos que estiveram negativados, mas que já foi efetuado o pagamento. Selecione o checkbox da parcela e clique em “Retirar Negativação“.
Observação¹: no resultado a busca na coluna “Situação SPC” o sistema sempre apresentará um retorno, tanto na negativação junto ao SPC quanto na retirada.
Observação²: clicando no ícone pode baixar a listagem em Excel e clicando no ícone pode baixar em PDF.
Como consultar alunos negativados
É possível realizar a consulta de alunos negativados que constam no SPC, através do Venda Rápida.
1. No menu lateral esquerdo do módulo ADM, localize e clique em “Venda Rápida“;
2. No campo CPF, insira o CPF do aluno que deseja verificar quanto à situação de negativação. Em seguida, clique em “Consultar CPF“. O sistema realizará uma consulta no banco de dados do SPC e exibirá uma mensagem informando se o aluno está negativado.
Observação¹: a consulta do CPF junto ao SPC é cobrada, ou seja, a empresa paga por cada consulta realizada.
Observação²: a restrição da negativação não interfere na venda do plano, caso deseje vender o plano mesmo que o aluno esteja negativado.
Saiba mais
Para saber mais sobre as integrações do módulo ADM, clique aqui.