Índice

    O que é

    A configuração de devolução automática de recebíveis de cheques e cartões no cancelamento do contrato reduz erros na sua empresa. O sistema seleciona os valores automaticamente e calcula o total a ser devolvido, eliminando a necessidade de que os colaboradores façam a seleção manual. Caso haja alguma diferença no valor a ser devolvido, o sistema aplica um desconto parcial no cartão, garantindo que o cancelamento finalize com saldo zerado.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.10 – Empresa“, “2.04 – Clientes”, “3.07 – Cancelar contratos”, “3.08 – Lançar um cancelamento de contrato” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Configurando o Cancelamento na Empresa

    Para utilizar este tipo de cancelamento, primeiro é necessário realizar a configuração na empresa.

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Empresa“;

    2. Você será direcionado a uma nova tela que lista todas as empresas cadastradas neste banco. Clique no nome da empresa para a qual deseja ativar a configuração e, ao carregar a tela, selecione a guia “Cancelamento”;

    3. Habilite a configuração “Marcar pra devolver recebíveis automaticamente de cheque e cartão” e, em seguida, clique em “Gravar” para salvar as alterações.

    Feito isso, a partir de agora, todos os cancelamentos de planos que possuam recebíveis de cheque e cartão terão os valores automaticamente selecionados pelo sistema, que calculará o total a ser devolvido. Assim, não será necessário que os colaboradores selecionem os recebíveis manualmente.

    Realizando o cancelamento

    1. Acesse o perfil do cliente cujo contrato você deseja cancelar, clique na aba “Contratos” e, em seguida, clique sobre o contrato que será cancelado;

    2. Será apresentada a tela de detalhamento do contrato. Clique na opção “Afastamento”;

    3. Em seguida, será apresentada uma nova tela com as opções de operação disponíveis para este contrato, clique em “Cancelamento“;

    4. Preencha os campos “Data Cancelamento” e “Justificativa“. Feito isso, clique no ícone  para prosseguir com a operação;

    5. Escolha a opção “Devolução“, depois prossiga com a operação;

    6. O sistema exibirá uma tela com o cálculo do cancelamento, incluindo multa e custos administrativos. Nessa tela, você pode alterar a multa de cancelamento ou isentar o cliente da multa e dos custos, marcando o box à frente de cada campo destacado na imagem. Clique no ícone  para prosseguir com a operação;
    Observação: para realizar essas alterações é necessário ter a permissão “3.30 – Valor Manual Percentual Multa Cancelamento” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM;

    7. O sistema seleciona automaticamente os recebíveis, calculando o total a ser devolvido. Se houver alguma diferença no valor, o sistema aplica um desconto parcial no cartão, garantindo que o cancelamento finalize com saldo zerado. Clique na seta no canto inferior direito para prosseguir para a próxima tela;
    Observação: caso seja necessário é possível editar ou alterar o valor parcial de cobrança/devolução desse recebível.

    Atenção: esse estorno só acontece no sistema, então é necessário entrar em contato com sua adquirente e estornar por lá também.

    8. Nesta tela você pode ainda colocar alguma observação referente a esse cancelamento e por fim, clique em “Finalizar” para concluir com o cancelamento;

    9. Após finalizar, o sistema apresentará o comprovante do cancelamento e o recibo.

    Saiba mais

    Para saber como trabalhar com cancelamento, clique aqui.

    Para saber como verificar as configurações de cancelamento da empresa, clique aqui.

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