Índice

    O que é

    O recurso de cobrança do sistema Pacto, através de convênios diretamente com os bancos homologados, permite a geração de boletos de cobrança como uma condição de pagamento, nas parcelas dos planos de seus clientes.

    Alguns convênios são homologados com o sistema Pacto. Neste conhecimento você verá como configurar o boleto bancário do Banco do Brasil.

    Atenção: a partir da data 21/03/2022, atendendo as práticas de segurança da informação, a Pacto não realiza mais a alteração de informações de cobrança.️

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “4.04 – Convênios de cobrança” e “9.61 – Alterar convênio de cobrança” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    No banco do Brasil

    1. Acesse o portal do Banco do Brasil para gerar as credenciais da API. Para acessa corretamente clique aqui;

    2. Após acessar o portal, siga o passo a passo do vídeo disponível neste link para gerar a API. Clique aqui para acessar o vídeo tutorial;

    3. Feito isso o banco do Brasil irá fornecer os seguintes dados:

    • Agência
    • Conta
    • Carteira
    • Variação
    • Código convênio

    Após obter os dados, ter o contrato assinado junto ao Banco do Brasil e ter a liberação via WebService, deverá realizar o cadastro do convênio de cobrança para utilizar o Boleto do Banco do Brasil.

    No sistema Pacto

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Convênio de Cobrança“;

    2. Clique em “Cadastrar Novo“;

    3. Na tela de cadastro, identifique o campo “Tipo de Convênio”, selecione a opção “Boleto Bancário Banco do Brasil – Registro Online”;

    4. Após preencha os campos;

    Atenção: os únicos campos que devem ser preenchidos ou que podem ser alterados serão os citados a seguir. Os demais (tanto os preenchidos automaticamente quanto os que ficarem zerados), devem permanecer da mesma forma.

    • Descrição: informe uma descrição para distinguir dos demais convênios;
    • Client ID: deve inserir o client ID informado pelo banco;
    • Client secret: deve inserir o client secret informado pelo banco;
    • Client basic auth token: deve inserir o client basic auth token informado pelo banco;
    • Conta Corrente: informe qual a conta-corrente da sua empresa que utiliza a cobrança de boleto do banco do Brasil;
    • Nosso número: este campo é de livre preenchimento, o ideal é informar o numeral “1“, porém caso tenha algum retorno de erro por parte do Banco, informando que já foi utilizado, é necessário entrar no portal do banco e verificar qual o próximo numeral esperado e informar neste campo;
    • Código Convênio: deve inserir o código de convênio informado pelo banco;
    • Carteira para o Boleto: deve inserir o código da carteira de boleto fornecido pelo banco;
    • Variação: neste campo do convênio de cobrança, deve configurar 19.
      Atenção: se configurado errado, apresentará a seguinte mensagem de erro “Convenio/Carteira/Variacao nao cadastrado.”.

    5. Por fim, clique em “Gravar“.

    Atenção: recomendamos fazer o teste de geração de um boleto antes de começar a iniciar as emissões dos boletos para os clientes, assim caso ocorra algum retorno negativo dessa tentativa pode entrar em contato com nosso time de relacionamento ou com o banco, conforme o retorno gerado.

    Saiba mais

    Para saber quais os convênios de cobranças homologados com o sistema Pacto, clique aqui.

    Para saber como trabalhar com o boleto bancário no sistema Pacto, clique aqui.

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