Índice

    O que é

    Em alguns casos, é necessário realizar a devolução de valores de produtos que foram vendidos juntamente na adesão do contrato, mas que o aluno não utilizou. Para o sistema considerar a não utilização desses produtos e realize a devolução do valor no ato do cancelamento do contrato, é necessário incluir o produto nas configurações da empresa, nas configurações do plano e na engrenagem do módulo treino.

    Como exemplo de uso desta configuração podemos citar a avaliação física. Você pode vender um produto de avaliação física junto com a venda de plano, e validar esse produto para lançar a avaliação física para o aluno. No momento do cancelamento, se o aluno não tiver feito uma avaliação, significa que ele não usou o produto, e, portanto, o valor que ele pagou pela avaliação será devolvido. Se ele tiver feito uma avaliação, significa que ele usou o produto e, portanto, o valor pago pela avaliação não será devolvido ao aluno, no cancelamento do plano.

    Neste conhecimento ensino como realizar as configurações necessárias.

    Atenção: para que o cálculo de devolução do produto siga corretamente, ele se aplica apenas a produtos adquiridos junto com o plano na compra. Se a adesão à avaliação física acontece de forma separada ou posteriormente, o sistema não irá a reconhecer para o estorno.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “Configurações Empresa” habilitadas no perfil de acesso do módulo Treino. E as permissões “2.10 – Empresa” e “5.09 – Planos“ habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Configurando o produto a serem devolvidos no cancelamento no guia cancelamento da Empresa

    1. Na lupa de busca do sistema, pesquise por “Empresa“;

    2. Ao acessar é apresenta a tela para selecionar a empresa que deseja configurar;

    3. Logo, clique sobre a guia “Cancelamento” para realizar as configurações;

    4. Após, no bloco “Produtos a serem devolvidos no cancelamento“, localize o campo “Produto” e busque pelo produto desejado;

    Observação: nesse campo serão apresentados todos os produtos cadastrados e ativos, que são do tipo Serviço.

    5. Em seguida clique no ícone para adicionar o produto, repita o processo para adicionar mais produtos;

    6. Por fim clique em “Gravar“.

    Atenção: após gravar deve sair do sistema e entra novamente para as configurações serem reconhecidas.

    A partir do momento em que o produto estiver configurado, toda vez que ocorrer um cancelamento, o sistema verificará se o produto foi utilizado ou não, para prosseguir com as devoluções necessárias.

    Configurando o produto no cadastro do plano

    Atenção: no cadastro do plano deve ser configurado o mesmo produto de avaliação física para o sistema verificar no momento do cancelamento.

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;

    2. Nesta tela contém o cadastro de todos os planos. Clique em “+Adicionar“;

    3. É apresentada uma tela com opções de tipos de plano a se cadastrar, na opção “Plano Normal” clique em “Cadastrar plano“;

    4. O processo de cadastro é dividido em 5 etapas, sendo necessário preencher todos os campos obrigatórios de cada etapa antes de prosseguir.

    4.1. Na aba “Dados Básicos” preencha os campos e clique em “Avançar“;

    4.2. Na tela “Duração e Valores“, clique em “Adicionar Linha“, e realize a configuração em seguida clique em “Avançar“;

    4.3. Na tela “Produtos e Serviços“, clique no ícone  para alterar o valor de Matrícula, Renovação e Rematrícula se este plano for cobrar estes serviços. Ou clique em “Adicionar linha“, para adicionar mais um produto a este plano, após isso, clique em “Avançar“;

    Atenção: é nessa etapa que deve adicionar o mesmo produto de avaliação física inserido nas configurações da “Empresa“.

    Observação: os produtos matrícula, rematrícula, renovação são obrigatórios para este plano. Se adicionar outros produtos como obrigatórios, no ato do fechamento da negociação, o produto é adicionado automaticamente.

    4.4. Na aba “Dados Contratuais” preencha os campos e após, clique em “Avançar“;

    4.5. Após realizar todas as configurações, clique em “Concluir” para finalizar o cadastro do plano.

    Dica: Se ficou com alguma dúvida de como cadastrar um plano, clique aqui.

    Configurando o produto de Avaliação Física na engrenagem do módulo Treino

    Atenção: essa configuração deve ser realizada após configurar o produto na empresa, pois caso não seja especificado nesse campo o produto o sistema não validará se foi ou não utilizado o produto para deduzir no momento do cancelamento.

    1. No menu lateral esquerdo do sistema clique no ícone de “Engrenagem“;

    2. Em seguida clique em “Treino“;

    3. Clique na guia “Avaliação Física“;

    4. Localize a configuração “Produto de Avaliação Física no ADM” e selecione o mesmo produto configurando anteriormente nas configurações da empresa;

    Observação: Essa configuração determinará que o produto utilizado no momento da avaliação física é o mesmo configurado na empresa. Dessa forma, será possível identificar se ele foi utilizado ou não. Quando o cancelamento do plano for realizado, essa identificação permitirá decidir se os valores do produto devem ser devolvidos ou não.

    5. Em seguida clique em “Salvar“.

    Saiba mais

    Para saber mais sobre as configurações da Empresa, clique aqui.

    Para saber como verificar as configurações de Cancelamento da empresa, clique aqui.

    Para saber como é apresentado o cancelamento com a devolução, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: