Índice

    O que é

    Algumas empresas possuem a necessidade de excluir o cadastro de algum cliente, muitas vezes por ter cadastros duplicados.

    Agora foi criado uma opção em que o próprio usuário da empresa pode realizar a exclusão.

    Atenção: não recomendamos a exclusão de cadastros de clientes pois esta ação afeta inúmeros relatórios e indicadores de gestão e é uma ação irreversível.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “9.69 – Permitir excluir cliente da base de dados“, “1.03 – Usuários” e “2.08 – Configuração do sistema” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Habilitando a permissão

    1. No módulo ADM, na lupa de busca pesquise por “Perfil de acesso“;

    2. Será apresentado uma nova janela contendo os perfis de acesso cadastrados. Selecione o perfil que deseja habilitar a permissão;

    Atenção: recomendamos que apenas usuários com perfil Administrador possam realizar exclusões, devido ao grande impacto dessa operação no sistema.

    3. No campo “PESQUISAR AS PERMISSÕES” digite “9.69” e em seguida clique em “ZW ADM“;

    4. Marque a permissão;

    5. Por fim, clique em “Gravar“;

    Observação: os usuários deste perfil precisam deslogar e logar novamente para que a alteração seja validada.

    Habilitando a configuração

    Atenção: é necessário ter habilitado a permissão “9.69 – Permitir excluir cliente da base de dados” no perfil de acesso do ADM, para que opção abaixo seja apresentada.

    1. No módulo ADM, na lupa de busca pesquise por “Usuário“;

    2. Selecione o usuário que deseja liberar a configuração;

    3. Na guia “Dados Usuário” clique na guia “Dados Opcionais” para apresentar as opções e marque a configuração “Permite excluir clientes com vínculos no banco de dados“;

    4. No final da página, clique em “Gravar“.

    Observação: os usuários precisam deslogar e logar novamente para que a alteração seja validada.

    Excluindo o cadastro

    Atenção: por medida de segurança só é possível excluir até 5 cadastros de clientes por dia.

    1. No módulo ADM, no menu da lateral esquerda clique no ícone ;

    2. Clique em “Administrativo“;

    3. Será apresentada a nova guia “Manutenção“. Clique nela;

    4. Clique em “Exclusão de Cliente“;

    5. Informe o número da matrícula do cliente que deseja excluir e clique em “Verificar“;

    6. O sistema irá mostrar o nome do cliente e a matrícula. Se estiver correto, clique em “Excluir Cliente“;

    7. Será apresentado a mensagem informando se deseja realmente confirmar a exclusão. Clique em “OK“;

    8. Será solicitado para você inserir sua senha do sistema para confirmar a operação;

    Atenção: a senha não será solicitada caso você tenha configurado para não solicitar senha em funcionalidades, no cadastro de usuário.

    9. Será apresentado a mensagem de que o cadastro do cliente foi excluído com sucesso.

    Observação 1: repita os passos 5, 6, 7 e 8 se for necessário excluir mais de um cadastro.

    Observação 2: em alguns casos será apresentado a mensagem de que o cadastro do cliente não pode ser excluído, sendo: quando o cliente tem remessa de cobrança de cartão de crédito ou de boleto tradicional aguardando retorno, e nesses casos é necessário ter o retorno da remessa para depois excluir o cadastro, ou por o aluno ter nota fiscal vinculada ao seu cadastro, e nesse caso é necessário estornar o recibo vinculado a nota fiscal, para depois conseguir excluir o cadastro do cliente.

    Observação 3: a operação de exclusão de cadastro fica registrada no “Controle de LOG“, portanto se for necessário verificar se houve exclusões de cadastros utilize essa ferramenta.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm
    Tags: excluir clienteexcluir alunoexclusão de cliente
    Autor: Delcio Luis

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: