O que é
O recurso de cobrança do Sistema Pacto, através de convênios com bancos homologados, permite a geração de boletos de cobrança como uma opção de pagamento para as parcelas dos planos dos seus clientes.
Observação: Após a geração do boleto bancário, a validade dele corresponde à data de vencimento. Isso significa que, independentemente do tempo de vencimento, o pagamento pode ser realizado. A empresa deve decidir se irá gerar um novo boleto ou protestar o boleto vencido.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “5.73 – Cadastro de autorização de cobrança cliente”, “4.35 – Emitir boletos para algum cliente pelo Caixa em Aberto”, e “13.06 – Ver aba PactoPay” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Acesse o perfil do cliente e clique sobre guia “PactoPay”;
2. No bloco “Dados de Cobrança” verifique se o cliente possui uma autorização de cobrança de boleto cadastrada;
Observação: caso não tenha convênio de cobrança do tipo boleto bancário, é necessário realizar o cadastro, para isso, clique aqui.
2.1. Caso não possua realize o cadastro da autorização de cobrança de boleto clicando em “Adicionar forma de cobrança“;
2.2. Selecione a opção “Boleto bancário“;
2.3. Será aberto o pop-up para preenchimento dos campos apresentados. Após selecionar clique em “Salvar“.
- Parcelas a cobrar: selecione quais as parcelas que o sistema deverá cobrar (Em aberto, Planos, Produtos Específicos ou Contratos Autorrenováveis);
- Em Aberto: ao selecionar esta opção, o sistema enviará para a cobrança automática qualquer parcela em aberto no caixa do aluno;
- Planos: ao selecionar esta opção, o sistema enviará para cobrança automática apenas as parcelas em aberto referente ao tipo de serviço Plano;
- Produtos Específicos: ao marcar esta opção, será apresentado um novo campo chamado “Tipo de Produto“, neste campo você deve selecionar os tipos de produto desejado para que o sistema só encaminhe cobrança automática das parcelas em aberto de produtos desses tipos;
- Contratos Autorrenováveis: ao selecionar esta opção, o sistema só encaminhará a cobrança para as parcelas em aberto do aluno, que pertencerem a um contrato que será renovado automaticamente.
- Convênio de cobrança: selecione o convênio de cobrança configurado em seu sistema para realizar a cobrança do cliente.
2.3.1. Clique em “Ok” para confirmar.
3. Após confirmar que o cliente já possui no seu cadastro um convênio de boleto associado, retorne a tela inicial do cliente, e clique em “Caixa em aberto”;
4. O sistema apresentará todas as parcelas em aberto do aluno. Clique neste ícone para ver as parcelas;
Observação: as parcelas podem estar em duas situações, “Em dia“, quando ainda não venceram, e “Vencidas“, quando estão atrasadas por falta de pagamento.
5. Após detalhar as parcelas, selecione aquelas que desejar e clique em “Gerar boleto“;
6. Em seguida, selecione o “Convênio de Cobrança” que será responsável pela geração dos boletos e escolha uma das opções apresentadas. Após clique em “Gerar boleto“;
6.1. Em “Boleto único“, você pode alterar a data de vencimento do boleto e também marcar a opção “Considerar multa ou juros“, caso deseje aplicar essas taxas no boleto;
Observação: para saber configurar a multa ou juros do boleto, clique aqui.
6.2. Em “Boleto por data de vencimento da parcela“, o sistema gerará o boleto com a data de vencimento original da parcela, mesmo que ela esteja em atraso.
7. Pronto o boleto foi gerado, clique em “Compartilhar boleto“.
7.1. Escolha qual forma deseja compartilhar o boleto com o aluno.
-
QRCode: Se o aluno estiver na recepção, ele pode ler o QRCode para acessar o link do boleto;
-
Links: Você pode copiar o link apresentado e enviá-lo por outro meio, conforme necessário;
-
Enviar por WhatsApp: Informe o número de telefone com DDD e clique no ícone para abrir o WhatsApp Web e enviar o boleto diretamente para o aluno;
-
Enviar por e-mail: Informe o e-mail do aluno e clique no ícone para enviar o boleto diretamente por e-mail.
Saiba mais
Para saber como mudar o valor de uma parcela ou dividir ela em várias vezes – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.
Para saber como receber um pagamento com data diferente de hoje – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.
Para saber como cancelar uma parcela no caixa em aberto – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.
Para saber como receber uma parcela do aluno no caixa em aberto – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.
Para saber como receber do aluno uma parcela com desconto (Caixa em Aberto – Renegociar) – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.
Para saber como registrar a parcela recebida por cartão de crédito (Maquininha) – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.