O que é
A assinatura digital de contrato além de permitir uma melhor organização dos contratos dos alunos, ainda reduz muito a quantidade de impressões pois não será mais necessário imprimir e guardar os contratos fisicamente.
O contrato assinado digitalmente é seguro e legalmente válido, além de que o aluno terá uma cópia do contrato em seu e-mail.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Observação: é necessário ativar a configuração para que a assinatura digital de contrato por e-mail esteja disponível no seu sistema Pacto.
Para ativar solicite um suporte com a Pacto.
1. Acesse o perfil do aluno e localize na guia “Contratos” o bloco “Histórico de contratos” contrato que deseja que seja assinado digitalmente;
2. Clique no ícone para enviar o contrato para o e-mail do aluno;
3. Será exibida uma nova tela. No campo “Selecione Um Item”, escolha o documento que deseja encaminhar para assinatura;
4. Serão apresentados os endereços de e-mail que o cliente já tem cadastrados em seu perfil de aluno;
4.1. Caso o cliente não tenha um e-mail cadastrado ou queira enviar para um e-mail adicional, adicione-o no campo “Adicionar novo e-mail”.
Atenção: o sistema não permite remover os e-mails já vinculados ao perfil do aluno. Se o e-mail estiver incorreto, orientamos que a correção seja feita no cadastro do aluno.
- No botão “Adicionar” você consegue aderir o e-mail desejado para envio do contrato;
Observação: é possivel enviar para mais de um e-mail.
5. Clique em “Enviar para assinatura”;
6. O sistema apresentará uma mensagem informando que o contrato foi enviado para o(s) e-mail(s) informado(s);
7. O aluno deverá acessar sua caixa de e-mail e localizar o e-mail com o contrato para assinar;
8. Ao abrir o e-mail, o aluno terá acesso ao contrato (em anexo, em PDF) e as informações do contrato. Ele deverá clicar em “Assinar documento“;
9. Serão apresentados os campos para o aluno informar o seu CPF e E-mail para validar os dados de assinatura. Após preencher, o aluno deverá clicar em “Assinar“;
10. Será apresentado a mensagem de que o contrato foi assinado com sucesso;
11. O aluno receberá um novo e-mail com as informações da confirmação da assinatura do contrato.
Saiba mais
Para saber como gerar um relatório dos contratos assinados digitalmente por e-mail, clique aqui.
Para saber como assinar o contrato digitalmente, clique aqui.
Para saber como remover assinatura digital de contratos dos clientes, clique aqui.