Índice

    O que é

    A “Movimentação Automática da Conciliação” tem como objetivo realizar a configuração para que os recebíveis conciliados através da conciliação automática de cartões sejam movimentadas diariamente de forma automática, sendo criadas as movimentações conforme a ‘Descrição’, ‘Favorecido’ e ‘Conta Bancária’ configurados na engrenagem do módulo Financeiro.

    Regras de uso

    • É necessário ter habilitado o financeiro avançado e a Conciliação Automática de Cartões (Extrato Operadora) configurada;
    • É necessário ter uma Conta do tipo Banco cadastrada no sistema e configurada para a movimentação;
    • Através deste recurso o colaborador não precisa realizar a movimentação dos valores de Cartão de Crédito e Débito pela Gestão de Recebíveis, basta realizar as configurações para as formas de pagamento cartão crédito e débito na engrenagem do módulo Financeiro;
    • Quando as formas de pagamentos possuem as taxas configuradas, o sistema realiza também automaticamente a movimentação das taxas de cartões;
    • Para todos os recebimentos que não são de Cartão de Crédito e Débito, que não vem na conciliação automática de cartões, devem ser realizadas manualmente através da movimentação no Gestão de recebíveis;
      Por exemplo: Dinheiro, PIX, Transferência Bancária, Cheque e Boleto.
    • O processamento dos extratos da adquirente no sistema são realizados aproximadamente entre as 06:00hs e 09:00hs, logo a movimentação será realizada nos mesmos horários que a conciliação;
    • Serão movimentados todos os valores que compensaram, ou seja, de Receita apresentados na conciliação e que foram conciliados (que estão exatamente iguais no sistema Pacto e no extrato da adquirente). Os que possuem alguma divergência, devem ser ajustados e movimentados, pelo gestão de recebíveis;
    • O sistema quando não tem nenhum caixa financeiro aberto, ele realizará a abertura de um caixa com o usuário PactoBR, e após as movimentações será fechado automaticamente. Porém, caso tenha um caixa já em aberto, o sistema utilizará desse caixa para fazer as movimentações. Se tiver mais de um caixa financeiro em aberto, o sistema irá realizar a movimentação no primeiro caixa aberto no dia.

    Fluxo de trabalho

    1. Habilitar Financeiro Avançado: para utilizar o recurso é necessário ter habilitado o Financeiro Avançado. Se já utiliza pode pular este passo;

    2. Configurar Conciliação Automática: é necessário ter a conciliação automática de cartões (extrato operadora) configurado no sistema. Se já possui a conciliação configurada pode pular este passo;

    3. Cadastrar Conta Bancária de destino: é necessário cadastrar a conta bancária que será utilizada para as movimentações automáticas. Se já possui as contas cadastradas pode pular este passo;

    • Cadastrando a conta para realizar as movimentações financeiras, clique aqui.

    4. Cadastrar Taxas de Cartões: é necessário cadastrar as taxas de cartões de Crédito e de Débito. Se já possui as taxas configuradas pode pular este passo;

    • Cadastrar taxas de cartão de crédito e cartão recorrente, clique aqui.
    • Cadastrar taxa de cartão de débito, clique aqui.

    5. Configurar a Movimentação Automática: é necessário realizar a configuração da movimentação automática da conciliação informando a “Descrição“, o “Favorecido e a “Conta” na engrenagem do módulo Financeiro;

    • Configurando a Movimentação Automática da Conciliação, clique aqui.

    6. Verificando as Movimentações Automáticas realizadas: é o momento de verificar nos relatórios todas as movimentações automáticas realizadas.

    • Verificando as movimentações no Relatório Ver lançamentos, clique aqui.
    • Verificando as movimentações no Resumo de Contas, clique aqui.
    • Verificando as movimentações diárias no Relatório Movimentações Financeiras, clique aqui.

    Saiba mais

    Para obter uma sugestão de rotina financeira, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: