O que é
O cadastro de produto permite informar ao sistema o valor que será cobrado dos clientes, colaboradores e consumidores que comprarem esse produto.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “5.10 – Produtos” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Produto“;
Cadastrando produtos pelo XML da NFe
1. Na tela clique em “Cadastro via NFe“;
2. Será aberta a tela, clique em “Importar XML NFE” e anexe o XML da NFe de compra dos produtos;
3. Ao anexar, será aberta a tela de configuração do produto. Preencha os campos;
Atenção: utilize a opção “Vincular ao estoque” para associar o produto que está sendo cadastrado a um item já existente no sistema. Caso seja a primeira vez que esse produto está sendo incluído, selecione “Cadastrar como novo“. O sistema não permitirá ambas as opções para o mesmo produto.
- Produto para cadastro ou vínculo: nesta coluna são exibidos todos os produtos identificados no XML da nota, disponíveis para cadastro ou vínculo com itens já existem;
- Vincular ao estoque: nesta coluna, você pode selecionar o produto do sistema ao qual o item será vinculado, caso ele já esteja cadastrado;
- Cadastrar como novo: selecione o checkbox nesta coluna para indicar que o item será cadastrado como um novo produto;
- Valor de venda: informe o valor pelo qual o produto será vendido;
- Categoria: selecione a categoria à qual o produto pertence.
Por exemplo: se é um item para a loja ou da geladeira. - Estoque mínimo: informe o valor mínimo de estoque desejado para esse produto.
4. Em seguida clique em “Salvar produtos“;
5. Será apresentada a mensagem que o cadastro foi concluído com sucesso. Clique em “Voltar para a lista“;
6. Ao retornar a lista o produto será apresentado.
Cadastrando produto manualmente
1. Ao carregar a tela, clique no botão “Cadastrar novo“;
2. Preencha os campos para criação do produto
Atenção: os 4 campos citados são necessários de preenchimento para este cadastro.
- Descrição: informe o nome do produto que está cadastrando;
- Tipo de Produto: selecione a opção “Produto Estoque“;
- Unidade de Medida: informa a unidade de medida desejada, seja por unidade ou por gramas;
- Códigos de Barras: informar o código de barras caso a empresa utilize leitor de código de barras na hora da venda;
- Desativado: este campo desativa o produto, deixe desmarcado para realizar a venda do produto;
- Categoria de Produto: selecione a categoria a qual este produto pertence (exemplo: Alimentos ou Serviço);
- Valor: informar o valor que deseja cobrar na venda deste produto;
- Tipo de Vigência: informar a vigência do plano. Selecione se será Período fixo ou Intervalo de dias;
- Prefixo: informar o prefixo de identificação de produto;
- Quantidade Pontos: informar quantos pontos esse produto gera para o cliente;
Atenção: esse campo é utilizado caso a empresa utilize algum tipo de clube de vantagens. - Texto Contrato do Produto: escolha o modelo de contrato utilizado para este produto.
- Observação: informar alguma observação sobre o produto, conforme desejar.
As demais opções no cadastro de produtos não têm necessidade de preenchimento para o tipo estoque, exceto se a empresa deseje utilizar.
Atenção: caso seja cadastrado um produto com o tipo “Estoque“, porém não cadastrar a configuração de estoque, cadastrar a compra ou balanço deste produto, o sistema irá permitir a venda do produto normalmente na ferramenta venda avulsa, porém você não terá controle do estoque deste produto.
2.1. No bloco “Configurações para empresa“.
- Empresa: neste campo pode definir em qual empresa esse produto será apresentado;
- Valor: nesse campo pode colocar o valor que será o produto para empresa selecionada anteriormente.
3. Por fim, clique em “Gravar“.
Saiba mais
Para aprender a trabalhar com o Estoque no sistema Pacto clique aqui.