Índice

    O que é

    O recurso de cobrança do Sistema Pacto, através de convênios com bancos homologados, permite a geração de boletos de cobrança como uma opção de pagamento para as parcelas dos planos dos seus clientes.

    Observação: Após a geração do boleto bancário, a validade dele corresponde à data de vencimento. Isso significa que, independentemente do tempo de vencimento, o pagamento pode ser realizado. A empresa deve decidir se irá gerar um novo boleto ou protestar o boleto vencido.

    Atenção: para boletos gerados pela integração com o banco Caixa, se o cliente realizar o pagamento através do link de pagamento, o sistema cancelará automaticamente o boleto emitido.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes“, “5.73 – Cadastro de autorização de cobrança cliente”, “4.35 – Emitir boletos para algum cliente pelo Caixa em Aberto”, e “13.06 – Ver aba PactoPay” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Acesse o perfil do cliente e clique sobre guia “PactoPay”;

    2. No bloco “Dados de Cobrança” verifique se o cliente possui uma autorização de cobrança de boleto cadastrada;

    Observação: caso não tenha convênio de cobrança do tipo boleto bancário, é necessário realizar o cadastro, para isso, clique aqui.

    2.1. Caso não possua realize o cadastro da autorização de cobrança de boleto clicando em “Adicionar forma de cobrança“;

    2.2. Selecione a opção “Boleto bancário“;

    2.3. Será aberto o pop-up para preenchimento dos campos apresentados. Após selecionar clique em “Salvar“.

    • Parcelas a cobrar: selecione quais as parcelas que o sistema deverá cobrar (Em aberto, Planos, Produtos Específicos ou Contratos Autorrenováveis);
      • Em Aberto: ao selecionar esta opção, o sistema enviará para a cobrança automática qualquer parcela em aberto no caixa do aluno;
      • Planos: ao selecionar esta opção, o sistema enviará para cobrança automática apenas as parcelas em aberto referente ao tipo de serviço Plano;
      • Produtos Específicos: ao marcar esta opção, será apresentado um novo campo chamado “Tipo de Produto“, neste campo você deve selecionar os tipos de produto desejado para que o sistema só encaminhe cobrança automática das parcelas em aberto de produtos desses tipos;
      • Contratos Autorrenováveis: ao selecionar esta opção, o sistema só encaminhará a cobrança para as parcelas em aberto do aluno, que pertencerem a um contrato que será renovado automaticamente.
    • Convênio de cobrança: selecione o convênio de cobrança configurado em seu sistema para realizar a cobrança do cliente.

    2.3.1. Clique em “Ok” para confirmar.

    3. Após confirmar que o cliente já possui no seu cadastro um convênio de boleto associado, retorne a tela inicial do cliente, e clique em “Caixa em aberto”;

    4. O sistema apresentará todas as parcelas em aberto do aluno. Clique neste ícone  para ver as parcelas;

    Observação: as parcelas podem estar em duas situações, “Em dia“, quando ainda não venceram, e “Vencidas“, quando estão atrasadas por falta de pagamento.

    5. Após detalhar as parcelas, selecione aquelas que desejar e clique em “Gerar boleto“;

    6. Em seguida, selecione o “Convênio de Cobrança” que será responsável pela geração dos boletos e escolha uma das opções apresentadas. Após clique em “Gerar boleto“;

    6.1. Em “Boleto único“, você pode alterar a data de vencimento do boleto e também marcar a opção “Considerar multa ou juros“, caso deseje aplicar essas taxas no boleto;

    Observação: para saber configurar a multa ou juros do boleto, clique aqui.

    6.2. Em “Boleto por data de vencimento da parcela“, o sistema gerará o boleto com a data de vencimento original da parcela, mesmo que ela esteja em atraso.

    7. Pronto o boleto foi gerado, clique em “Compartilhar boleto“.

    7.1. Escolha qual forma deseja compartilhar o boleto com o aluno.

    • QRCode: Se o aluno estiver na recepção, ele pode ler o QRCode para acessar o link do boleto;

    • Links: Você pode copiar o link apresentado e enviá-lo por outro meio, conforme necessário;

    • Enviar por WhatsApp: Informe o número de telefone com DDD e clique no ícone para abrir o WhatsApp Web e enviar o boleto diretamente para o aluno;

    • Enviar por e-mail: Informe o e-mail do aluno e clique no ícone para enviar o boleto diretamente por e-mail.

    Saiba mais

    Para saber como mudar o valor de uma parcela ou dividir ela em várias vezes – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

    Para saber como receber um pagamento com data diferente de hoje – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

    Para saber como cancelar uma parcela no caixa em aberto – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

    Para saber como receber uma parcela do aluno no caixa em aberto – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

    Para saber como receber do aluno uma parcela com desconto (Caixa em Aberto – Renegociar) – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

    Para saber como registrar a parcela recebida por cartão de crédito (Maquininha) – Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

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