O que é
O cadastro de produto com vigência permite que a empresa configure produtos do tipo serviço com um período de validade para uso.
Por exemplo:
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Um produto do tipo Avaliação Física, que possui validade de 30 dias. Após esse período, o aluno precisa renovar a compra para continuar utilizando o serviço.
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Em outro cenário, o mesmo produto pode ser vendido junto com o plano. Nesse caso, se o aluno adquirir um contrato de 6 meses, o produto também poderá ter a validade durante todo esse período.
Essas configurações permitem à academia controlar o tempo de uso de produtos e serviços, garantindo a renovação conforme o período definido.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “5.10 – Produtos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca, pesquise por “Produto”;
2. Clique em “Cadastrar novo“;
3. Preencha os campos conforme desejado;
Observação: Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
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Descrição: informe o nome do produto que está cadastrando;
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Tipo de Produto: selecione o tipo de produto — por exemplo, Serviço.
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Categoria de Produto: selecione a categoria a que o produto pertence (exemplo: Alimentos ou Serviço);
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Valor: informe o valor de venda do produto;
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Tipo de Vigência: defina como será controlada a validade do produto;
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Intervalo de dias: permite definir uma quantidade fixa de dias de validade (exemplo: 90 dias). Nesse caso, o produto terá essa duração independentemente da vigência do contrato;
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Período fixo: define um período específico de validade (exemplo: de 01/02/2025 a 01/01/2026).
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- Prevalecer vigência do contrato: marque essa opção se o produto for vendido junto com um plano e precisar expirar junto com a duração do contrato.
4. Após preencher todas as informações, clique em “Gravar”.
Regras de uso
Antes de utilizar o produto com vigência, é importante considerar as seguintes regras:
- Quando o produto for obrigatório no plano, estiver com renovação automática habilitada (no cadastro do plano) e for vendido junto com o plano, ele será renovado somente quando o plano for renovado, mesmo que a vigência configurada no produto seja diferente da vigência do plano.
- Se a configuração de renovação automática estiver habilitada no cadastro do produto, ele será renovado automaticamente ao final da vigência, exceto nos casos em que for vendido junto com o plano, marcado como obrigatório e configurado para renovação automática dentro do contrato — nesse caso, a renovação ocorrerá apenas no término do contrato.
- Quando o produto for vendido separadamente, ele seguirá sempre a vigência configurada no seu cadastro.
- Se a opção “Prevalecer vigência do contrato” estiver marcada, o produto (vendido fora do plano) seguirá a vigência definida no contrato.
Saiba mais
Para saber como mudar a vigência de um produto com vencimento específico, clique aqui.
Para saber mais sobre o Relatório de Produtos com Vigência, clique aqui.
Para saber como fazer a venda de produto para aluno na Venda Avulsa, clique aqui.