O que é
O link de pagamento é uma ferramenta que facilita a cobrança de parcelas em aberto dos alunos. Com ele, sua empresa pode enviar um link para que o aluno quite seus débitos online, de onde estiver — seja pelo celular, tablet ou computador.
Uma das vantagens desse recurso é a possibilidade de parcelamento direto com a operadora do cartão. Funciona assim:
-
O colaborador define quantas vezes o valor poderá ser parcelado.
-
O aluno realiza o pagamento parcelado diretamente com a operadora do cartão, considerando o valor total da cobrança.
Neste artigo, você vai aprender a habilitar o parcelamento pela operadora no link de pagamento.
⚠️ Importante:
Não é necessário que o plano esteja configurado com parcelamento pela operadora. Ao ativar essa permissão, a funcionalidade será aplicada somente ao link de pagamento enviado manualmente, independentemente da configuração do plano.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “1.02 – Perfis de acessos” habilitada no perfil de acesso do ADM.
Como fazer
Habilitando a permissão
1. Na lupa de busca, pesquise por “Perfil de Acesso (ADM)”;
2. Será apresentada uma tela indicando todos os perfis cadastrados na empresa, clique em um deles para visualizar as permissões;
3. As permissões são agrupadas por módulo, desta forma, para ter acesso a cada uma, é necessário clicar nos tópicos referentes a cada módulo;
3.1. Também pode utilizar a lupa para buscar a permissão digitando “3.42“. Habilite a permissão, “3.42 – Permitir gerar Link de Pagamento Escolher Parcelas“.
Observação: outras permissões que podem ser úteis na utilização deste recurso é: “2.04 – Clientes“ e “2.44 – Visualizar ou operar o Caixa em aberto”.
4. Em seguida, clique em “Gravar“;
Observação: é necessário sair e entrar novamente no sistema para as configurações serem reconhecidas.
Enviando o link de pagamento com parcelamento para o cliente
1. Ao acessar o perfil do aluno, localize e clique em “Mais opções“;
2. Em seguida, clique em “Compartilhar link” e clique em “Link de pagamento“;
3. Ao clicar em “Link de pagamento“, é possível escolher o tipo de compartilhamento do link:
- Link para todas parcelas vencidas: todas as parcelas vencidas em aberto do cliente serão listadas e cobradas;
- Link para todas parcelas em aberto: todas as parcelas em aberto do cliente serão listadas e cobradas;
- Escolher parcelas: todas as parcelas em aberto do cliente serão listadas para selecionar e cobrar.
3.1. Selecione a opção de “Escolher parcelas” onde é possível realizar a seleção das parcelas desejadas para cobrança;
3.2. Logo em seguida marque os checkboxes das parcelas desejadas para cobrança, defina a quantidade de vezes que o cliente pode parcelar com a operadora e clique em “Confirmar parcelas e gerar link“.
Como o cliente realiza o parcelamento
1. De informar os dados do cartão e em seguida, selecionar a quantidade de vezes que deseja parcela com a sua operadora.
O cliente deverá informar os dados do cartão de crédito, marcar a opção “Aceito que os dados do meu cartão de crédito sejam salvos para futuras cobranças. Seus dados estão protegidos através de criptografia, certificação PCI DSS e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).” e clicar no botão “Pagar agora“.
️Atenção: se o cliente já tiver um cartão cadastrado em seu perfil, o sistema irá substituir o cartão pelo informado neste momento, portanto as próximas cobranças acontecerão neste novo cartão.
Saiba mais
Para saber como enviar link de pagamento para os alunos, clique aqui.
Para saber como cadastrar o cartão do aluno pelo sistema, clique aqui.