O que é
O recurso de cobrança do sistema Pacto, através de convênios diretamente com os bancos homologados, permite a geração de boletos de cobrança como uma condição de pagamento, nas parcelas dos planos de seus clientes.
Alguns convênios são homologados com o sistema Pacto. Neste conhecimento você verá como configurar o boleto bancário do Banco do Brasil.
Atenção: a partir da data 21/03/2022, atendendo as práticas de segurança da informação, a Pacto não realiza mais a alteração de informações de cobrança.️
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “4.04 – Convênios de cobrança” e “9.61 – Alterar convênio de cobrança” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
No banco do Brasil
1. Acesse o portal do Banco do Brasil para gerar as credenciais da API. Para acessa corretamente clique aqui;
2. Após acessar o portal, siga o passo a passo do vídeo disponível neste link para gerar a API. Clique aqui para acessar o vídeo tutorial;
3. Feito isso o banco do Brasil irá fornecer os seguintes dados:
- Agência
- Conta
- Carteira
- Variação
- Código convênio
Após obter os dados, ter o contrato assinado junto ao Banco do Brasil e ter a liberação via WebService, deverá realizar o cadastro do convênio de cobrança para utilizar o Boleto do Banco do Brasil.
No sistema Pacto
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Convênio de Cobrança“;
2. Clique em “Cadastrar Novo“;
3. Na tela de cadastro, identifique o campo “Tipo de Convênio”, selecione a opção “Boleto Bancário Banco do Brasil – Registro Online”;
4. Após preencha os campos;
Atenção: os únicos campos que devem ser preenchidos ou que podem ser alterados serão os citados a seguir. Os demais (tanto os preenchidos automaticamente quanto os que ficarem zerados), devem permanecer da mesma forma.
- Descrição: informe uma descrição para distinguir dos demais convênios;
- Client ID: deve inserir o client ID informado pelo banco;
- Client secret: deve inserir o client secret informado pelo banco;
- Client basic auth token: deve inserir o client basic auth token informado pelo banco;
- Conta Corrente: informe qual a conta-corrente da sua empresa que utiliza a cobrança de boleto do banco do Brasil;
- Nosso número: este campo é de livre preenchimento, o ideal é informar o numeral “1“, porém caso tenha algum retorno de erro por parte do Banco, informando que já foi utilizado, é necessário entrar no portal do banco e verificar qual o próximo numeral esperado e informar neste campo;
- Código Convênio: deve inserir o código de convênio informado pelo banco;
- Carteira para o Boleto: deve inserir o código da carteira de boleto fornecido pelo banco;
- Variação: neste campo do convênio de cobrança, deve configurar 19.
Atenção: se configurado errado, apresentará a seguinte mensagem de erro “Convenio/Carteira/Variacao nao cadastrado.”.
5. Por fim, clique em “Gravar“.
Atenção: recomendamos fazer o teste de geração de um boleto antes de começar a iniciar as emissões dos boletos para os clientes, assim caso ocorra algum retorno negativo dessa tentativa pode entrar em contato com nosso time de relacionamento ou com o banco, conforme o retorno gerado.
Saiba mais
Para saber quais os convênios de cobranças homologados com o sistema Pacto, clique aqui.
Para saber como trabalhar com o boleto bancário no sistema Pacto, clique aqui.