O que é
O recurso de cobrança do sistema Pacto, através de convênios diretamente com os bancos homologados, permite a geração de boletos de cobrança como uma condição de pagamento, nas parcelas dos planos de seus clientes.
Alguns convênios são homologados com o sistema Pacto. Neste conhecimento você verá como configurar o boleto bancário online da Caixa.
Atenção¹: é necessário solicitar junto ao Banco da Caixa a liberação para emissão dos boletos bancários Via WEBSERVICE. Para boletos gerados pela integração com o banco Caixa, se o cliente realizar o pagamento através do link de pagamentos, o sistema cancelará automaticamente o boleto emitido.
Atenção²: a partir da data 21/03/2022, atendendo as práticas de segurança da informação, a Pacto não realiza mais a alteração de informações de cobrança.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “4.04 – Convênios de cobrança” e “9.61 – Alterar convênio de cobrança” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
No banco Caixa
Primeiro é necessário entrar em contato com a Caixa para assinar o contrato solicitando o uso do boleto bancário e solicitar o desbloqueio do envio via WebService.
Feito isso a Caixa irá fornecer os seguintes dados:
- Agência
- Conta
- CNPJ
- Código Beneficiário
Após obter os dados, ter o contrato assinado junto a Caixa e ter a liberação via WebService, deverá realizar o cadastro do convênio de cobrança para utilizar o Boleto Bancário da Caixa.
Caso não tenha sido desbloqueado o envio via WebService, ao tentar gerar um boleto bancário no sistema Pacto será apresentado o retorno do banco com a seguinte mensagem:
“<RETORNO> (640) OPERACAO NAO PERMITIDA – CEDENTE INFORMADO NAO POSSUI AUTORIZACAO PARA UTILIZAR SERVICO WEBSERVICE”.
No sistema Pacto
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Convênio de Cobrança“;
2. Clique em “Cadastrar Novo“;
3. Na tela de cadastro, identifique o campo “Tipo de Convênio”, selecione a opção “Boleto Bancário Caixa – Registro Online”;
4. Após preencha os campos;
Atenção: os únicos campos que devem ser preenchidos ou que podem ser alterados serão os citados a seguir. Os demais (tanto os preenchidos automaticamente quanto os que ficarem zerados), devem permanecer da mesma forma.
- Descrição: informe uma descrição para distinguir dos demais convênios;
- Conta Corrente: informe qual a conta-corrente da sua empresa que utiliza a cobrança de boleto da Caixa;
- CNPJ: informe o número do CNPJ da sua empresa;
- Nosso número: este campo é de livre preenchimento, o ideal é informar o numeral “1“, porém caso tenha algum retorno de erro por parte do Banco, informando que já foi utilizado, é necessário entrar no portal do banco e verificar qual o próximo numeral esperado e informar neste campo;
- Num. Contrato/Cód. Beneficiário: informe o código do beneficiário informado pelo banco.
5. Por fim, clique em “Gravar“.
Atenção: recomendamos fazer o teste de geração de um boleto antes de começar a iniciar as emissões dos boletos para os clientes, assim caso ocorra algum retorno negativo dessa tentativa pode entrar em contato com nosso time de relacionamento ou com o banco, conforme o retorno gerado.
Saiba mais
Para saber quais os convênios de cobranças homologados com o sistema Pacto, clique aqui.
Para saber como trabalhar com o boleto bancário no sistema Pacto, clique aqui.