Índice

    O que é

    O cadastro de produto com vigência permite que a empresa configure produtos do tipo serviço com um período de validade para uso.

    Por exemplo:

    • Um produto do tipo Avaliação Física, que possui validade de 30 dias. Após esse período, o aluno precisa renovar a compra para continuar utilizando o serviço.

    • Em outro cenário, o mesmo produto pode ser vendido junto com o plano. Nesse caso, se o aluno adquirir um contrato de 6 meses, o produto também poderá ter a validade durante todo esse período.

    Essas configurações permitem à academia controlar o tempo de uso de produtos e serviços, garantindo a renovação conforme o período definido.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “5.10 – Produtos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca, pesquise por “Produto”;

    2. Clique em “Cadastrar novo“;

    3. Preencha os campos conforme desejado;

    Observação: Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

    • Descrição: informe o nome do produto que está cadastrando;

    • Tipo de Produto: selecione o tipo de produto — por exemplo, Serviço.

    • Categoria de Produto: selecione a categoria a que o produto pertence (exemplo: Alimentos ou Serviço);

    • Valor: informe o valor de venda do produto;

    • Tipo de Vigência: defina como será controlada a validade do produto;

      • Intervalo de dias: permite definir uma quantidade fixa de dias de validade (exemplo: 90 dias). Nesse caso, o produto terá essa duração independentemente da vigência do contrato;

      • Período fixo: define um período específico de validade (exemplo: de 01/02/2025 a 01/01/2026).

    • Prevalecer vigência do contrato: marque essa opção se o produto for vendido junto com um plano e precisar expirar junto com a duração do contrato.

    4. Após preencher todas as informações, clique em “Gravar”.

    Regras de uso

    Antes de utilizar o produto com vigência, é importante considerar as seguintes regras:

    • Quando o produto for obrigatório no plano, estiver com renovação automática habilitada (no cadastro do plano) e for vendido junto com o plano, ele será renovado somente quando o plano for renovado, mesmo que a vigência configurada no produto seja diferente da vigência do plano.
    • Se a configuração de renovação automática estiver habilitada no cadastro do produto, ele será renovado automaticamente ao final da vigência, exceto nos casos em que for vendido junto com o plano, marcado como obrigatório e configurado para renovação automática dentro do contrato — nesse caso, a renovação ocorrerá apenas no término do contrato.
    • Quando o produto for vendido separadamente, ele seguirá sempre a vigência configurada no seu cadastro.
    • Se a opção “Prevalecer vigência do contrato” estiver marcada, o produto (vendido fora do plano) seguirá a vigência definida no contrato.

    Saiba mais

    Para saber como mudar a vigência de um produto com vencimento específico, clique aqui.

    Para saber mais sobre o Relatório de Produtos com Vigência, clique aqui.

    Para saber como fazer a venda de produto para aluno na Venda Avulsa, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: produtoproduto com vigência

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: