O que é
Nesta base de conhecimento te apresentamos um guia rápido para pagamento de comissão aos(às) consultores(as).
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.10 – Empresa”, “4.26 – Configurar taxas de comissão para consultor nas configurações financeiras do Sistema Pacto”, “4.27 – Relatório de Comissão para Consultor“, “9.15 – Cadastro de Metas Financeiras” e “7.06 – Configuração de sistema do CRM” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Primeiramente, ao decidir utilizar o sistema para gerenciar a comissão paga às consultoras, é necessário escolher uma forma para o cálculo de pagamento, sendo elas:
- Comissão por Receita/Despesa;
- Comissão por Competência;
- Comissão por Faturamento Recebido;
- Comissão por Faturamento.
É possível verificar a diferença entre elas no documento através do link https://blog.sistemapacto.com.br/comissao-venda-academia/
Comissão por Meta Financeira
Após decidido a forma de pagamento da comissão para as consultores(as) é necessário escolher se será pago apenas se houver Meta Financeira atingida ou para quaisquer vendas realizadas.
Caso opte por pagamento apenas através da Meta Financeira atingida é necessário ir às configurações da empresa e marcar o checkbox “Pagar comissão para consultor somente se atingir meta financeira“. Lembrando que é possível configurar diferentes taxas para 5(cinco) metas valores de metas cumpridas.
Com a forma que será realizado o pagamento decidido e sabendo se será pago apenas com meta financeira cumprida, basta configurarmos as taxas de pagamento no sistema.
Configurando Taxas de Comissão
Essa configuração é realizada através de “Taxas de comissão” no sistema;
As taxas de comissão são apresentadas de duas formas no sistema, dependendo se foi escolhido o pagamento apenas se cumprir as metas ou não.
Nessa primeira parte será apresentado a configuração de Taxa optando por pagar comissão por Meta Financeira atingida. Caso deseje verificar como é realizado o pagamento sem cumprimento de metas basta descer a página até a segunda parte.
A tela referente ao cadastro das taxas para comissão é apresentada da seguinte forma:
Nela conseguimos definir:
- A Unidade de cadastro das Taxas;
- Se será pago comissão para Matrícula, Rematrícula e/ou Renovação;
- Para quais durações de planos será pago as taxas cadastradas.
Ah… Lembrando que, caso desejar cadastrar diferentes taxas para determinadas durações de plano, basta concluir o cadastro atual e iniciar um novo com diferentes taxas e durações.
Além de todos os recursos apresentados acima, ainda conseguimos definir diferentes taxas para contratos Espontâneos e contratos Agendados.
Dessa forma, contratos que possuíram um agendamento anteriormente podem ser melhor bonificados.
A quantidade de dias definidos para um contrato ser considerado Agendado após um agendamento realizado é definida nas configurações do CRM.
Nesta segunda parte apresentarei como configurar as Taxas de comissão independentemente se as(os) consultoras (es) cumpriram a Meta Financeira estabelecida ou não.
Semelhante à primeira forma apresentada, é possível configurar diferentes taxas por:
- Unidade;
- Matrícula, Rematrícula e/ou Renovação;
- Diferentes durações de Plano.
- Contratos Agendados e Espontâneos.